GESPÚBLICA Flashcards
Com o que há uma forte correlação da gestão de processos orientada à obtenção de resultados?
Com a estratégia de implementação de Cartas de Serviços ao Cidadão (obrigatória para os órgãos do Poder Executivo Federal que prestam atendimento direto ao público. Demais órgãos fora do Poder Executivo Federal também podem aderir às Cartas de Serviço, de forma opcional).
Fica dispensado o reconhecimento de firma e a autenticação de cópia nos requerimentos?
Sim. Exceto se existir dúvida fundada quanto à autenticidade ou previsão legal do documento
Qual a composição do Comitê Gestor?
I – um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que o coordenará; II – um representante da Casa Civil da Presidência da República; III – representantes de órgãos e entidades da administração pública, assim como de entidades privadas com notório engajamento em ações ligadas à qualidade da gestão e à desburocratização
Quando deve ser elaborada a Carta de Serviços ao Cidadão?
Sempre que possível. A partir de um processo participativo, de consulta e concertação (discussão) com representações dos públicos-alvos do órgão ou entidade
Constatada, a qualquer tempo, a falsificação de firma ou de cópia de documento público ou particular, o que deverá ser feito?
Entidade do Poder Executivo federal considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, no prazo de até cinco dias, dará conhecimento do fato à autoridade competente para adoção das providências administrativas, civis e penais cabíveis.
Do que trata o quarto Bloco de princípios do GESPÚBLICA?
É o bloco que representa a “inteligência da organização”. Nesse bloco são processados e avaliados os dados e fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos) que não estão sob seu controle direto, mas que de alguma forma podem influenciar o seu desempe-nho. Esse bloco dá à organização a capacidade de agir corretivamente ou para melhorar suas práticas de gestão e, consequentemente, seu desempenho
Como será promovido os resultados preconizados no plano plurianual?
Através da formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, na consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e na aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais
Princípio da legalidade é uma norma burocrática, então o que não se consegue afastar?
Não se consegue ficar longe da burocracia.
Qual o SÍMBOLO do GESPÚBLICA?
A letra Q. Esta é uma alusão à essência do Programa: a qualidade da gestão pública e dos serviços prestados ao cidadão, melhoria contínua como estratégia de mudança, sucesso institucional (a vitória) se alcança gradativamente, busca do valor e do mérito de gerar benefícios para o setor público e para a sociedade
O que se entende por MODELOS DE REFERÊNCIA À GESTÃO?
São modelos padronizados e genéricos, que desempenham um papel de referência para os tomadores de decisão a respeito de práticas a serem empregadas nas operações e processos organizacionais. O Modelo de Excelência da Gestão ®(MEG) deve ser considerado um modelo de referência em gestão organizacional, tem como principal característica o fato de ser um Modelo Integrado. Os modelos devem ser genéricos, pois são adaptáveis. Ou seja, qualquer organização pode aplicá-los.
GESPÚBLICA, por meio do Comitê Gestor, deve…
I – mobilizar os órgãos e entidades da administração pública (melhoria da gestão e desburocratização), II – apoiar tecnicamente os órgãos e entidades (melhoria do atendimento ao cidadão e na simplificação de procedimentos e normas), III – orientar e capacitar os órgãos e entidades (implantação de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão) e IV – desenvolver modelo de excelência em gestão pública (aqui envolve a gestão da qualidade) (parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública, da capacidade de atendimento ao cidadão e da eficiência e eficácia dos atos da administração pública federal)
Como se dá a Comunicação institucional?
Através do conhecimento e com comunicação interna, de forma a assegurar a adequada compreensão de todos a respeito dos compromissos assumidos pelo órgão
Desenvolvimento das habilidades gerenciais de quem?
Dos funcionários
O que abordará o Decreto n. 9094/17?
– Da racionalização de exigências e da troca de informações; – Da carta de serviços ao usuário; - Da racionalização das normas; – Da solicitação de simplificação; – Das sanções pelo descumprimento; – Da divulgação aos usuários dos serviços públicos; – Da avaliação e da melhoria dos serviços públicos; e – Disposições transitórias.
Qual a base do movimento pela melhoria da qualidade no serviço público?
REDE NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA
O que é o Princípio da subsidiariedade?
Base do conceito de descentralização
O que deverá constar no formulário Simplifique!?
