Ginecologia e Obstetrícia Flashcards
V ou F
Os hormônios masculinos, androgênios, são produzidos predominantemente na células da granulosa e chegam as células da teca por difusão simples.
Falso!
Os androgênios são produzidos nas células da teca.
V ou F
O hormônio FSH se liga em receptores da membrana, nas células da granulosa e induz atividade da enzima aromatase.
Verdadeiro!
Teoria das duas células e duas gonadotrofinas.
Células da Teca: contém grande quantidade de receptores de hormônio luteinizante (LH). A ligação do LH a esses receptores resulta em ativação do AMP cíclico e síntese de androstenediona a partir do colesterol.
Células da Granulosa (Aromatização): A androstenediona difunde-se através da membrana basal das células tecais para entrar nas células da granulosa do ovário. Aqui, sob ativação do hormônio folículo-estimulante (FSH), a androstenediona é convertida em estrona e estradiol pela enzima aromatase.
Tratamento da DIP ambulatorial:
1ª linha = Esquema tríplice
Ceftriaxone 500 mg IM, em dose única (gonococo)
+
Doxiciclina 100 mg VO, de 12 em 12 horas por 14 dias (clamídia)
+
Metronidazol 500 mg VO, de 12 em 12 horas por 14 dias (anaeróbios)
Paciente em idade fértil e que abre quadro de dor progressiva em hipogástrio, dor à relação sexual (dispareunia) e secreção vaginal abundante. Ao exame, temos dor abdominal + dor à palpação dos anexos + dor à mobilização do colo, principal hipótese diagnóstica:
Para o diagnóstico clínico são necessários 3 critérios maiores + pelo menos 1 critério menor OU pelo menos 1 critério elaborado
V ou F
O CA-125 é marcador de tumores epiteliais.
Correta: O Ca-125 é o principal marcador tumoral dos cânceres epiteliais do ovário, e está aumentado em até 50% dos tumores estádio I, sendo que essa porcentagem pode chegar a até 90% nos casos avançados!
Amenorreia primária sem caracteres sexuais secundários sugere:
disgenesia gonadal ou hipogonadismo hipogonadotrófico
Na grande maioria das vezes os eventos da puberdade obedecem a uma sequência cronológica, que é: telarca (representada pelo M2 de Tanner), seguida da pubarca (6 meses a 1 ano após a telarca) e, por último, a menarca (2 a 2,5 anos após a telarca).
V ou F
Rash maculopapular que pode envolver todo o corpo e inclui palmas das mãos, as solas dos pés e as mucosas é característica de sífilis primária.
Errado
Rash maculopapular que pode envolver todo o corpo e inclui palmas das mãos, as solas dos pés e as mucosas → Aqui, o CCQ é o acometimento palmas, plantas e mucosas, característico da sífilis secundária!
Úlcera isolada, firme ao toque, com bordas arredondadas levemente elevadas, indolor e base não infectada é característica de sífilis (primária/ secundária)
Primária
Nódulos inflamatórios indolores, que evoluem para úlceras avermelhadas e friáveis, que cicatrizam por fibrose e resultam em cicatrizes → Aqui, o CCQ é a presença de nódulo indolor que precede lesão ulcerovegetante, e que forma cicatrizes fibróticas, quadro característico da
Donovanose.
Vesícula dolorosa que evolui para ulceração e formação de crosta → Aqui o CCQ é a sequência vesícula > úlcera > crosta, típica do _________________! Tanto as vesículas quanto as úlceras são muito dolorosas, e, à primo-infecção, podem se associar a sintomas locais e sistêmicos intensos
herpes genital
Uma ou várias pápulas com umbilicação central → Aqui, o CCQ é a umbilicação central, típica do __________!
molusco contagioso
CCQ: O tratamento da hipertensão na gestante é indicado de forma regular se PAS ≥ 140 e/ou PAD ≥ 110 mmHg
ERRADO!
se PAS ≥ 160 e/ou PAD ≥ 110 mmHg
Dentre as complicações associadas ao uso da hidralazina e metildopa, podemos citar taquicardia reflexa e anemia hemolítica, respectivamente
VERDADEIRO!
Saber que em gestantes tratamos sífilis com 1 teste reagente (treponêmico ou não treponêmico, sem aguardar o resultado do segundo teste) e solicitamos teste de avidez de IgG se < 16 semanas em caso de toxoplasmose IgM+ e IgG+
Correto!
Nos exames para toxoplasmose realizados após a 16ª semana não há necessidade do teste de avidez, uma vez que mesmo uma alta avidez não descarta infecção adquirida durante a gestação.