Glicólise Flashcards
Quais são os principais destinos do piruvato?
Se não tiver oxigênio suficiente o piruvato é convertido em lactato (ácido lático) → enzima lactato desidrogenase transfere o H+ do NADH+ para o piruvato.
Na presença de oxigênio, o piruvato é oxidado, com perda do grupo carboxílico , FORMANDO acetil COA.
Como ocorre a formação de lactato no músculo?
Formação do lactato no músculo: Isso resulta em aumento na razão NADH/NAD+, favorecendo a redução de piruvato a lactato pela LDH. Portanto, durante o exercício intenso, o lactato se acumula no músculo, causando diminuição no pH intracelular, podendo levar a cãibras. Muito desse lactato acabará difundindo para a corrente sanguínea, podendo ser utilizado pelo fígado para produzir glicose.
Como é utilizado o lactato?
O sentido da reação da lactato desidrogenase (LDH) depende das concentrações intracelulares relativas de piruvato e lactato e da razão NADH/NAD+ na célula. Por exemplo, no fígado e no coração, a razão NADH/NAD+ é mais baixa que no músculo em exercício.
O que é a glicose anaeróbia?
Essa conversão de glicose em lactato é denominada glicólise anaeróbia, pois pode ocorrer sem a participação do O2. A glicólise anaeróbia permite a produção de ATP em tecidos sem mitocôndrias (p. ex., os eritrócitos e partes do olho) ou em células em que o O2 esteja em quantidade insuficiente (hipóxia).
O que é a glicose aeróbia?
A glicólise aeróbia prepara as condições necessárias para a descarboxilação oxidativa do piruvato a acetil-CoA, o principal combustível do ciclo do ácido cítrico. Outra forma o piruvato é reduzido pelo NADH para formar lactato, reoxidando o NADH a NAD+.
Quais são as 3 transformações químicas principais presentes na glicose?
- Degradação do esqueleto carbônico da glicose para produzir piruvato.
- Fosforilação de ADP a ATP pelos grupos fosfatos de alta energia formados durante a glicólise.
- Transferência de átomos de hidrogênio ou elétrons para o NAD+ formando NADH.
O que ocorre na fase preparatória da glicólise?
- Perde 2 moléculas de ATP
- Preparação da molécula
- Sobra ATP
O que ocorre na fase preservação de energia da glicólise?
- São produzidas 4 mol. de ATP
- 2 moléculas de gliceraldeído onde ocorre
primeiro a hidratação da molécula para depois a desidrogenase tirar os hidrogênios da glicose - A “mutase” muda a posição do fósforo
- Inicia com 2 + 2= 4 e termina com 2
- No final forma 2 piruvatos com 3 carbonos
Quais são as fases da glicólise?
Etapa 1- Ligar um fosfato a glicose para prender a molécula de dentro da célula.
Etapa 2- Transformar a glicose em frutose (seu isômero), para que seja possivel na 3ª reação ligar um fosfato e facilitar a quebra da molécula.
Etapa 3- A glicose é transformada em frutose 1,6-fosfato, para que a molécula fique simétrica e seja possível fazer a divisão em 2 moléculas de 3 carbonos.
Etapa 4- A frutose 1,6-fosfato, é quebrada em Di-hidroxiacetona fosfato e Gliceraldeído 3-fosfato.
Etapa 5- Permanece apenas a gliceraldeído nas próximas reações, a Di-hidroxiacetona fosfato foi convertida em Gliceraldeído 3-fosfato.
Etapa 6- Agora tem 2 moléculas de gliceraldeídos (tudo em dobro), o gliceraldeído será convertido (oxidado) em 1,3 bifosfoglicerato.
Etapa 7- Primeira transformação de ADP em ATP (tem fósforo- “P” é o fósforo). O fosfato que agora está ligado a uma molécula orgânica de 1,3 bifosfoglicerato pode ser passado para o ADP.
Etapa 8- Permanece apenas o fosfato do carbono 3, é necessário aumentar a instabilidade da molécula de fosfato, onde se tira o fosfato do carbono 3 e passa para o carbono 2.
Etapa 9- Ocorre a retirada de uma molécula de água.
Etapa 10- O Fosfato é transportado para o ADP se tornando ATP e forma-se 2 moléculas de piruvato.