Glicogênese e glicogenólise Flashcards
O que é a molécula de glicogênio?
Consiste de cadeias de resíduos de glicose unidas por ligações glicosídicas a-1,4 com ramificações que são unidas por ligações glicosídicas a-1,6.
Qual é a diferença entre o glicogênio muscular e o glicogênio hepático?
- Muscular: Glicogênio muscular só vai atender a necessidade do músculo → fornece energia instantânea (oxigênio para células que tem pouco oxigênio) para os músculos durante a atividade física e depois é transformado em ácido lático. Atua como reserva de combustível para a síntese de ATP durante contração muscular. Epinefrina estimula a quebra do glicogênio muscular. Glicogênio muscular não tem a enzima glicose 6 fosfatase, assim, a glicose não consegue sair da célula.
- Hepático: O glicogênio hepático mantém os níveis de glicose sanguínea, utilizado em período de jejum (a quebra é estimulada pelos hormônios glucagon e epinefrina) → direcionadas principalmente às hemácias, cérebro e demais células vitais.
O que é a glicogênese?
Só ocorre no período bem alimentado - presença do hormônio insulina.
Corresponde ao processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sanguínea.
O que é a glicogenólise?
É a degradação de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose.
Quais são as etapas da glicogênese?
ETAPA 1
É acrescentar uma molécula de glicose ao glicogênio, porém primeiro é necessário ativar a molécula de glicose (aumentar sua energia). Pegar a molécula de glicose e quebrar em glicose 6-fosfato, ocorre a retirada do fosfato.
ETAPA 2
A célula pega o fosfato que esta no carbono 6 foi passado para o carbono 1.
ETAPA 3
Começa na molécula de glicose 1- fosfato, célula gasta 1 UTP (3 fosfatos) e forma a molécula de UDP glicose.
ETAPA 4
A glicose (já tem energia livre suficiente) é acrescentada ao glicogênio mediante a saída do UTP.
Quais são as etapas da glicogenólise?
ETAPA 1
Fosforólise: para retirar a glicose do glicogênio é necessário usar um fosfato inorgânico, ele é ligado ao carbono 1 da glicose, esse glicogênio perde 1 glicose.
Na fosforólise,parte da energia da ligação glicosídica é preservada na forma de éster fosfórico glicose 1-fosfato. A fosforilase age repetitivamente nas extremidades não-redutoras das ramificações do glicogênio, até que seja atingido num ponto distante quatro resíduos de uma ramificação.
ETAPA 2
Com a formada Glicose 1-fosfato, porém é necessário que a glicose 6-fosfato seja criada pois ela é um intermediário metabólico.
ETAPA 3
Quando o glicogênio já esta ramificado por ligações a 1,6, são quebradas as reaçõs a-1,4, e assim as glicoses são retiradas a partir da entrada do fosfato inorgânico, quando chega próximo da ramificação, uma enzima desloca as glicoses da ramificação e bota na extremidade e outra enzima retira última glicose que sobrou (a glicose saí livre).
ETAPA 4
Como ocorre a retirada a glicose pelo fosfato inorgânico : ela ocorre no citosol, e foi gerado glicose 6- fosfato no citosol, essa glicose 6- fosfato entra no retículo endoplasmático liso (REL) pela proteína T1, a enzima glicose 6-fosfatase retira o fosfato, librando o fosfato inorgânico e glicose, o fosfato inorganico volta pro citosol pela proteina T2 e a glicose volta pro citosol pela proteína T3.
Como atua a proteína glicogenina?
- Função “primer” (iniciador).
- Glicogenia: Proteína responsável por manter um cordão de glicose, favorecendo novas ligações durante a alimentação → são formadas ramificações, facilitando a
retirada e inserção das moléculas de glicose. - A cada 7 moléculas de glicose, corta e são criadas ramificações.
Como formam-se as ramificações do glicogênio?
Se tem glicogenina e umas moléculas ligadas a ela, a glicogênio sintase acrescenta novas glicoses pela ligação a (alfa) 1,4. Depois que existem algumas glicoses unidas, uma enzima ratificadora retira um conjunto de 7 glicoses e desloca para uma camada mais interna do glicogênio, e assim se criam novas ramificações (de 7 em 7).
Quais são os principais destinos das unidades glicosilas?
-> No fígado
O glicogênio é degradado para manter a glicose sanguínea.
Glicose-1-fosfato é convertida pela fosfoglicomutase à glicose-6-fosfato.
Fosfato inorgânico (Pi) é liberado pela glicose-6-fosfatase, e a glicose livre entra no sangue.
-> No Músculo
O glicogênio é degradado para prover energia para contração.
Fosfoglicomutase converte glicose-1-fosfato para glicose 6-fosfato, o qual entra na via glicolítica e é convertido ambos, para lactato ou paraCO2 e H2O, gerando ATP.
O músculo não contém glicose 6-fosfatase e, por esta razão, não contribui para manter a glicose sanguínea.