I – a identificação do solicitante; II – a especificação do serviço objeto da simplificação; III – o nome do órgão ou da entidade perante o qual o serviço foi solicitado; IV – a descrição dos atos ou fatos; e V – facultativamente, a proposta de melhoria.
Como são classificados os cidadãos e a sociedade em relação ao GESPÚBLICA?
Usuários diretos dos órgãos e entidades responsáveis por processos que se posicionam na ponta das cadeias que prestam serviços públicos. (CIDADÃOS SÃO USUÁRIO INDIRETOS DO GESPÚBLICA! POIS SÃO USUÁRIOS DIRETOS DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES)
A atuação voluntária é remunerada?
Não. É considerada serviço público relevante, não remunerado
Onde ocorrem os resultados diretos do GESPÚBLICA?
Nos governos e nos órgãos e entidades públicos;
O que é Descentralização política?
Poder de decisão próximo ao cidadão, melhoria da qualidade e da accountability
Será exigida prova de fato já comprovado?
Não será exigida prova de fato já comprovado pela apresentação de documento ou informação válida.
O que diz o fundamento do Foco em resultados?
Materialização de todo o esforço da organização para o atendimento das necessidades de todas as partes interessadas (stakeholders), sucesso de uma organização é avaliado por meio de resultados
Para quê foi elaborado o Guia “D” de Simplificação Administrativa?
Para auxiliar qualquer organização pública interessada em simplificar seus processos e normas, de forma a proporcionar a melhoria da qualidade de seus serviços
Processos representam um instrumento que permite o quê?
Aproximar as diretrizes estratégicas daqueles que executam o trabalho nas instituições públicas, permitindo o alcance de objetivos.
É possível a adequação de ferramentas de gestão de pessoas e do desenvolvimento de uma política de remuneração variável baseada em competências e desempenho na ADM Pública?
Sim. Alinhando os interesses individuais aos objetivos estratégicos do órgão ou entidade
E se a remessa (por órgão incompetente) do requerimento ao órgão responsável pela decisão não for possível?
Interessado deverá ser comunicado imediatamente do fato para adoção das providências necessárias
Qual a linguagem adequada aos diferentes públicos-alvos na Carta de Serviços?
Aquela que for de fácil entendimento; deve ser redigida com linguagem clara e conteúdo adequado e consistente
Porque aferir o desempenho institucional e divulgá-lo?
Para propiciar o gerenciamento das ações implementadas e estimular o controle social e traduzir os resultados estratégicos em objetivos e indicadores
E se não for possível a obtenção de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade de situação diretamente do órgão ou entidade expedidora, como os fatos poderão ser comprovados?
Mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.
Para que serve o fluxograma?
Representação gráfica de um processo de trabalho e nele devem estar contidas informações que possibilitem a visualização dos caminhos por onde percorrem o processo, as ações que devem ser desenvolvidas para que seja realizado o trabalho, assim como os responsáveis/atores que desempenham tais ações.
Como se dá a Profissionalização do servidor público?
Através de políticas de motivação, de desenvolvimento pessoal e revalorização da ética no serviço público. É necessário haver capacitação continuada.
Quem é considerado participante do Programa GESPÚBLICA?
Órgãos e entidades públicos que implementam um ou mais ‘produtos’ (autoavaliação, desburocratização, cartas de serviço, pesquisa de satisfação de usuários e premiação)
Quais as Iniciativas Estratégias do GESPÚBLICA?
• Criar valor público para o cidadão • Garantir fidelidade e conquistar novos usuários • Construir organizações de alto desempenho • Ter pessoas motivadas e comprometidas com o GESPÚBLICA • Garantir a expansão do GESPÚBLICA
A avaliação da gestão pública institucional é um pilar para a implantação da Carta de Serviços ao Cidadão pois…
possibilita a identificação dos pontos fortes e dos aspectos gerenciais menos desenvolvidos que devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento
A TI é sempre um processo de apoio?
Não. Atualmente a TI, pela sua importância, passou a fazer parte do processo finalístico em muitos órgãos, pois o meio eletrônico vem sendo cada vez mais difundido dentro do serviço público
Quem deve elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário?
Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários
Quais processos, existentes dentro de uma organização, que devesse inserir na avaliação das prioridades pelo método GUT?
Até mesmo os mais simples e que são considerados irrelevantes.
