HIPERCALEMIA Flashcards
Quais mecanismos podem explicar a hiperpotassemia?
A hiperpotassemia pode ocorrer por dois mecanismos: Saída de Potássio das células e Retenção Renal, ou seja, Redução da Excreção Renal.
Quais condições não necessariamente patológicas podem provocar saída de potássio das células e consequente hipercalemia?
Hiperosmolaridade e exercício físico extenuante.
Quais condições patológicas podem provocar saída de potássio das células e consequente hipercalemia?
1) Acidose Metabólica e Cetoacidose Diabética.
2) Distúrbios que cursam com lise celular:
Rabdomiólise (que pode ser causada por esforço físico intenso) Hemólise Maciça Síndrome de Lise Tumoral (pós Quimioterapia para Linfoma por exemplo) Transfusão Sanguínea Maciça ou Politransfusão (por redução da atividade da bomba de sódio potássio).
3) Paralisia Periódica Hipercalêmica, um distúrbio hereditário, que se manifesta com repouso ou com grande ingesta de potássio.
Quais são as catecolaminas?
As catecolaminas incluem a Epinefrina (Adrenalina) Norepinefrina (Noradrenalina) e a Dopamina. Todas são derivadas do aminoácido Tirosina.
Quais medicamentos podem causar hipercalemia por Hipoaldosteronismo?
Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina, Bloqueadores de Receptores da Angiotensina, Heparina (e seus derivados, usados para anticoagulação) podem levar a Hipoaldosteronismo e consequente hipercalemia.
Quais são os distúrbios renais que mais cursam com Hipercalemia?
Insuficiência Renal Aguda e Doença Renal Crônica, ambas condições que levam à hiperpotassemia através da redução da excreção (retenção) renal do potássio. Acidose Metabólica muitas vezes acompanha a elevação do potássio nesses distúrbios.
Porque na insuficiência renal aguda a secreção de aldosterona é reduzida?
Na insuficiência renal aguda, a secreção de aldosterona é reduzida principalmente devido à diminuição do fluxo sanguíneo renal. Isso leva a uma menor estimulação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que normalmente aumenta a secreção de aldosterona em resposta à hipovolemia ou baixa pressão arterial.
Explique como ocorre a retenção renal de potássio na doença renal crônica.
Na Doença Renal Crônica (DRC), a retenção de potássio ocorre devido à redução progressiva da função renal, o que afeta a capacidade dos rins de excretar potássio adequadamente. O processo de retenção de potássio envolve alguns mecanismos principais:
1) Redução do número de néfrons funcionais.
2) Compensação pelos néfrons remanescentes.
3) Alterações no Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA).
Como a Doença Renal Crônica afeta o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA)?
A DRC ativa o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA), o que aumenta a Aldosterona, hormônio que promove a reabsorção de sódio e a excreção de potássio nos túbulos distais do néfron. Entretanto, à medida que a função renal se deteriora, a resposta dos túbulos coletores corticais aos efeitos da Aldosterona fica prejudicada, resultando em uma menor excreção de potássio, o que pode causar Hipercalemia.
Qual o efeito dos inibidores da enzima conversora da Angiotensina e dos Bloqueadores de Receptores da Angiotensina no Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA)?
Os inibidores da enzima conversora da Angiotensina e os Bloqueadores de Receptores da Angiotensina, frequentemente prescritos na Doença Renal Crônica, inibem o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA). Em resultado esses medicamentos reduzem a produção de aldosterona, o que contribui para diminuir a excreção de potássio e aumentar o risco de hiperpotassemia.
Mesmo com os rins funcionando bem, pode ocorrer hipercalemia devido a…
Mesmo com os rins funcionando bem, pode ocorrer hipercalemia devido ao Hipoaldosteronismo, condição que recebe o nome de Acidose Tubular Renal do tipo 4.
Quais doenças podem levar a Hipoaldosteronismo e consequente hiperpotassemia?
Diabetes Mellitus e Anemia Falciforme.
Quais medicamentos podem causar Hipoaldosteronismo, resultando em Hipercalemia?
Antiinflamatórios não esteroidais (AINES) inibidores da enzima conversora da Angiotensina (IECA) Bloqueadores de Receptores da Angiotensina (BRA) Espironolactona Amilorida (diuréticos poupadores de potássio) Inibidores da Calcineurina (Tacrolimus e Ciclosporina, que inibem a própria Renina) Beta Bloqueadores e Heparina (inibe diretamente a Aldosterona).
______________ metabólica anda junto com ___________ assim como ______________ metabólica anda junto com ___________.
Acidose metabólica anda junto com Hipercalemia assim como Alcalose metabólica anda junto com Hipocalemia.
