Fisiologia e fisiopatologia da micção Flashcards

1
Q

Quais são as funções da bexiga urinária?

A

Armazenamento da urina e esvaziamento. O armazenamento da urina depende da capacidade e da complacência da bexiga urinária, do relaxamento e da estabilidade do músculo detrusor da bexiga urinária, bem como do fechamento da uretra. O esvaziamento depende da contração do músculo detrusor e da abertura da uretra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais nervos participam do reflexo da micção?

A

Nervos pélvico, hipogástrico e pudendo. O nervo pélvico pertence ao sistema nervoso autônomo parassimpático, o nervo hipogástrico pertence ao sistema nervoso autônomo simpático e o nervo pudendo pertence ao sistema nervoso somático.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a atividade de cada nervo?

A

O nervo pélvico é responsável pelo estímulo a receptores muscarínicos do tipo 3 pelo neurotransmissor acetilcolina. O nervo hipogástrico é responsável pelo estímulo a receptores alfa-adrenérgicos do tipo 1 e da inibição de receptores beta-adrenérgicos do tipo 3 pelo neurotransmissor noradrenalina. O nervo pudendo é responsável pelo estímulo à musculatura estriada esquelética

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a fisiologia da fase de armazenamento da urina na bexiga urinária?

A

Na fase de armazenamento, a distensão da bexiga urinária estimula nervos aferentes vesicais, que estimulam o centro pontino da micção, que, por sua vez, estimula o nervo hipogástrio, integrante do sistema nervoso autônomo (SNA) simpático, e o nervo pudendo, integrante do sistema nervoso somático (SOM). O nervo hipogástrio libera o neurotransmissor noradrenalina e estimula receptores α-adrenérgicos do tipo 1 no colo vesical e inibe receptores β-adrenérgicos do tipo 3 no corpo vesical. Assim, o colo vesical permanece contraído e o corpo vesical (músculo detrusor da bexiga urinária) permanece relaxado. O nervo pudendo libera o neurotransmissor acetilcolina e estimula a musculatura estriada esquelética no esfíncter externo da uretra. Assim, a uretra permanece contraída.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a fisiologia da fase de esvaziamento da bexiga urinária?

A

Na fase de esvaziamento, após alcançar um nível crítico
de enchimento vesical e sendo a micção desejada, o centro pontino da micção interrompe a inibição da micção. Tanto o SNA simpático quanto o SOM são inibidos e o SNA parassimpático é estimulado. Ele libera o neurotransmissor acetilcolina e, através do nervo pélvico, estimula receptores muscarínicos do tipo 3 no corpo vesical. Assim, o colo vesical relaxa, o corpo vesical (músculo detrusor da bexiga urinária) contrai e a uretra relaxa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é feito o diagnóstico de distúrbios relacionados ao trato urinário inferior?

A

Anamnese, exame físico, diário miccional e exames complementares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os achados do exame físico nos distúrbios relacionados ao trato urinário inferior?

A

No sexo feminino, visto que ele é mais afetado por distúrbios do trato urinário inferior, o exame físico revela sinais de retenção urinária, como edema; sinais de hipoestrogenismo, como prolapsos; espasticidade e outros estigmas sacrais, como alterações de reflexos sacrais, da sensibilidade perineal e do tônus esfincteriano; e impactação fecal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é o diário miccional?

A

O diário miccional corresponde a um método de monitoramento dos dados miccionais pelo próprio paciente durante três dias seguidos. Nele, são registrados os horários das micções, o volume de urina eliminado, a frequência das micções, a frequência do uso de absorventes, os episódios de incontinência e a ingesta de líquidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Que exames complementares podem ser realizados para auxiliar no diagnóstico de distúrbios relacionados ao trato urinário inferior?

A
  • Laboratoriais: Dosagem de ureia e de creatinina, urina tipo I e urocultura.
  • Exames de imagem: Ultrassonografia, uretrocistografia retrógrada, ressonância nuclear magnética, cistoscopia.
  • Exames funcionais: Estudo urodinâmico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o estudo urodinâmico?

