História Flashcards
1-Em 1831 faleceu um dos maiores filósofos da História que deu armas para a produção da filosofia contemporânea, além de servir de fundamento e inspiração principal para o pensamento de Marx, que tinha 13 anos na época da morte. Após sua morte, na Prússia, surgiu um movimento de tentar interpretar as obras dele que eram escritas quase como que em código de tão difíceis e abertas a tantas interpretações em cada parte. Quem foi ele? E como se chamava esse movimento que buscou analisar suas teorias?
O filósofo era Hegel. E o movimento que buscou analisar suas teorias se chamou de “jovens hegelianos”, apesar de nunca terem tido um sucesso marcado, pois dentro do movimento haviam grupos específicos que compreenderam coisas diferentes ou até opostas, a análise das obras de Hegel segue até hoje tendo um marco no século XX com pensadores como Foucault e mais tarde a filósofa que segue produzindo Judith Butler.
2- Karl Marx durante sua carreira como pensador se dedicou à tentativa de solucionar o problema de qual a maneira de sairmos do capitalismo, dessa forma é necessário entendermos a criação deste algoz. Quando e como surgiu o capitalismo? E qual era o sistema principal na Europa antes?
O capitalismo surge entre os séculos XIII e XV por meio de uma lenta transição do feudalismo, o principal sistema vigente na Europa, a partir da desestruturação até o derradeiro fim, sendo alguns dos principais motivos o aparecimento de elementos clássicos capitalistas como a mão-de-obra assalariada e a burguesia.
3- Em 1871 aconteceu um evento marcante para a história do pensamento marxista, que o próprio Karl Marx descreveu da seguinte maneira em sua obra “Guerra civil na França”(1871): “essa foi a primeira revolução em que a classe trabalhadora foi abertamente reconhecida como única classe capaz de iniciativa social”. Qual foi esta revolução? E quanto tempo durou?
A revolução se chamou A comuna de Paris, consistiu num levante popular criando no centro da capital francesa uma comunidade de valores equitativos(para vários pontos). Ela durou 72 dias sendo os habitantes massacrados ao fim, de 18 de março até 28 de maio, sendo que dos dias 21 a 28 de maio houve um massacre contra a Comuna chamada de Semana Sangrenta onde foram mortos 20 mil partidários fora as mulheres e crianças.
4- É fato que a Revolução Francesa foi um marco importantíssimo para a história mundial, dando, aliás, o início para o Período Contemporâneo da História. Ela foi essencial para o surgimento de inúmeras ciências e rendeu uma revolução do pensamento sobre a sociedade. O que foi a Revolução Francesa?
A Revolução Francesa foi uma revolta do fim do séc XVIII(1789-1799) liderada por operários e camponeses sob a coordenação e estratégia burguesa, essa que visava a mudança do sistema de poder, antes o Antigo Regime da França. O marco inicial da Revolução foi o episódio da Queda da Bastilha, ocorrido em 14 de julho de 1789, depois dela a revolução se espalhou por toda a França. No Antigo Regime francês haviam 3 grupos sociais: Primeiro Estado(clero), Segundo Estado(aristocracia) e Terceiro Estado(povo, ou seja, operários, sans-culottes, camponeses, mas também burguesia); o Terceiro Estado era o de longe mais pobre, contudo tinha que pagar impostos altíssimos para a boa vida da aristocracia e do clero.
5- Com a Revolução Industrial na Inglaterra em meados do séc XVIII começou-se uma nova forma de ultra-exploração do proletariado, que antes eram explorados por atividades manufatureiras. Assim, no fim do séc XVIII e início do XIX, houve o movimento chamado Ludismo. O que foi o Ludismo?
Sob uma perspectiva de ausência de leis trabalhistas, mulheres grávidas e crianças trabalhando, houve um movimento de revoltas aos maquinários e chefes, pois, também com a criação das máquinas não houve alívio aos trabalhadores, podendo descansar mais pois a máquina trabalhava junto, todavia mais e mais trabalho pesado e ganhando menos. Apoiados sobre o nome de um operário chamado Ned Ludd, operários “invadiam” as fábricas que trabalhavam exigindo o fim da inserção do maquinário das fábricas. Apesar do grande esforço dos protestantes eles foram contidos por meio da imposição de leis rígidas que criminalizaram o movimento.
6- A partir de meados do séc XVIII, na Inglaterra, iniciou-se a Revolução Industrial que alterou toda a lógica de exploração que existia na sociedade capitalista manufatureira, apesar de não diminuí-lo. Qual a razão da Revolução Industrial?
A razão da Revolução Industrial foi a necessidade de otimizar cada vez mais a produção capitalista de bens, afinal produzir mais cria maior mercado consumidor e adjunto da mais-valia paga menos ao trabalhador.
7- Na história francesa existiu uma das figuras mais importantes da História, um homem que nasceu numa família de “classe-média”, tornou-se militar e escalou suas posições no exército até ser um general e comandar exércitos. Se tornou uma figura mítica na história francesa, pois depois de sua ascensão militar ele fez um golpe de Estado apoiado pela burguesia para finalizar a Revolução Francesa, a princípio dividindo o cargo de líder da nação com mais 2 homens, passado um tempo conseguiu que eles saíssem e se auto fez imperador francês. Expandiu os territórios franceses, causou guerras por toda a Europa, e foi a causa principal do transporte da família real portuguesa ao Brasil, o que acarretou futuramente em 1822 a Independência. Quem foi esse personagem mítico francês?
Ele foi o ex-imperador francês Napoleão Bonaparte.
8- Durante o século XIX ocorreu um grande avanço nas ciências e do imaginário das pessoas, com a Revolução Industrial e a Francesa. O mundo intelectual teve então que se adaptar e se viu num cenário onde já não cabiam apenas ciências como a história, assim criaram novas. Cite 1 ciência criada no século XIX.
R: (sugestão): Sociologia, Ciências políticas, Antropologia, o desenvolvimento das ciências biológicas com Darwin, Economia política(na perspectiva marxista).
9- Durante o século XIX, diversos movimentos trabalhistas surgiram em resposta às condições de exploração nas fábricas. Qual foi um dos movimentos operários significativos da época e como ele influenciou o pensamento de Marx em “O Capital”?
Um dos movimentos operários significativos da época foi o Movimento Cartista na Inglaterra, que ocorreu entre 1838 e 1857. Os cartistas lutavam por reformas políticas, incluindo o sufrágio universal masculino, voto secreto, e salários para os membros do parlamento, entre outras demandas. Eles organizaram petições massivas, manifestações e greves para pressionar o governo a implementar suas demandas.
10- O processo de criação de “O Capital” foi influenciado por várias circunstâncias pessoais e políticas na vida de Karl Marx. Em qual cidade Karl Marx começou a trabalhar intensamente na pesquisa e redação de “O Capital”, e quais dificuldades ele enfrentou durante esse período?
Marx começou a escrever “O Capital” em Londres em 1849. Enfrentou pobreza, saúde frágil e perseguição.