Na Cetoacidose Diabética ocorre Hiper ou Hipocalemia?
Pela ausência de Insulina, o mais provável é haver Hipercalemia na Cetoacidose Diabética, que também pode ser potencializada pela osmolaridade sanguínea elevada, ‘’puxando’’ por osmose água com sódio e potássio do líquido intracelular. Por outro lado, a Hipocalemia está presente em alguns casos.
Porque pode haver hipopotassemia na Cetoacidose Diabética?
Existem várias razões pelas quais isso ocorre:
Perda renal de potássio: Durante a CAD, o corpo tenta compensar a acidose (acúmulo de ácidos no sangue) eliminando íons de hidrogênio através da urina. No entanto, o potássio também é eliminado na urina, levando à perda excessiva.
Vômitos, que também estimulam a perda renal de potássio.
Desidratação: Frequente na CAD, pode reduzir a filtração renal e aumentar a reabsorção de potássio.
Insulina: A administração de insulina durante o tratamento da CAD pode estimular a entrada de potássio nas células, reduzindo os níveis séricos.
Deficiência de potássio pré-existente: Pacientes com diabetes podem ter deficiência de potássio pré-existente devido à perda crônica de potássio pela urina.
Quando devemos suspeitar de Pseudohipercalemia?
Devemos suspeitar de Pseudohipercalemia quando não encontramos uma patologia, condição clínica ou uso de medicamento causador de hipercalemia.
Qual a explicação da pseudohipercalemia?
A pseudohipercalemia pode ser explicada por hemólise resultante de uma falha na técnica de coleta do sangue:
- Sucção excessiva de seringa.
- Garroteamento prolongado.
- Armazenamento incorreto.
- Coleta no mesmo membro em que está sendo feita reposição de potássio.
Qual é a conduta diante de um caso de hipercalemia no qual não foram encontradas causas facilmente identificáveis?
A conduta diante de um caso de hipercalemia no qual não foram encontradas causas facilmente identificáveis, como falha na técnica de coleta (pseudohipercalemia), condição patológica, Acidose metabólica nem uso de medicamento é investigar com dosagem sérica de Aldosterona, cogitando inclusive um Hipoaldosteronismo não relacionado a drogas.
Classificação da Hipercalemia.
➡️ Hipercalemia Leve de 5,0 a 6,0 mEq/L. Em geral assintomática.
➡️ Hipercalemia Moderada de 6,0 a 6,5 mEq/L. Pode dar sintomas.
➡️ Hipercalemia Grave acima de 6,5 mEq/L. Sempre sintomática.
Quais fármacos podem provocar Hiperpotassemia através de saída de potássio das células?
Digitálicos, betabloqueadores, succinilcolina e penicilina potássica.
Quais são as principais causas de Hipercalemia por Retenção renal?
Lesão Renal Aguda (causa mais importante), Doença Renal Crônica, Acidose Metabólica, Insuficiência Suprarrenal Primária, Hipoaldosteronismo Hiporreninêmico, Pseudo-Hipoaldosteronismo, uso de drogas retentoras de Potássio (Espironolactona, Amilorida, IECA, Heparina e TMP).
A Hipercalemia por Retenção renal pode ocorrer na Insuficiência Suprarrenal Primária e/ou Secundária? Porque?
A Hipercalemia por Retenção renal pode ocorrer apenas na Insuficiência Suprarrenal Primária. Porque nesta os níveis de Aldosterona estão reduzidos. A Insuficiência Suprarrenal Secundária não é causa, porque os níveis de aldosterona estão normais.
O Hipoaldosteronismo Hiporreninêmico é típico…
O Hipoaldosteronismo Hiporreninêmico é típico da nefropatia diabética e uma das causas de Acidose Tubular Renal tipo IV.
Tanto ______ como ______ são possíveis causas de Acidose Tubular Renal do tipo 4.
Tanto o Hipoaldosteronismo Hiporreninêmico como o Pseudo-Hipoaldosteronismo são possíveis causas de Acidose Tubular Renal do tipo 4.
Quais são os distúrbios renais que mais cursam com Hipercalemia?
Insuficiência Renal Aguda e Doença Renal Crônica, ambas condições que levam à hiperpotassemia através da redução da excreção (retenção) renal do potássio. Acidose Metabólica muitas vezes acompanha a elevação do potássio nesses distúrbios.
Porque na Insuficiência Renal Aguda a secreção de aldosterona é reduzida?
Na insuficiência renal aguda, a secreção de aldosterona é reduzida principalmente devido à diminuição do fluxo sanguíneo renal. Isso leva a uma menor estimulação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que normalmente aumenta a secreção de aldosterona em resposta à hipovolemia ou baixa pressão arterial.