Informativos STJ Flashcards

1
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito Civil.
V ou F: A dívida oriunda do FIES - Fundo de Financiamento Estudantil, não possui natureza personalíssima e deve ser objeto de partilha por ocasião da dissolução do vínculo conjugal ou convivencial.

A

Falso.
A dívida oriunda do FIES - Fundo de Financiamento Estudantil, possui natureza personalíssima e não deve ser objeto de partilha por ocasião da dissolução do vínculo conjugal ou convivencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Edição extraordinária 23 - Direito Civil.
V ou F: Se o pedido de divórcio não for apreciado e a parte autora falecer durante o processo, o reconhecimento da dissolução do vínculo poderá ser realizado postumamente

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito Civil.
V ou F: A lei brasileira não tem aplicação em relação à sucessão dos bens no exterior, exceto para fins de eventual compensação de legítimas.

A

Falso. A lei brasileira não tem aplicação em relação à sucessão dos bens no exterior, inclusive para fins de eventual compensação de legítimas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito Civil. V ou F: Na ausência de filhos incapazes, a competência para processar e julgar ações de reconhecimento de união estável, inclusive quando proposta após o falecimento do convivente, é do juízo correspondente ao último domicílio do casal.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito Civil.
V ou F: O pedido de investigação de paternidade feito por estrangeiro não domiciliado no Brasil encontra-se fora dos limites da jurisdição nacional, contudo é possível o julgamento de petição de herança pela autoridade judiciária brasileira, discutindo-se, na causa de pedir, a efetiva paternidade do falecido e a violação do direito hereditário.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Edição Extraordinária 23 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
V ou F: O habeas corpus não é a via adequada para impugnar acórdão que indeferiu pedido de conversão de julgamento em diligência para fins de realização de estudo psicossocial, objetivando aferir a aptidão de terceiro interessado para o exercício de guarda, tendo em vista que criança desabrigada após razoável tempo e acolhida em família substituta não merece os transtornos de nova modificação de sua guarda fática.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito do Consumidor.
V ou F; A anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito que antecede a inscrição legítima não caracteriza dano moral in re ipsa.

A

Falso. A anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito que antecede a inscrição legítima caracteriza dano moral in re ipsa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito do Consumidor. V ou F: A falta de peças de reposição de veículo adquirido zero quilômetro, lançado há pouco tempo no mercado nacional, caracteriza vício do produto, ensejando para o consumidor as opções de substituição do produto, restituição da quantia paga ou abatimento proporcional do preço.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito civil. V ou F: A propositura da ação revisional pelo devedor não interrompe o prazo prescricional para o ajuizamento de execução pelo credor.

A

Falso. A propositura da ação revisional pelo devedor interrompe o prazo prescricional para o ajuizamento de execução pelo credor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Edição Extraordinária 23 - Direito Constitucional. V ou F: Na hipótese de ação coletiva proposta por associação em defesa dos interesses individuais e exclusivos de seus filiados, sem reflexos no interesse público de defesa do consumidor, é imprescindível a autorização ou procuração específica dos associados, ou concedida pela Assembleia Geral, bem como a lista nominal dos associados representados.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

informativo nº 837 - Direito Administrativo. V ou F: O STF decidiu que o art. 11, I, da LIA é inconstitucional por ser norma de hipótese muito genérica. Dito isso, a conduta do agente público em usar telefone da câmara municipal para fins particulares, prevista como ilícita na lei eleitoral, é atípica.

A

Falso. A revogação da previsão generalizante do inciso I do art. 11 da LIA não afeta as hipóteses específicas de condutas tipificadoras de improbidade administrativa previstas em legislação extravagante, tais como as dos incisos do caput do art. 73 da Lei n. 9.504/1997 (Lei Eleitoral), diante do princípio da continuidade típico-normativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Informativo nº 837 - Direito Administrativo. V ou F: A desapropriação para comunidades quilombolas possui caráter reparatório e de promoção de direitos fundamentais, não se aplicando a esse procedimento os prazos de caducidade das desapropriações comuns.

A

Verdadeiro. A desapropriação para comunidades quilombolas possui caráter reparatório e de promoção de direitos fundamentais, não se aplicando a esse procedimento os prazos de caducidade das desapropriações comuns.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

informativo nº 837 - Direito Administrativo. É sabido que a lei nº 8.112/90, no art. 217, II, diz que o conjuge separado de fato, judicialmente ou divorciado pode receber a pensão por morte de servidor falecido. E no caso de conjuge onde a separação foi feita de forma extrajudicial, inclusive acordando pensão alimentícia. É possível o recebimento da pensão por morte?