Onde acontecem os resultados diretos do GESPÚBLICA?
Acontecem nos governos e nos órgãos e entidades públicos. (CIDADÃOS SÃO USUÁRIO INDIRETOS! POIS SÃO USUÁRIOS DIRETOS DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES)
Órgão do Poder Executivo federal que necessitarem de documentos que constem em base de dados oficial da administração pública federal deverão obtê-los como?
Diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados e não poderão exigí-los dos usuários dos serviços públicos
Quais as evidências do bom desempenho do GESPÚBLICA?
Demonstração da melhoria contínua da qualidade do sistema de gestão e dos ganhos sociais de seus usuários.– Ferramenta PDCA.
Qual é uma das diversas interpretações possíveis do Diagrama do MEG?
Considerando o Desenvolvimento Sustentável e o Compromisso com as Partes Interessadas, a Liderança Transformadora, a partir do Pensamento Sistêmico, define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da Orientação por Processos e com Adaptabilidade, resultando em Geração de Valor para a própria organização e partes interessadas. A partir disso, a organização busca evoluir por meio do Aprendizado Organizacional e Inovação, que permeiam o sistema promovendo a excelência.
O que diz o fundamento da Inovação?
Fazer mudanças significativas para aperfeiçoar os processos, serviços e produtos da organização.
Como podem se desdobrar a consecução de cada tipo de processo da organização?
Em subprocessos, etapas e atividades.
Qual a diferença do antigo MEG para o novo MEG?
No antigo MEG, existia um PDCL que tinha como base vários PDCAs. Já no novo MEG, há um PDCL que possui como base vários outros PCDLs.
Como funciona o Prêmio Nacional da Qualidade?
Quase como uma certificação ISO. A empresa (pública ou privada) adota um modelo de excelência em gestão e atinge determinadas pontuações que permitirão que ela concorra ao Prêmio Nacional da Qualidade
Como é representado o MEGP?
Representação gráfica de um sistema gerencial constituído de OITO CRITÉRIOS e sustentado pelos Princípios Constitucionais e pelos Fundamentos da Excelência Gerencial (padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.)
Qual a forma a complementar os diagramas de processo da Modelagem?
Documentação adicional durante a modelagem, contendo as informações necessárias para atingir os objetivos do processo. Denominada “caracterização”
Qual tipo de orçamento de adota no Brasil?
Utiliza-se o orçamento programa.
Como está organizado o Guia “D” de Simplificação Administrativa?
Sequência lógica de 10 passos, subdivididos em 4 grandes etapas. I – Planejamento da Simplificação (formação e capacitação da equipe e mobilização da organização, e ainda, da elaboração do Plano de trabalho), II – Mapeamento do Processo (início do trabalho, serão levantadas as etapas e normas e desenhado o atual fluxo do processo), III – Análise e Melhoria dos Processos (análise do fluxo atual e de outras condições que o influenciam para identificar possíveis soluções e, ao mesmo tempo, será ainda trabalhada a formatação do novo fluxo e dos indicadores) e IV – Implementação das Melhorias (etapa final, implementação do novo processo)
(Imagem) Quando a visão sistêmica dos processos será possível?
Ver imagem
Há diferenciação entre atividades privativas e não privativas?
Sim. Atividades que exigem uso do poder de autoridade (privativas de estado) versus de prestação de serviços públicos
Quais as principais diferenças do modelo da SDPS em relação ao CBOK?
Nomenclaturas do primeiro nível, que na SDPS é chamada de processos modelados, e os processos de simulação e emulação que ocorrem na SDPS, em que o processo já é colocado em prática
Quais os Benefícios do MEG?
• Promove a competitividade e a sustentabilidade; • Proporciona um referencial para a gestão de organizações; • Promove o aprendizado organizacional; • Possibilita a avaliação e melhoria da gestão de forma abrangente; • Prepara para participar do Prêmio Nacional da Qualidade ®(PNQ); • Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas; • Mensura os resultados do negócio de forma objetiva; • Gera confiança das partes interessadas nos administradores; • Desenvolve a visão sistêmica dos executivos; • Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas; • Incorpora a cultura da excelência; • Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial; • Permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão; e • Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
Quem está submetido ao Código de Ética do Programa?
