IBGP Flashcards
Documentação natural, também chamada de original, é:
aquela que informa a DOCUMENTAÇÃO ORGANIZACIONAL de qualquer forma.
Documentação artificial é:
aquela criada pela TRANSCRIÇÃO, no TODO ou em PARTE, da documentação original para completar outro ciclo de informação, ou melhor, para pôr em EVIDÊNCIA os elementos inerentes aos citados documentos.
Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE exemplos de documentação natural:
Alternativas
A) Ofícios, requerimentos, fichas e mapas.
B) Cartas, contratos, memorandos e decretos.
C) Avisos, circulares, gráficos e cópias.
D) Telegramas, editais, desenhos e filmes.
B) Cartas, contratos, memorandos e decretos.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS exemplos de documentação artificial:
Alternativas
A) Cartas, contratos, portarias e requerimentos.
B) Avisos, apólice, telegrama e atas.
C) Registros, desenhos, gráficos e mapas.
D) Circulares, memorandos, relatórios e faturas.
C) Registros, desenhos, gráficos e mapas.
O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que, na comunicação oficial, os e-mails NÃO devem:
A) Apresentar o nome do servidor na assinatura.
B) Solicitar pedido de confirmação de recebimento.
C) Utilizar ícones e emoticons como formas de expressão.
D) Conter nos anexos documentos da administração pública.
Gabarito CConforme o Manual da Presidência da República, 3° edição:6.4.5 Recomendações:▪ O texto profissional dispensa manifestações emocionais. Por isso, ícones e emoticons não devem ser utilizados;Tudo posso Naquele que me fortalece!
O relatório enquadra-se em todos os ramos da correspondência e apresenta-se nos mais variados tipos, espécies, formas, desde um elementar relatório de inspeção de amostras ou um reporte pessoal e informal até um volumoso e importante relato de gestão empresarial.
Em síntese um relatório deve ser composto pela introdução, corpo ou desenvolvimento, e conclusão. Portanto um relatório completo deve ser composto pelos seguintes elementos, apresentados em ordem alfabética:
1- Anexos;2- Bibliografia;3- Conclusão;4- Desenvolvimento;5- Folha de Rosto;6- Introdução;7- Sumário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos do relatório:
5 7 6 4 3 1 2
Ao ingressar no poder público como servidor, uma das atividades mais recorrentes do cargo de Técnico Administrativo é o de elaborar documentos, sejam comunicados, ofícios, portarias, dentre outros. Diferente do que se pratica cotidianamente, escrever em nome do poder público de acordo com o manual de redação oficial da Presidência da República requer alguns princípios que obrigatoriamente devem ser seguidos. Dentre eles encontra-se a impessoalidade que deve ser utilizada no ato de comunicar em nome de Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, embora trate de um expediente que será assinado por pessoa física. II. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades, podendo se dirigir ao cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. III. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre do caráter impessoal do próprio assunto tratado, pois se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não caiba qualquer tom particular ou pessoal.
Sobre as afirmativas:
I - assinado por Chefe de determinada Seção e não por pessoa física.
II - a um cidadão e não ao cidadão
III - Correta
Cobrou a literalmente e mudou alguns termos.
A ImpessoalidadePercebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido comopúblico, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
Romeu tem como função auxiliar na produção de dados e informações para a elaboração de relatórios técnico-administrativos e dados estatísticos do CISSUL. Foi solicitado que ele fizesse um relatório com base no moderno texto empresarial, de acordo com Gold (2005). Todos os itens a seguir apresentam características importantes que devem conter no relatório solicitado, EXCETO:
A) Frases rebuscadas.
B) Frases curtas.
C) Vocabulário simples e formal.
D) Gramática correta.
A) Frases rebuscadas.