História Flashcards
Qual é a relação do sistema político de Atenas e de Esparta com suas respectivas formações?
Atenas foi fundada com a associação dos jônicos com as populações locais, enquanto Esparta fundou-se a partir da invasão dos Dóricos na península do Peloponeso, seguida da submissão dos povos autóctones.
Qual era a principal mão de obra na sociedade romana?
Escrava
A Lei das Doze Tábuas foi um marco na história da sociedade romana porque possibilitou…?
Aos plebeus a reivindicação de mudanças sociais com base no conhecimento das leis.
Qual foi o período e por que se deu a integração do Norte brasileiro no mercado internacional
Se deu ainda no período colonial, por meio da extração e venda das drogas do sertão, de madeira e de alguns produtos asiáticos que foram muito bem aclimatados na região.
Quem foi o primeiro governador geral do Brasil?
Martin Afonso de Sousa, nomeado em 1530
Quais foram as primeiras ocupações comerciais do Brasil colônia
A colonização começou no litoral nordestino, com o estabelecimento dos primeiros núcleos produtores de cana de açúcar. Além disso, a plantação das drogas do sertão, produção de cachaça, plantações da tabaco, comércio de derivados de animais exóticos e caça de baleias também eram atividades amplamente praticadas antes do início da extração do pau-brasil.
O que foi o AI-5 e quando foi criado?
Emitido em dezembro de 1968, marcou o endurecimento do regime militar brasileiro. Quinto dos 17 grandes decretos da ditadura militar, permitiu aos militares perseguirem, prenderem e torturarem os opositores do regime.
Quando foi criada a lei da anistia?
Em agosto de 1979 foi aprovada a lei da anistia pelo presidente João Batista Figueiredo, a qual concedeu perdão a todos os considerados criminosos políticos entre 1961 e 1979
Auguste Comte é o pai do Positivismo, e buscou cientificar o estudo da sociedade. No entanto, suas ideias foram amplamente questionadas. Por quê?
As ideias de Comte foram amplamente criticadas pela postura elitista de assumir que apenas pessoas de classe elevada teriam o desenvolvimento intelectual para governar a sociedade.
O que é o Cartismo?
Foi um importante movimento social durante a primeira metade do século XIX, organizado por trabalhadores das fábricas que buscavam melhores condições de trabalho, bem como inclusão política da classe trabalhadora, à época excluída desse campo.
O que é a carta do povo do cartismo oitocentista britânico?
Foi uma carta redigida pelos cartistas, trabalhadores das fábricas britânicas, no início do século XIX. Possuía seis demandas principais: 1) Salário para os parlamentares; 2)Voto anual para parlamentares; 3) Voto secreto; 4) Reforma das zonas eleitorais; 5) Eliminação da certificação de propriedades para os membros do parlamento; 6) Sufrágio universal masculino.
Por que era do interesse dos cartistas o salário para MPs?
Porque, além dos eleitores estarem restritos a uma pequena parcela da população, com muitas posses, os membros do parlamento não recebiam salário, tornando difícil que homens de menos posses pudessem exercer os cargos públicos.
O que foi a Guerra do Gentio? Como se deu o processo e quais foram os resultados?
Foi uma série de invasões e massacres perpetrados pelos colonos portugueses às tribos nativas. No litoral paranaense, os colonos portugueses possuíam especial interesse na região do atual município de Paranaguá. As principais tribos que resistiram à invasão colona na região foram os carijós e os tupi-guarani. Inicialmente impuseram grande resistência e até afastaram os colonos da região. No entanto, estes se reagruparam, junto a indígenas aliados, e acabaram tomando as terras para explorar o pau-brasil, buscar ouro e criar gado.
Como era a religião do Império Bizantino? Como eram feitas as representações religiosas?
O Império Bizantino é lar da Igreja Ortodoxa. Nos seus primórdios, era caracterizada por representações mais estilizadas de santos, os quais são chamados ícones, pintados de forma plana, com fundos claros que representam a iluminação e espiritualidade, ao contrário das estátuas talhadas da igreja Católica Apostólica Romana. Ela também apresenta uma estrutura diferente da I. Católica, pois não possui a figura do líder máximo, sendo que cada igreja é administrada independentemente.
O que foi o império bizantino?
O império bizantino foi um importante império da Idade Média, originado do Império Romano do Oriente, que teve sua origem em 476 depois da queda do Império Romano do Ocidente. A capital Constantinopla permaneceu por quase um milênio, e sua queda em 1453 estabelece o fim da Idade Média e começo da idade Moderna.
