Insuficiência Mitral - Uece Flashcards
Verdadeiro ou falso: assim como na estenose mitral, a doença reumática é a principal causa de insuficiência mitral.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou falso: DAC e degeneração mixomatosa são causas anatômicas de insuficiência mitral.
Falso. A degeneração mixomatosa, endocardite e doença reumática são algumas das causas anatômicas da insuficiência mitral. A DAC e a cardiomiopatia dilatada são causas funcionais da insuficiência mitral.
Verdadeiro ou falso: a DAC pode gerar insuficiência mitral por isquemia dos músculos papilares, de forma que se for revertida a isquemia, o quadro de insuficiência pode ser revertido.
Verdadeiro.
Explique o motivo de cardiomiopatia dilatada ocasionar insuficiência mitral.
A cardiomiopatia dilatada, ainda que não tenha impactos anatômicos da valva mitral, gera uma dilatação do anel valvar, que impede o fechamento da valva.
Na insuficiência mitral, o que temos é uma sobrecarga de (pressão/volume)
Volume.
Verdadeiro ou falso: assim como na estenose mitral, a insuficiência mitral está relacionada ao aumento do volume atrial esquerdo e, consequentemente, ao aparecimento de arritmias cardíacas como FA e flutter.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou falso: a insuficiência mitral está associada ao aumento da pressão no átrio esquerdo e, consequentemente, ao aumento da pressão pulmonar.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou falso: assim como na estenose mitral, a insuficiência mitral é uma doença que pouco ou nada interfere no ventrículo esquerdo.
Falso. Na insuficiência mitral há um aumento da pré-carga em consequência do regurgitamento sanguíneo, o que ocasiona uma dilatação do ventrículo esquerdo e, numa tentativa de “jogar” todo o sangue para fora, um aumento da contratilidade do VE. Isso resulta, com o tempo, em disfunção do VE.
Verdadeiro ou falso: na insuficiência mitral, a dilatação atrial costuma ser maior que do que na estenose mitral.
Verdadeiro.
O quadro clínico de um paciente com insuficiência mitral pode se apresentar tanto de forma assintomática, quanto com um quadro de …
ICC – dispneia aos esforços que progride rapidamente para o repouso e com palpitações.
Na ausculta cardíaca num quadro de IM, espera-se encontrar…
Sopro apical intenso, holossitólico (às vezes substitui b1) na ponta do coração. Irradia para axila e pode irradiar para a base do coração e região subescapular esquerda.
Verdadeiro ou falso: espera-se que o ECG e o RX de tórax de um paciente com insuficiência mitral sejam idênticos aos de um paciente com estenose mitral.
Falso. No paciente com insuficiência mitral, tanto ECG quando RX denunciarão um aumento importante do AE e do VE., mas o VE é poupado na estenose mitral.
Verdadeiro ou falso: na insuficiência mitral, o ecocardiograma é o exame de escolha para detectar a etologia do quadro, bem como para avaliar o refluxo valvar e a função ventricular esquerda.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou falso: na insuficiência mitral, é comum que a fração de ejeção do ventrículo esquerdo seja subestimada.
Falso. Na verdade, a fração de ejeção costuma estar SUPERestimada, isso porque parte do volume calculado como “ejetado” retorna para o átrio, ou seja, não vai para a aorta.
Verdadeiro ou falso: o tratamento para insuficiência mitral também inclui a profilaxia para febre reumática.
Verdadeiro.