A

Pode receber. A regra do art. 217, II, da Lei n. 8.112/1990 também se aplica para aqueles que tiveram sua pensão alimentícia fixada por escritura pública, em virtude de divórcio consensual extrajudicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Informativo nº 837 - Direito Penal. V ou F: Não é cabível a modalidade tentada para o crime de estupro de vulnerável, uma vez que qualquer contato libidinoso com menor de 14 anos já consuma o delito, sendo irrelevante se a conduta foi interrompida ou superficial, pois o bem jurídico da dignidade e liberdade sexual da vítima já se encontra violado.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Informativo nº 837 - Direito Penal. Mesmo a fatos anteriores à 2019, quando a lei “turbinou o procedimento de preservação da cadeia de custódia (art. 158 A e ss do CPP), é preciso se observar o procedimento de preservação da cadeia para fins de licitude de provas?

A

Embora as regras específicas dos artigos 158-A a 158-F do Código de Processo Penal não retroajam, a cadeia de custódia deve ser preservada, mesmo para fatos anteriores à Lei n. 13.964/2019.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Informativo nº 837 - Direito Penal. V ou F: A apreensão de munições em quantidade não considerada insignificante, aliada a apreensão de droga, petrechos do tráfico e expressivas quantias em dinheiro, perfaz cenário que impede o reconhecimento da atipicidade material da conduta.

A

Verdadeiro.

17
Q

Informativo nº 836 - Legislação Penal Extravagante. V ou F: É possível afastar a remição do apenado trabalhador autônomo quando não há fiscalização de suas atividades, mesmo que haja comprovação de jornada de trabalho de seis horas diárias.

A

Falso. Estando devidamente comprovado o exercício de atividade laboral autônoma pelo apenado, é ilegítimo afastar a remição quando não há comprovação de supervisão da atividade e do cumprimento da jornada mínima de 6 horas diárias.

18
Q

Informativo nº 836 - Legislação Penal Extravagante. V ou F: Compete ao juiz da sentença ou ao indicado na lei local de organização judiciária a execução penal de condenação oriunda da Justiça estadual ao cumprimento de pena em regime semiaberto, ainda que haja mudança de domicílio do apenado.

A

Verdadeiro.

19
Q

Informativo nº 836 - Direito Administrativo. V ou F: Em casos excepcionais, à luz dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, é possível a aplicação da multa administrativa prevista na Lei n. 9.847/1999 abaixo do mínimo legal, desde que baseada em elementos concretos que a justifiquem.

A

Verdadeiro.

20
Q

Informativo nº 836 - Direito Administrativo. V ou F: A não homologação da heteroidentificação do candidato que se diz preto acarreta sua eliminação em todas as modalidades do certame: nas cotas e na ampla concorrência.

A

Falso. A não homologação, pela comissão de heteroidentificação, de autodeclaração do candidato às vagas destinadas a afrodescendentes implica apenas sua eliminação do certame em relação às vagas reservadas e não alcança a sua classificação na lista de ampla concorrência.

21
Q

Informativo nº 836 - Direito Administrativo, Previdenciário. V ou F: para fins de pensão por morte paga à dependente do apenado, considera-se não o momento da morte dentro do estabelecimento prisional, mas sim do momento em que ele iria progredir para o regime semiaberto, pois nesse momento ele voltaria ás atividades laborais e poderia sustentar seu dependente.

A

Falso. É irrelevante o momento de possibilidade de exercício de atividade laboral de detento que faleceu no presídio, para fixação do termo inicial da pensão por morte em favor de seu dependente, marco que é traçado pela data do evento danoso (óbito).

22
Q

Informativo nº 836 - Direito Processual Penal. V ou F: A abordagem policial sem fundada suspeita e com emprego de violência física, tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante configura violação aos direitos humanos e invalida as provas obtidas, as quais devem ser desentranhadas do processo.

A

Verdadeiro.

23
Q

Informativo nº 835 - Direito Administrativo. V ou F: No caso de demanda em que se pleiteia reparação moral decorrente de mau cheiro oriundo da prestação de serviço público de tratamento de esgoto, os juros moratórios devem ser contados desde a data da citação válida, salvo se a mora da prestadora do serviço tiver sido comprovada em momento anterior.

A

Verdadeiro.

24
Q

Informativo nº 835 - Direito Administrativo. V ou F: O direito ao trânsito seguro, bem como os notórios e inequívocos danos materiais e morais coletivos decorrentes do tráfego reiterado, em rodovias, de veículo com excesso de peso, autorizam a imposição de tutela inibitória e a responsabilização civil do agente infrator, de acordo a Lei de ação civil pública.