Quem foi Justiniano e o que ele representou para o Império Bizantino?
Justiniano é considerado o último imperador romano. Seu “mandato” ocorreu em meados do século VI, e foi caracterizado como o apogeu do império Bizantino. Grandes obras arquitetônicas foram erguidas, sendo a principal delas a Catedral de Santa Sophia e o Palácio Imperial. Ele também reconquistou territórios antes pertencentes ao I.R. do Ocidente, aumentando a extensão do Império Bizantino. A criação do Código de Direitos Civis também foi outra importante criação de Justiniano.
Quais são as igrejas que não possuem símbolos?
Nas religiões abraãmicas, o Islamismo, o Judaísmo não possuem iconografia. Também o Calvinismo e o Luteranismo (protestantes), os presbiterianos (reformados), aimish e menonitas (anabatistas), vertentes do cristianismo, são contrários ao uso de imagens.
O que é o Estado Moderno?
Estado Moderno é o termo dado ao tipo de organização estatal que teve origem no final da Idade Média e do Feudalismo, e que perdura até a atualidade. O termo não é restrito ao Absolutismo monárquico.
Como pode ser dividido, historicamente, o Estado Moderno?
É dividido em:
Absolutismo monárquico (XVI ao XVIII) - o rei é o centro da política e a autoridade máxima. Baseado no Direito Divino.
Estado Liberal (XVIII em diante) - Limitação dos poderes do Estado e economia livre, regulada pela oferta e demanda.
Social (XX em diante) - Idealizado por J. M. Keynes, o Keynesianismo é o principal modelo de governo da Europa e da América Latina, baseado em direitos individuais e programas sociais para as pessoas mais carentes.
Socialista (XX em diante) - A economia é planejada e os meios de produção são controlados pelo Estado.
Quais são as principais características do Estado Moderno?
- Soberania: o Estado tem autoridade suprema sobre o seu território, povo e leis.
- Territorialidade: Espaço físico demarcado que o distingue de outros Estados
- Nação: População inserida dentro de um território, portadora de cultura, idioma e identidade comum.
- Monopólio do uso legítimo da força: o Estado é o único detentor dos meios de uso justificável da força (polícia, exército). Nobres, pessoas ricas e afins não são.
- Burocracia: O Estado Moderno possui administração organizada e impessoal, caracterizado por regras e hierarquias claras e bem definidas.
- Legitimidade: O Estado Moderno é legítimo, reconhecido, seja por contrato social ou por representação democrática.
Descreva como a filósofa Hanna Arendt define a condição humana.
Hanna Arendt define a condição humana como o exercício da VIDA ATIVA. Ela divide essa condição em três:
TRABALHO: o que o corpo executa na condição de ser vivo, o trabalho biológico necessário para o ser humano ser
OBRA: ações que o homem desempenha na sociedade, o que ele constrói, a cultura que ele produz
AÇÃO: os atos entre homens, o que faz deles seres políticos. A convivência e as relações estabelecidas entre as pessoas em uma sociedade.
O que foi a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, em que época ela se deu, como ficou conhecida e qual foi a mão-de-obra empregada.
A ferrovia Madeira-Mamoré (1907-1912), também conhecida como ferrovia do diabo - pelas condições terríveis de trabalho e as diversas mortes de trabalhadores no decorrer da obra - foi uma construção do início do século XX (República Velha), que ligava a Bolívia ao Oceano Atlântico, no estado de Rondônia. Foi planejada para o escoamento da borracha produzida em território amazônico no ciclo econômico da época (Ciclo da Borracha 1879-1912). A mão-de-obra era constituída por imigrantes europeus, caribenhos e também retirantes nordestinos, esses que fugiam das condições inóspitas da região.
Quais teorias justificam o colonialismo e o imperialismo na Ásia e na África, por parte dos europeus, durante o século XIX?
Arianismo, darwinismo social, evolucionismo social e eugenia. Teorias que buscavam validar a superioridade racial dos europeus sobre os africanos e os asiáticos.
Quem foi Thomas Muentzer e qual sua relevância no contexto das revoltas componesas do século XVI
O século XVI é caracterizado pelo Iluminismo e pela Reforma protestante. Nesse contexto, diversas mudanças ocorreram, e a contestação era constante em todos os âmbitos. Nesse sentido, Thomas Muentzer era um líder religioso alemão que escreveu diversos textos contrariando Lutero, e apoiou os anabatistas em suas interpretações do Evangelho.