A

O estudo urodinâmico é uma avaliação funcional da micção, que analisa as fases de armazenamento e de esvaziamento e calcula a pressão vesical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como é realizado o estudo urodinâmico?

A

O estudo urodinâmico inicia-se com a urofluxometria livre, seguida da inserção de uma sonda na bexiga urinária através da uretra. Sendo uma sonda dupla, ela permite a injeção de soro na bexiga urinária e, consequentemente, a análise do armazenamento. Então, outra sonda é inserida na vagina, no reto ou na colostomia a fim de analisar a pressão intrabdominal e distinguir se a micção é decorrente apenas da pressão exercida pelo músculo detrusor da bexiga urinária, da pressão abdominal ou de ambas (P vesical = P intrabdominal + P detrusora).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os distúrbios do trato urinário inferior de armazenamento?

A

Os distúrbios de armazenamento correspondem, essencialmente, às incontinências urinárias (IU), que correspondem à perda involuntária de qualquer quantidade de urina e acometem cerca de 9% dos indivíduos do sexo feminino e 2% dos indivíduos do sexo masculino, sendo mais prevalente em indivíduos idosos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a etiologia das IU?

A

Infecções do trato urinário e alterações anatômicas do trato urinário inferior e de estruturas relacionadas, como prolapsos no sexo feminino ou doenças prostáticas que necessitem de prostatectomia no sexo masculino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais os tipos de IU?

A

IU de esforço, de urgência, mista, oculta e paradoxal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é a IU de esforço?

A

A IU de esforço corresponde à perda de urina decorrente de aumento da pressão intrabdominal, como durante esforço físico, que supera a resistência imposta pelo colo vesical e pela uretra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a fisiopatologia da IU de esforço?

A

O aumento da pressão intrabdominal é transmitido igualmente a todas as estruturas abdominais se elas são funcionais. Nesse caso, o aumento de pressão sobre a uretra é fundamental, pois ele aumenta a resistência contra a saída da urina armazenada. No entanto, essa transmissão igual não ocorre se as estruturas abdominais não são funcionais. Assim, o aumento de pressão sobre a uretra não é suficiente para impedir a saída da urina armazenada.

17
Q

Quais são os fatores predisponentes da IU de esforço?

A

Fatores genéticos, etnia e alterações do colágeno,

18
Q

Quais os fatores promotores da IU de esforço?

A

Obesidade, tabagismo, menopausa e obstipação intestinal.

19
Q

Quais são os fatores descompensatórios da IU de esforço?

A

Envelhecimento, imobilidade física e doenças degenerativas.

20
Q

Quais os fatores incitatórios da IU de esforço

A

Gestação, parto vaginal, lesões musculares e exposição à radiação.

21
Q

Como é feito o tratamento clínico da IU de esforço?

A

O tratamento clínico da IU de esforço visa aumentar a resistência contra a saída da urina armazenada e pode ser ser feito através de fisioterapia, RPG, pilates, cinesioterapia global e exercícios respiratórios.

22
Q

Como é feito o tratamento cirúrgico da IU de esforço?

A

O tratamento clínico da IU de esforço visa melhorar o mecanismo de suporte uretro-vesical e a coaptação uretral e pode ser feito através de diversos tipos de cirurgia.

23
Q

O que é a IU de urgência?

A

A IU de urgência corresponde à perda de urina decorrente de hiperatividade do músculo detrusor da bexiga urinária. As contrações involuntárias desse músculo podem ser observadas durante a fase de armazenamento no estudo urodinâmico.

24
Q

O que é bexiga hiperativa?

A

A bexiga hiperativa corresponde à urgência urinária geralmente acompanhada por frequência e noctúria, com ou sem incontinência, na ausência de ITU ou outras patologias.

25
Q

Qual a fisiopatologia da IU de urgência?

A