Filosofia/sociologia Flashcards
O que é um mito?
É uma criação narrativa que busca, por meio de uma história fictícia e fabulosa, passar uma lição ética ou comportamental. Vale-se de alegorias, personagens fantásticos e narrativas épicas.
Como Platão enxerga o mito?
Platão, apesar de ser contrário a uma crença cega na veracidade do mito, reconhece-o como uma valiosa ferramenta na transmissão de valores e conhecimentos. Não atoa, criou o Mito da Caverna, no qual delimita a diferença entre MUNDO SENSÍVEL e MUNDO INTELIGÍVEL (Teoria das Ideias).
Cite três personagens existentes nos mitos gregos:
Herois, ninfas, górgonas, ciclopes, centauros, sereias, sátiros, deuses, titãs, etc.
O que é o pensamento crítico segundo a filosofia?
O pensamento críticos pode ser definido por três aspectos principais:
1) capacidade
de julgar e decidir corretamente.
2) exame racional de todas as coisas, sem que haja
qualquer preconceito ou prejulgamento.
3) avaliação detalhada de uma ideia, de um
costume, de um valor, de um comportamento, de uma obra, seja ela artística ou científica.
Quais são os dois momentos do pensamento crítico?
1) Negativo, onde negamos nossas crenças pré-existentes, preconceitos e opiniões;
2) Positivo, onde, a partir da análise lógica e racional dos fatos, elaboramos uma concepção mais assertiva da realidade.
O que é a reflexão filosófica? No que ela difere do pensamento crítico?
A reflexão filosófica, ao contrário do pensamento crítico, o qual se ocupa do “o que é”, “por que é”, “como é”, se ocupa das perguntas 1)”o que”, 2) “por que” e 3) “para que”
1) CONTEÚDO: O que queremos
pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando fazemos?
2) MOTIVO: Por
que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?
3) INTENÇÃO: Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos
“A filosofia é o uso do saber em benefício do homem”. Essa frase é precisa? A quem se atribui?
Platão definiu a filosofia como o uso do saber em benefício do homem. Isso implica que a aquisição de conhecimento deve ser a mais ampla e mais válida possível, e que também seja usada em benefício do homem.
Quais eram os três direitos do cidadão da polis atensiense?
Isocracia - igualdade do poder a ser exercido por cada cidadão ateniense
Isonomia - igualdade do indivíduos perante a lei
Isegoria - igualdade de direito do cidadão de se manifestar na assembleia
Com quais forças Nietzsche relacionou a arte e a criatividade?
Nietzsche as relacionou com as duas forças de inspiração atribuidas aos deuses gregos Dionísio e Apolo. Ambas possuem formas diferentes de expressão e de conteúdo.
Quem foi Alexander Baumgarten, e qual a sua relevância para a filosofia?
Baumgarten foi um filósofo do século XVIII e foi responsável pela inclusão das percepções estéticas no escopo de estudo da filosofia. Em sua obra “aesthetica”, foi o primeiro filósofo a dar o sentido moderno à palavra “estética”, estabelecendo conceitos acerca do julgamento, da percepção e da fundamentação da estética, que deu origem ao homônimo campo filosófico de estudos.
Qual é a relação da filosofia com as religiões e a metafísica? Ela busca superar as crenças?
A relação entre filosofia e a metafísica é muito complexa. Na realidade, a filosofia atua na tentativa de justificar as diferentes crenças exotéricas do homem, mas nunca na tentativa de suplantá-las, e sim de conseguir jutificá-las.
Quem é MacIntyre e qual sua contribuição na filosofia?
Alasdair Chalmers MacIntyre é um filósofo escocês nascido em 1929. Com suas contribuições na filosofia política, moral e ética, defende que a construção de uma sociedade mais justa e próspera deveria se basear no retorno à ética defendida por Aristóteles.
Como é a fusão de socialismo e capitalismo defendida por MacIntyre?
O filósofo não defende nenhuma fusão entre essas duas correntes políticas. Pelo contrário, ele critica ambas: a primeira, pelo materialismo e consumismo que dirimem o valor da vida humana; a segunda, por não ser capaz de funcionar da maneira que foi aplicada até o período contemporâneo ao filósofo.
Defina comunitarismo e suas origens.
Essa corrente advoga em favor da centralidade da comunidade na formação da identidade e na promoção do bem-estar coletivo, contrária às correntes filosóficas e sociológicas voltadas aos indivíduos, como o existencialismo ou o estoicismo.
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, foi escrito em 1513. Qual é a intenção do autor na sua escrita, e a quem foi dirigido?
O Principe foi dedicado a Lorenzo de Médici, co-governante da Itália à época com Juliano de Médici. O autor, além de desejar a união das cidades-estados italianas, para defender a integridade do território contra invasores estrangeiros, já que era um real patriota, também desejava introduzir-se na corte, pois estava exilado desde a queda do regime fiorentino e reascensão do Médici.