HIPOPOTASSEMIA Flashcards
De maneira prática, qual a regra geral para as causas de Hipocalemia?
Ou as células estão acumulando Potássio demais ou o “ralo de saída” (rins, intestino) está muito aberto.
A Hipocalemia pode ser causada por baixa ou nenhuma ingestão de Potássio?
Sim. A Hipocalemia pode ser causada por baixa ou nenhuma ingestão de Potássio. Porém isso é raro de acontecer, sendo visto por exemplo em pacientes com Anorexia Nervosa, que passaram por jejum prolongado ou internados que não receberam uma reposição adequada. Uso de laxativos e/ou diuréticos também contribui para isso. Portanto, tem que ter baixa ou nenhuma ingesta prolongada e em geral é multifatorial, pois há outras causas contribuindo para a perda de Potássio.
Como a Alcalose Metabólica pode provocar Hipocalemia?
A Alcalose Metabólica pode provocar Hipocalemia tanto por entrada de Potássio nas células como por perda Renal.
Quais doenças/condições clínicas podem levar à Hipopotassemia por entrada de Potássio nas células?
Feocromocitoma (níveis elevados de Adrenalina e Noradrenalina no sangue) Mais raramente: Anorexia Nervosa, Jejum/ingesta pobre prolongada, Síndrome de Realimentação.
Porque na Síndrome de Realimentação o paciente pode fazer Hipocalemia?
O paciente pode fazer Hipocalemia na Síndrome de Realimentação porque o organismo, ávido por Glicose, faz uma grande liberação de Insulina quando o alimento entra no estômago/intestino, promovendo uma rápida entrada de Glicose e Potássio nas células.
Porque a Tireotoxicose pode fazer Hipocalemia?
A Tireotoxicose pode fazer Hipocalemia por 2 mecanismos:
1. Aumento da atividade da Aldosterona: A Tireotoxicose pode estimular a produção de Aldosterona. Esta promove a reabsorção de Sódio e a excreção de Potássio nos túbulos coletores renais.
- A Tireotoxicose pode aumentar a captura de Potássio pelas células.
Quais as principais causas de Hipocalemia através de perdas gastrointestinais de Potássio?
Diarréia (pode ser causada por infecção, intolerância ou por 1 Adenoma Viloso) fístulas biliares íleostomias e uso de laxantes (catárticos). Atenção: Vômitos e drenagem volumosa por sonda nasogástrica geram perda urinária posterior de Potássio, não gastrointestinal.
Vômitos e/ou drenagem nasogástrica volumosa podem provocar Hipocalemia porque o corpo perde potássio pelo suco gástrico?
Não. O suco gástrico contém pouco Potássio. Portanto, não é diretamente a saída do Potássio do suco gástrico que leva a Hipocalemia. Os vômitos e/ou drenagem nasogástrica volumosa provocam Alcalose Metabólica e, tentando compensar esta Alcalose, os túbulos coletores dos rins retém Hidrogênio e lançam fora o Potássio. A Hipovolemia também contribui para isso. Então os vômitos e/ou drenagem nasogástrica volumosa levam a Hipocalemia por perda URINáRIA.
Quais medicamentos promovem perda Renal/urinária de Potássio, podendo causar Hipocalemia?
Os diuréticos tiazídicos e de alça (Furosemida) promovem perda Renal/urinária de Potássio, podendo causar Hipocalemia.
Em qual parte do néfron atuam os diuréticos tiazídicos? E os diuréticos de alça?
Os diuréticos tiazídicos atuam na parte inicial do túbulo contorcido distal. Já os diuréticos de alça, como o próprio nome sugere, atuam na parte ascendente da alça de Henle.
Quais as principais causas de Hiperaldosteronismo Primário?
As principais causas de Hiperaldosteronismo Primário são Tumor/Neoplasia da Adrenal (Suprarrenal) produtor de Aldosterona e Síndrome de Cushing (com grande produção de ACTH, o qual estimula o funcionamento de toda a glândula Adrenal, incluindo as células produtoras de Aldosterona).
Na perda excessiva de potássio pela urina, causada por ______, quais características acompanham a Hipocalemia?
Na perda excessiva de Potássio pela urina, causada por Hiperaldosteronismo e/ou diuréticos, a Hipertensão Arterial e a Alcalose Metabólica acompanham a Hipocalemia.
O que é esperado no caso de um distúrbio que afeta apenas a bomba de Hidrogênio dos rins?
Hipocalemia com Acidose Metabólica e sem Hipertensão é esperada no caso de um distúrbio que afeta apenas a bomba de Hidrogênio dos rins. Isso consiste na Acidose Tubular Renal do tipo 1, causada por defeito genético ou distúrbio autoimune.
Lembrar que a Hipocalemia pode estar presente na ______ e no _________ devido a…
Lembrar que a Hipocalemia pode estar presente na Cetoacidose Diabética e no Estado Hiperosmolar Hiperglicêmico devido a Desidratação e/ou déficit prévio de Potássio.
Síndromes Congênitas que cursam com Hipocalemia:
1) Síndrome de Bartter simula uma intoxicação por Furosemida, afetando a parte ascendente da alça de Henle.
2) Síndrome de Gitelman simula uma intoxicação por diurético tiazídico, afetando a parte inicial do túbulo contorcido distal.
Porque a Hipomagnesemia pode levar à Hipocalemia? Isso é conhecido como efeito___. Portanto, é fundamental…
Em concentrações normais, o Magnésio inibe a saída de Potássio pelo túbulo coletor. Quando o nível de Magnésio está baixo no sangue, não ocorre esta inibição, favorecendo a excreção renal e levando à Hipocalemia. Isso é conhecido como efeito caliurético. Portanto, é fundamental checar e corrigir o Magnésio antes ou junto da correção do Potássio!
Quais medicamentos podem levar à Hipocalemia por perda renal de Potássio? Quais deles são conhecidamente nefrotóxicos?
🟡 Glicocorticóides | Cisplatina.
🟡 Diuréticos: De alça (Furosemida), tiazídicos (Hidroclortiazida) e inibidores da anidrase carbônica (Acetazolamida por exemplo).
🟡 Penicilina.
🟡 Anfotericina B e Aminoglicosídeos são conhecidamente nefrotóxicos.
Qual infecção pode levar à Hipocalemia?
A Leptospirose leva à Hipocalemia por perda renal de Potássio secundária à Insuficiência Renal Aguda. Atenção! 🚩Esta é uma exceção, pois nos demais casos a Insuficiência Renal Aguda leva à Hipercalemia. ⚠️