Hematúrias Flashcards
O que define hematúria?
A hematúria é definida pela presença de mais de 5 eritrócitos por campo ou mais de 10 mil eritrócitos por mL de urina.
O que diferencia a hematúria da uretrorragia?
Na hematúria, o sangue é eliminado através da urina e, na uretrorragia, o sangue escorre através da uretra independentemente da urina.
Como a hematúria é caracterizada?
A caracterização da hematúria depende da anamnese e do exame de urina tipo I, que permitem diferenciar a hematúria de qualquer outra pigmentúria que se assemelhe à hematúria.
Como é feita a classificação da hematúria?
A hematúria é classificada de acordo com a visibilidade, com o local de origem e com o momento em que ocorre.
Como é feita a classificação conforme a visibilidade?
A hematúria pode ser macroscópica ou microscópica. A macro-hematúria é visível a olho nu e ocorre quando há mais de 50 eritrócitos por campo, podendo apresentar coágulos. A micro-hematúria não é visível a olho nu (achado de exame) e ocorre quando há mais de 5 eritrócitos por campo.
Como é feita a classificação conforme o local de origem?
A hematúria pode ser glomerular ou não glomerular. A hematúria glomerular é decorrente de causas nefrológicas relacionadas á filtração glomerular, como glomerulonefrites e doenças autoimunes. A hematúria não glomerular é decorrente de causas urológicas, como lesões uroteliais ou vasculares.
Como diferenciar as hematúrias glomerular e não glomerular?
Ambas podem ser diferenciadas a partir da investigação de dimorfismo eritrocitário, característico da hematúria glomerular, pois as hemácias adquirem formato deformado à medida que atravessam as estruturas envolvidas na filtração glomerular em direção ao espaço capsular. Diz-se que o dismorfismo eritrocitário é positivo quando mais de 80% dos eritrócitos na urina apresentam formato deformado.
Como é feita a classificação conforme o momento da ocorrência?
A hematúria pode ocorrer no fluxo urinário inicial, intermediário, terminal ou em todo o fluxo urinário. A hematúria no fluxo urinário inicial está relacionada com sangramento no final do trato urinário inferior (uretra). A hematúria no fluxo urinário terminal está relacionada com sangramento no início do trato urinário inferior (bexiga urinária). A hematúria em todo o fluxo urinário está relacionada com sangramento no trato urinário superior, ficando o sangue armazenado na bexiga urinária juntamente com a urina.
Quais são as principais causas de hematúria não glomerular?
Infecções do trato urinário, litíase urinária, trauma, neoplasias do trato urinário (mais comuns na bexiga urinária), hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata e prostatite.
Qual a causa mais comum de hematúria transitória?
Exercícios físicos extenuantes.
Qual a causa mais comum de hematúria iatrogênica?
Sondagem vesical inadequada com descolamento da mucosa da bexiga urinária, causando hematúria macroscópica.
Como prevenir a hematúria pós-sondagem?
Deve-se esvaziar a bexiga urinária em etapas, de 400 em 400 mL ou esvaziar a bexiga urinária direto com a sonda no mesmo nível do leito (para a gravidade não acelerar demais o esvaziamento).
Que informações são importantes coletar durante a anamnese do paciente com hematúria?
Presença de dor, coágulos, febre e fatores de risco para neoplasias do trato urinário. A dor pode estar relacionada com retenção urinária por litíase ou coágulos. Os coágulos são indicativos de sangramento de maior intensidade e há maior tempo, permanecendo grande quantidade de sangue armazenada na bexiga urinária. A febre pode estar relacionada com infecção.
Quais são os fatores de risco para neoplasias do trato urinário?
- Sexo masculino;
- Idade superior a 35 anos;
- História de tabagismo (principal);
- Exposição a benzenos ou a aminas aromáticas;
- Abuso de fármacos analgésicos;
- História de hematúria macroscópica;
- História de doença urológica;
- Sintomas de armazenamento;
- Radioterapia e quimioterapia pélvica;
- Infecções do trato urinário de repetição;
- Cateterização vesical crônica.
Quais exames de imagem auxiliam na investigação de hematúria?
Radiografia simples, radiografia contrastada (urografia excretora), uretrocistografia retrógrada, ultrassonografia, urotomografia computadorizada, cistoscopia e ureterocistocopia.