Interpretação do exame de urina Flashcards
Qual a importância do exame de urina?
O exame de urina é um exame de baixo custo que permite a análise de marcadores eliminados através da urina em casos de infecção do trato urinário, doença renal, diabetes mellitus e doença hepática.
O que são infecções do trato urinário?
Infecções do trato urinário são correspondem à colonização da urina por microrganismos, com invasão tissular de qualquer estrutura do trato urinário, desenvolvimento de inflamação e de consequente sintomatologia.
Quando uma infecção do trato urinário é assintomática?
Em casos em que não há invasão tissular de estruturas do trato urinário a infecção do trato urinário permanece assintomática, sendo denominada bacteriúria assintomática.
Bacteriúrias assintomáticas devem ser tratadas?
Bacteriúrias assintomáticas devem ser tratadas apenas em pacientes no período pré-operatório e em gestantes. No primeiro trimestre de gestação, cistites aumentam o risco de aborto; e no terceiro trimestre de gestação, aumentam o risco de prematuridade.
Bacteriúrias sintomáticas são comuns?
Não, apenas 20% das infecções do trato urinário são sintomáticas.
Qual é o quadro clínico de infecções do trato urinário?
Disúria, polaciúria, dor no andar inferior do abdome e febre.
Quais são as vias de infecção do trato urinário?
As vias de infecção do trato urinário são: ascendente, hematogênica, linfática e por contiguidade. A via ascendente é a via de infecção mais comum e bactérias gram-negativas são os agentes etiológicos mais comuns.
Qual a recomendação para a coleta de uma amostra de urina?
Recomenda-se que a coleta da amostra seja feita ao acordar, pois a urina eliminada é bastante concentrada. Caso isso não seja possível, recomenda-se aguardar, no mínimo, duas horas após uma micção para coletar a amostra.
Quais são os métodos de coleta da amostra de urina?
Micção espontânea, uso de saco coletor de urina estéril, punção suprapúbica e cateterismo uretral.
Quais são as dificuldades na coleta da amostra de urina através de micção espontânea?
No caso de coleta de urina através de micção espontânea, é necessário minimizar o grau de contaminação da urina com outros microrganismos, o que é dificultado pela colonização do prepúcio, da vagina, da uretra distal, da região perineal e da região perianal. É feita a desinfecção local e recomenda-se afastar os lábios internos ou o prepúcio durante a micção. O jato inicial de urina deve ser descartado e o jato médio, coletado.
Quais as recomendações para a análise da amostra de urina?
Recomenda-se analisar a amostra de urina, no máximo, duas horas após a coleta para evitar alterações de composição, especialmente redução da concentração de seus componentes. Alterações de composição interferem no pH, na concentração de nitritos e na coloração da amostra de urina.
Quais são as características da urina normal?
A urina normal apresenta coloração amarelada, aspecto límpido/transparente, densidade entre 1000 e 1030 e odor sui generis.