25
Informativo nº 835 - Direito Penal. V ou F: A majorante do art. 40, inciso IV, da Lei n. 11.343/2006 aplica-se quando há nexo finalístico entre o uso da arma e o tráfico de drogas, sendo a arma usada para garantir o sucesso da atividade criminosa, hipótese em que o crime de porte ou posse ilegal de arma é absorvido pelo tráfico. Do contrário, o delito previsto no Estatuto do Desarmamento é considerado crime autônomo, em concurso material com o tráfico de drogas.
Verdadeiro. Esse entendimento parte da premissa de que a posse ou porte de arma de fogo, nesses casos, é apenas um meio instrumental para viabilizar ou facilitar a prática do crime de tráfico de drogas. A arma de fogo, nesse contexto, não é considerada um delito autônomo, mas uma ferramenta essencial para a execução do crime principal, ou seja, o tráfico. Ou seja, se há o nexo causal entre as condutas, haverá aumento de pena e não dois crimes (tráfico de drogas e posse ou porte de arma de fogo do estatuto do desarmamento).
26
Informativo nº 835 - ECA. V ou F: A gestante ou parturiente que manifeste o interesse de entregar seu filho para adoção não tem direito ao sigilo judicial em torno do nascimento e da entrega da criança, inclusive em relação ao suposto genitor e à família ampla.
Falso. Tem direito ao sigilo judicial.
27
Informativo nº 835 - Direito Processual Penal. V ou F: A alteração do julgamento por meio de embargos de declaração, sem a presença de vícios integrativos, caracteriza uso inadequado do recurso.
Verdadeiro. No caso, o Tribunal de origem, ao julgar embargos de declaração, realizou novo exame de mérito, alterando a decisão anterior que havia denegado o habeas corpus. A Corte local formulou um segundo juízo de mérito, detendo-se sobre as provas da causa para delas extrair conclusões diversas daquelas alcançadas no primeiro julgamento. Sucede que essa providência não é compatível com o permissivo legal que justifica a oposição dos embargos de declaração para o saneamento de omissões, consoante reiterada jurisprudência.
28
Informativo nº 835 - Direito Penal. V ou F: Em sede de pronúncia, é possível a presunção de dolo.
Falso. Ainda que a pronúncia seja uma fase em que a decisão é tomada com base em um juízo de probabilidade, não se admite que a presença do dolo, elemento essencial para a submissão do acusado a julgamento pelo Tribunal do Júri, seja imputado mediante mera presunção.
29
Informativo nº 834 - Direito Penal. V ou F: Nos crimes contra a dignidade sexual, não configura bis in idem a aplicação simultânea da agravante genérica do art. 61, II, f, e da majorante específica do art. 226, II, ambos do Código Penal, salvo quando presente apenas a relação de autoridade do agente sobre a vítima, hipótese na qual deve ser aplicada tão somente a causa de aumento.
Verdadeiro. Há aumento de metade nos crimes contra dignidade sexual quando o agente tem poder sobre a vítima, relação familiar etc e essa é uma hipótese de agravante prevista noa rt. 61 do CP. Em resumo, se o agente tem poder ou autoridade sobre a vítima somente, incide tão somente a causa de aumento. Todavia, se há relação doméstica incide a causa de aumento bem como a agravante.
30
Informativo nº 834 - ECA. V ou F; É juridicamente impossível a filiação socioafetiva entre avós e netos.
Falso. É juridicamente possível o pedido de reconhecimento de filiação socioafetiva entre avós e neto, tendo em vista não haver qualquer vedação legal expressa no ordenamento jurídico a esse respeito.
31
Informativo nº 834 - Direito Penal - Retroatividade da lei mais benéfica. Princípio da Insignificância. V ou F: A retroatividade de ato administrativo que majora o valor mínimo para execução fiscal não se aplica em benefício do réu, para fins de incidência do princípio da insignificância, pois não se trata de norma penal mais benéfica.
Verdadeiro. Sabe-se que em âmbito federal há incidência do princípio da insignificância quando nos crimes tributários ou no descaminho a execução federal for menor que 20 mil reais. Situação hipotética: réu foi condenado numa ação penal de omissão de tributos no valor de R$ 35.000. Todavia, após um tempo, houve edição de ato administrativo dizendo que tributos na casa até de 40 mil reais não seriam objeto de ação fiscal executória. É hipótese de retroatividade de lei penal mais benéfica? Não, pois o ato administrativo é meramente fiscal, segundo o STJ.
32
Informativo nº 834 - Direito Processual Penal. V ou F: A ausência de formulação de quesito obrigatório no Tribunal do Júri acarreta nulidade absoluta do julgamento, a qual não se submete aos efeitos da preclusão, mesmo que não tenha sido suscitada na ata de julgamento
Verdadeiro.
33
Informativo nº 834 - Direito Penal. V ou F: Condutor que possui CRLV falso no momento da abordagem, mesmo se não entregar ao policial, pratica o crime de uso de documento falso.
Falso. O mero porte de CRLV falsificada na condução de veículo automotor, sem a apresentação pelo condutor no momento da abordagem, não tipifica o crime de uso de documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal.