hipotese de investigacao - formulacao de hipoteses e inicio do estudo das variaveis Flashcards
Define hipotese de investigacao
Uma hipotese de investigacao nada maisé do que uma preopiosicao testsvel que pode vir a ser a solucao do problema
Indica as caracteristicas de uma boa hipotese
- Deve ser testável, ou seja, a sua operacionalização deve ser, desde logo conseguida
- Deve enquadrar-se nas teorias existentes na área
- Deve obedecer a princípios de clareza logica
- Deve ser suscetível de quantificação reunirem alguma generalidade explicativa
As hipotsees, quando a sua formulacao podem ser:
Dedutivas – quando decorrem de um determinado campo teórico e procuram comprovar deduções implícitas das mesmas teorias, O raciocínio dedutivo parte do geral para o particular, ou seja, começa com uma premissa ampla e chega a uma conclusão específica.
Indutivas – quando surgem da observação ou reflexões sobre a realidade, da presença de certas variáveis na ocorrência de fenómenos O raciocínio indutivo parte do particular para o geral, ou seja, observa padrões em casos específicos para inferir uma conclusão geral.
Como classificas as hipotses quando ao seu nivel de concretizacao
Conceptuais quando estabelecem uma relação entre as varivaiews ou uma relação no seio de uma ou mais teorias
Qual a relação esperada entre o autoconceito e a autoestima dos alunos face a definição de um e outro conceito
Operativa quando nos indicam as operações necessárias para a sua observação
Os sujeitos com mais elevada pontuação nos questionários de autoconceito pontuam também de um modo mais elevado nos questionários de autoestima.
Estatística quando expressam a relação esperada em termos quantitativos
O coeficiente correlacional das duas questões não vai para alem do nível ocasional
Quais os tres tipos de hipoteses estatisitcas
empriica, nula e alternativa
Disntingue os tres tipos de hipoteses estatisicas
Hipótese Empírica: Esta é uma afirmação baseada na observação ou experiência prática. É uma suposição inicial que precisa ser testada para determinar se é válida ou não. Na pesquisa científica, a hipótese empírica geralmente é formulada antes de iniciar um estudo e é testada através da coleta e análise de dados.
Hipótese Nula (H0): A hipótese nula é uma afirmação que é assumida como verdadeira para fins de teste estatístico. Geralmente, é uma afirmação de que não há efeito ou relação entre as variáveis sendo estudadas. Durante a análise estatística, o objetivo é testar se os dados fornecem evidências suficientes para rejeitar a hipótese nula em favor da hipótese alternativa.
Hipótese Alternativa (H1): A hipótese alternativa é o oposto da hipótese nula. Ela afirma que há algum tipo de efeito ou relação entre as variáveis sendo estudadas. Em um teste estatístico, se as evidências forem fortes o suficiente, a hipótese nula é rejeitada em favor da hipótese alternativa.
Quando é que se rejeita H0
Por norma, formula-se uma hipótese nula, ou seja, afirma-se não existir uma da diferença de relação. Se os resultados agora observados diferente de forma acentuada dos esperados face à hipótese nula fixada, por exemplo, com base na teoria das probabilidades, podemos afirmar que as diferenças observadas são significativas, e então rejeitar H0.
O que é correto dizer em relacao a H0, quando se fala de dados significativos paar rejeitar H0
Contudo, mesmo nesta altura, tal não pode significar que se aceita a hipótese empírica de partir ou que se confirma o efeito da variável dependente. Depreende-se do exposto que no verdadeiro sentido dos termos, que não podemos provar H0 nem diretamente a H1; será mais correto dizer que apenas podemos aceitar ou recusar a H0.
Quais os dois tipos de erros na rejeicao de hipoteses?
- Erro de Tipo I
A H0 é rejeitada quando deveria ser aceite (falsos positivos) - Erro de Tipo II
A H0 é aceite quando deveria ser rejeitada (falsos negativos)
Quais os valores usuais para aceitar ou rejeitar H0
- p < .05
- p < .01
- p < .001
Qual a probablidade do erro do tipo I e qual a probabilidade do erro do tipo II
Temos então que o tipo de erro que se verifica depende do nível do corte, isto é, quanto mais curto definirmos o nível de corte, mais fácil será incorrer num erro do tipo II, isto porque ao reduzirmos a margem de erro, estamos a, por vezes, aceitar valores que já teriam alguma significância
Quanto menor for o nível de corte mais fácil é ocorrer um erro do tipo II, e quanto maior for o nível de corte mais fácil é ocorrer um erro do tipo I.
Qual a maneoira mais eficaz de aumentar a probalidaide de recusa de H0?
A maneria mais eficaz de aumentar a potência de uma prova – probabilidade de recusar a hipótese nula quando efetivamente é falsa – consiste em aumentar o tamanho da amostra.
O que signfica o sentido dos valores calculados?
Outro elemento importante é o sentido esperado dos valores calculados. Por exemplo, quando comparamos dois grupos e aceitamos a hipótese alternativa temos de nos questionar quanto ao sentido que queremos assumir em tais diferenças. Este pode ser:
1. Unidirecional – a média do grupo A é maior do que a do B teste unicaudal
2. Bidirecional – a média do grupo A pode ser maior ou menor do que a do B teste bicaudal
Quando se deve opar por um tste bicaudal ou unicaudal
O uso de um ou outro tipo de teste depende da formulação da hipótese nula. Esta formulação pode ser mais aberta ou mais fechada. Num estudo sobre a diferença entre géneros, se a hipótese formulada for “As raparigas são melhores em relação aos rapazes” aplica-se um teste unicadual. Se a sua hipótese se pode verificar qualquer que seja o sentido da diferença – “existe diferença seja a favor das raparigas seja a favor dos rapazes” – temos que o investigador deverá optar por um teste bicaudal.
Define variavel
Variável Qualquer atributo que pode assumir diferentes valores entre os membros de uma classe de sujeitos ou acontecimentos, mas que só tem um valor para um dado membro dessa classe num qualquer momento dado