Gliconeogênese Flashcards

1
Q

Quais são os principais destinos da glicose?

A
  • Cérebro
  • Hemácias
  • Medula renal
  • Cristalino
  • Córnea ocular
  • Testículos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é a gliconeogênese?

A

Consiste na síntese de glicose a partir de compostos que não são carboidratos: aminoácidos, lactato, glicerol e ácido propiônicoe transporte de aminoácidos até o fígado.

Ocorre no fígado, logo após asuaprodução, a glicose vira uma fonte de energia para suas tarefas cotidianas e também para suas funções vitais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os percursores metabólicos não glicídicos?

A

→ Aminoácidos são provenientes da degradação de proteínas musculares, durante o jejum no músculo são convertidos a alanina.

→ Lactato origina-se dos músculos submetidos a contração intensa e de outras células que degradam glicose anaerobicamente —medula renal, retina e, principalmente, hemácias.

→ Glicerol é derivado da hidrólise de triglicerídeos do tecido adiposo durante o jejum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A gliconeogênese pode ser considerado o processo inverso da glicólise?

A

Gliconeogênese não pode ser considerada uma inversão da glicólise → pois ela tem 3 reações irreversíveis, por isso, na gliconeogênese ocorre os 3 devios, pois é preciso desviar das 3 reações irreversíveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se inicia o processo no fígado?

A

O fígado é o principal órgão responsável pela gliconeogênese, e, apenas em casos de jejum muito prolongado, o córtex renal chega a dar uma contribuição importante.

A transformação de alanina e lactato em glicose inicia-se por sua conversão a piruvato.

ALANINA origina piruvato por ação de uma transaminase.

LACTATO é convertido a piruvato por ação da desidrogenase lática.

GLICEROL é fosforilado a glicerol 3-fosfato que é oxidado adiidroxiacetona fosfato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique como ocorre o ciclo de CORI e sua relação com o exercício físico.

A

Ele ocorre durante um período de exercício intenso, quando o metabolismo aeróbico não providencia a energia necessária. O lactato é conduzido via corrente sanguínea, para o fígado, onde é reconvertido pela Lactato desidrogenase a piruvato, e transformado em glicose pela gliconeogênese.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como ocorre o ciclo da glicose- alanina?

A

A alanina funciona como um transportador da amônia e do esqueleto carbônico do piruvato desde o músculo até o fígado. A amônia é excretada, e o piruvato é empregado na produção deglicose, a qual pode retornar ao músculo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que ocorre nos 3 principais desvios da gliconeogênese?

A

Estes desvios são os passos para contornar as reações irreversíveis da glicólise: Hexoquinase (ou Glicoquinase); Fosfofrutoquinase; Fosfofrutoquinase; Piruvato quinase.

Esse desvio pode ser regulado pela atividade da transaldolase e da transcetolase, que são enzimas envolvidas na conversão dos açúcares fosfatados produzidos pela via das pentose-fosfato em intermediários da glicólise e da síntese de aminoácidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são as principais reações da gliconeogênese?

A

Conversão de piruvato em fosfoenolpiruvato (PEP): O piruvato, produto final da glicólise, é convertido em oxaloacetato por meio da enzima piruvato carboxilase. O oxaloacetato é então convertido em fosfoenolpiruvato (PEP) pela enzima fosfoenolpiruvato carboxiquinase (PEPCK).

Conversão de oxaloacetato em malato: Como o oxaloacetato não pode ser transportado diretamente do citoplasma para a mitocôndria, ele é convertido em malato na mitocôndria, onde é transportado para o citoplasma. Essa conversão é catalisada pela enzima malato desidrogenase.

Conversão de malato em oxaloacetato: No citoplasma, o malato é convertido de volta em oxaloacetato pela enzima malato desidrogenase. Isso permite que o oxaloacetato seja usado na conversão de PEPCK para formar PEP.

Conversão de PEP em glicose: O PEP é convertido em glicose por uma série de reações que envolvem várias enzimas, incluindo a enzima frutose-1,6-bisfosfatase e a glicose-6-fosfatase. Essas reações removem os grupos fosfato do PEP e do intermediário frutose-1,6-bisfosfato, resultando na formação de glicose.

Transporte de glicose para fora das células hepáticas: Após a síntese de glicose, ela é transportada para fora das células hepáticas e liberada na corrente sanguínea para ser usada por outras células do corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A gliconeogênese e a glicólise podem ser consideradas reações exergônicas?

A

Não, a gliconeogênese utiliza ATP, proveniente do fígado através da degradação do ácido graxo, para produzir glicose a partir de outros compostos que não o carboidrato, portanto, considera-se um reação endergônica. Já a glicólise, produz ATP, ou seja, libera energia, durante o processo, caracterizando-se como uma reação exergônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly