Histologia- reprod masculino Flashcards
Caminho do espermatozoide?
Produzidos no testículos (túbulos seminíferos,
túbulos retos, rede testicular) epidídimo ducto deferente ducto ejaculatório
uretra.
Quais são as glândulas acessórias do sistema reprod masculino?
Vesículas seminais, prostáta e glândulas bulbouretrais
Onde é localizado os testículos?
Escroto
Qual a necessidade de uma temperatura adequada para os testículos?
Para que garantir uma gametogênese ideal.
Qual o nome do conjuntivo que reveste a estrutura testicular?
Túnica albugínea. (Emite septos conjuntivos - presença de vasos sanguíneos nessa região )
Túnica albugínea?
Reveste os testículos, é uma camada primordialmente conjuntiva, e ela emite septos/trabéculas para dentro do testículo delimitando lóbulos testiculares.
rede testicular?
uma trama para onde convergem os túbulos seminíferos.
Qual o nome do conjuntivo mais interno e condensado onde eu encontro a rede testicular?
Mediastino testicular.
O que ocorre com a forma dos túbulos seminíferos?
Estruturas enoveladas que à medida que se aproximam do mediastino vão ficando mais distendidas, se tornando reto.
O que ocorre nos túbulos seminíferos?
Os túbulos seminíferos são as unidades morfofuncionais do testículo, os verdadeiros produtores dos espermatozoides. Eles possuem uma luz, onde ficam os espermatozoides “semiprontos”, que vão passar para a rede testicular via túbulos retos.
Onde desembocam os ductos eferentes?
Numa estrutura enovelada chamada de epidídimo.(cabeça,corpo e cauda).
Do que se trata o epitélio germinativo?
Parede dos túbulos seminíferos (células espermatogênicas e as células de Sertoli).
Barreira hematotesticular?
Células de Sertoli unem-se por junções oclusivas e isso ajuda a formar a barreira hemato-testicular, que proteger as células espermatogênicas do sistema imune. As espermatogônias não. Elas já são conhecidas da imunidade, e se elas entrassem em contato com as células do sangue não seriam reconhecidas com estranhas. O problema é que depois da puberdade vai haver diferenciação e formação de novos tipos celulares com a espermatogênese: espermatogônias, espermátides. Assim, essas poderiam ser alvo de ataque do sistema imune e a reprodução seria inviável.
onde ocorre a espermatogênese?
parede do túbulo seminífero
Células de sertoli?
Mais distantes, existem prolongamento entre elas que estão unidos por junções oclusivas. Produz um Líquido que facilita a locomoção do espermatozóide.
a barreira hemato testicular divide em quais compartimentos?
Compartimento basal(onde estão as espermatogônias) e luminal
O que é e qual a importância da divisão assimétrica nas espermatogônias?
A medida que o grupo de espermatogônias se dividem no compartimento basal, vamos ter o evento da divisão assimétrica: forma-se uma outra célula tronco espermatogônia e um espermatócito. Esse tipo de divisão garante a manutenção de um estoque de células basais. Ademais, os espermatócitos vão desfazer a barreira acima deles e entrar no compartimento adluminal.
No testículo, para além da camada germinativa, tem-se uma camada intersticial que é composta de?
Além do conjuntivo, vascularização sanguínea e vasos linfáticos, vamos ter as células de Leydig,
Qual a principal função das células de Leydig?
Sua principal função é a produção e secreção de testosterona. (Essas células geralmente estão dispostas próximas dos vasos sanguíneos, pois já jogam na corrente sanguínea a testosterona. Mas aí há um detalhe: essa testosterona também deve permanecer nos testículos e atuar localmente. Para isso, as células de Sertoli produzem uma Proteína Ligadora de Androgênio (ABP), que se liga a testosterona e garante ação desse hormônio nos próprios túbulos seminíferos – mantém concentração alta de testosterona nos testículos).
Qual a ação da testosterona nos túbulos seminíferos?
Estimula a espermatogênese.
Uma função das células de Sertoli é que elas também vão produzir um líquido nutridor, e o secreta no lúmen dos túbulos seminíferos. Que tem a funcionalidade de?
Além de nutrir, esse líquido ajuda na propulsão dos espermatozoides, que nessa etapa ainda não possuem flagelos desenvolvidos.
Células contráteis/mióides, onde se localizam e qual a importância?
Abaixo do epitélio germinativo, tem a membrana basal. E depois da MB, há uma camada conjuntiva com fibroblastos e células mióides (células do conjuntivo com proteínas contráteis). Essas células mióides e sua capacidade contrátil são importantes porque acabam impulsionando os espermatozoides pelos túbulos em direção à rede testicular.
Aspecto das células de Sertoli?
Parece piramidal e um núcleo mais claro que as espermatogônias.
Os túbulos retos tem produção de espermatozoides?
Não, pois não possuem mais células germinativa.
Como são as células do revestimento epitelial do túbulo reto?
- O epitélio é inicialmente parecido com o germinativo, semelhante ao dos túbulos, e até apresenta células de Sertoli. Mas depois fica epitélio cúbico, antes de chegar na rede testicular. Não é homogêneo. Junções sai da base e vai para uma parte mais superficial, não tem mais uma barreira hemato testicular, pois não tem mais diferenciação e espermatogênese. (É muito difícil encontrá-lo e diferenciá-lo em lâminas).
Quanto às glândulas prostáticas que desembocam na uretra como se subdividem-se?
Glândulas da mucosa (mais internas e próximas à uretra),da submucosa (intermediárias) e prostáticas principais (mais externas).
Em várias estruturas do corpo elas produzem uma substância em particular que detecta a atividade do órgão, no caso da próstata é qual?
Antígeno prostático específico (PSA. Pode ser um indicador de câncer).
O que as glândulas prostáticas secretam?
Amilase e fibrinolisina (realiza a liquefação do sêmen~retirada de um líquido viscoso e a liberação de espermatozoides).
Corpora Amylacea?
Aglomerado de glicoproteínas quem compõem a secreção prostática. Tende a se mineralizar com a velhice.
Uretra prostática e peniana/esponjosa é revestida por, respectivamente?
Urotelio (Epitélio de transição) e Epitélio pseudoestratificado ou estratificado.
Próstata?
Estrutura com muitos ductos e canaliculos, cheia de glândulas exocrinas. (As glândulas secretam nos ductos, cada qual com o seu).
Revestimento da vesícula seminal?
Cilíndrico simples ou pseudoestratificado.
Importância da vesícula seminal?
Produz frutose, fundamental a nutrição do espermatozoide. Produz prostaglandina e proteínas específicas da vesícula seminal (função coagulante- viscosidade ao esperma para que ele passe no ambiente ácido do aparelho reprod feminino, impedindo o refluxo de espermatozoides- fluxo unidirecional).
Como diferenciar vesículas seminais do epidídimo?
Epidídimo contém estereovilos, portanto, maiores e mais ramificados que os microvilos das vesículas seminais.
Glândulas bulbouretrais?
Localizadas abaixo da próstata. Secretam uma substância viscosa que precede/prepara a ejaculação e que desemboca na uretra membranácea.
(Epitélio cúbico ou cilíndrico).
Quais as porções da uretra?
Prostática, membranácea e peniana/esponjosa
Quais corpos compõem o pênis?
Dois corpos cavernosos e um esponjoso.
Epitélio dos ductos eferentes?
Células circundadas por células mioides. Luz mais pregueada. Epitélio cilíndrico como revestimento, uma camada conjuntiva espessa e a presença de músculo liso. Epitélio + camada fibromuscular (ajuda a impulsionar os espermatozoides). Presença de cílios e células com microvilos, aponta uma dupla função de: transporte dos espermatozoides (cílios) + reabsorção de líquido (microvilos). Uma camada conjuntiva espessa e a presença de músculo liso. Epitélio + camada fibromuscular (ajuda a impulsionar os espermatozoides).
Rede testicular?
Epitélio cúbico. É para ele que convergem todos os túbulos seminíferos, onde os espermatozoide desembocam. Nessa região existe muito conjuntivo. Na verdade, é a área de confluência e condensação do conjuntivo, dos septos emitidos lá pela túnica albugínea. Mas apesar de ser uma área conjuntiva, existem ductos e porções abertas, que recebem os gametas, e cujo revestimento é de células cubóides.
Em que situação uma estrutura de túbulo se torna pregueada?
Quando aparece músculo.
Epidídimo?
Epitélio mais alto, pseudoestratificado, presença de estereovilos (absorve o líquido proveniente dos túbulos) Camada muscular vai se tornando mais espessa. No centro, pôde-se observar acúmulo de espermatozóides.
Região de término de amadurecimento do espermatozóide e armazenamento deles.
Aspecto histológico do epidídimo?
Epitélio mais alto, pseudoestratificado, presença de estereovilos (absorve o líquido proveniente dos túbulos). Camada muscular vai se tornando mais espessa. No centro, pôde-se observar acúmulo de espermatozoides. (Região de término de amadurecimento do espermatozoide e armazenamento deles).
Como diferenciar histologicamente: cabeça, corpo e cauda do epidídimo?
Cabeça- epitélio mais alto + camada muscular fina
Corpo- região de transição
Cauda- epitélio mais baixo, camada muscular espessa. Luz ampla, porque vai ter de armazenar mais espermatozoides e camada muscular mais grossa porque daí ele vai impulsionar os gametas contra a gravidade (pelo ducto deferente).
Antes de chegar na próstata tem uma glândula chamada?
Vesícula seminal
Ducto deferente?
Revestido por epitélio pseudoestratificado com estereovilos.
Funículo espermático?
Artéria, plexo pampiniforme, nervo e ducto. O conjunto de veias chamado plexo pampiniforme, tem sangue percorrendo os vasos fazendo um contra fluxo em relação aos espermatozoides. Esse sangue em sentido contrário é ideal, pois ajuda a resfriar os gametas.
Ducto ejaculatório?
Ducto da vesícula seminal + Ducto deferente, formando um Ducto único. Desemboca na uretra prostática. Epitelio varia de cúbico alto para cilíndrico simples (microvilos- absorve o que ela mesmo produz).
Onde desemboca o ducto ejaculatório?
Uretra prostática. (Onde desemboca também as glândulas prostáticas da próstata)
Glândulas bulbouretrais?
Localizadas abaixo da próstata. Secretam uma substância viscosa que precede/prepara a ejaculação que desemboca na uretra membranácea.
Pênis, estruturas presentes?
túnica albugínea (revestimento conjuntivo que acaba por dividir os corpos cavernosos do esponjoso), uretra (na maioria das vezes é um epitélio pseudoestratificado- prevalece- e depois se torna pavimentoso estratificado). Dois corpos cavernosos + um corpo esponjoso (onde tá a uretra). Tecido erétil/Paredes dos seios (conjuntivo +músculo liso- tecido fibromuscular) e seios.
Qual a diferença do seio cavernoso para o esponjoso?
O esponjoso apresenta uretra e têm seios mais amplos.
Caminho do espermatozóide?
túbulo seminíferos- túbulos retos - rede testicular- epidídimo - ductos deferentes.
Quais são as células mais periféricas nos túbulos seminíferos?
As espermatogônias.