Todas as pessoas e organizações que atuam no GESPÚBLICA, de forma permanente ou temporária
O cumprimento dos padrões da Carta de Serviços deve ser alvo de monitoramento e avaliação quando?
Constantemente pela Administração e objeto de controle, especialmente dos destinatários e beneficiários dos serviços públicos
Como deve ser a Administração Pública?
Participativa (sociedade passa a participar), Descentralizada (Desde o Decreto n. 200 e a reforma do PDRAE), Promotora do Controle Social (Lei de Responsabilidade Fiscal) e Orientada para Resultados (Lei n. 4.320/1964)
Como podem ser classificados os processos organizacionais?
Processos Finalísticos, Processos de Apoio e processos gerenciais.
Quem é obrigado a se adequar ao Decreto 9094/17?
Poder Executivo. Para os outros Poderes, é uma opção fazer ou não a adequação
Deve a Carta de Serviços estar alinhada aos requisitos da Lei de Acesso à Informação?
Sim. Atender e orientar o público quanto ao acesso a informações; informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades; protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações
O que quer dizer ‘Resultado para o setor público’?
Atendimento total ou parcial das demandas da sociedade traduzidas pelos governos em políticas públicas
Onde há o grau de maior detalhamento de processo?
No nível das atividades
Organizações públicas podem estimular a participação efetiva do cidadão na avaliação dos serviços oferecidos?
Não só pode como DEVE! Criando canais de comunicação para que ele possa reclamar quando não estiver satisfeito
O que o GESPÚBLICA deverá contemplar?
Formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.
Do que trata o segundo Bloco de princípios do GESPÚBLICA?
É o bloco de execução do planejamento. Nesse espaço se concretiza a ação que transforma objetivos e metas em resultados.
Quais as Iniciativas estratégias do GESPÚBLICA?
GANHO SOCIAL(valor público para o cidadão), USUÁRIOS(fidelidade e conquistar novos usuários), PROCESSOS(alto desempenho), PESSOAS E APRENDIZADO(pessoas motivadas e comprometidas) e SUSTENTABILIDADE(expansão do GESPÚBLICA).
Como se dá a gestão associada?
Entre entes da federação. Dessa forma, a parceria não pode ser entre o setor público e a iniciativa privada.
Qual a notação usada na Metodologia de Modelagem de Processos?
BPMN (padrão do Governo Federal), bem como boas práticas de modelagem de processos.
Como são classificados os órgãos e entidades públicos que participam do GESPÚBLICA?
Tipo 1 – órgãos formuladores (ministérios e secretarias estaduais e municipais); Tipo 2 – unidades autônomas, fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista; Tipo 3 – unidades descentralizadas e de negócios
O que representa a Carta de Serviços ao Cidadão?
Uma tecnologia de participação democrática dos públicos-alvos na definição dos resultados esperados das instituições públicas, dando transparência à atuação do órgão
Segundo o MEGP, o controle social é requisito essencial para quê?
Para a Administração Pública contemporânea em regimes democráticos, o que implica na garantia da transparência de suas ações e na institucionalização de canais de participação social
Onde as ações do Programa GESPÚBLICA se desenvolvem e estão desdobradas?
Principalmente, no espaço em que a organização pública se relaciona diretamente com o cidadão, seja na condição de prestadora de serviços, seja na condição de executora da ação do estado e estão desdobradas em três processos – Avaliação da Gestão; Simplificação de Processos e Gestão do Atendimento
Como será feito o processo no Melhores em Gestão?
De forma digital, direto no portal da FNQ, realizado anualmente, reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ
O que deverá constar na Carta de Serviços ao Usuário?
I – serviço oferecido; II – requisitos e documentos necessários para acessar o serviço; III – etapas para processamento do serviço; IV – prazo para a prestação do serviço; V – forma de prestação do serviço; VI – forma de comunicação (E-mail) com o solicitante do serviço; e VII – locais e formas de acessar o serviço.
Qual a composição do Comitê Gestor?
I – um representante do MPOG, que o coordenará, II – um representante da Casa Civil da Presidência da República, quinze órgãos ou entidades (indicados pelo Ministro de Estado do PlOrGe).
(Imagem) Em quais princípios fundamentaios está sustentada a transformação em uma organização?
Sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão.
Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de que tipo?
De gestão pública democrática voltada para resultados e, como tal, atende aos requisitos de excelência em gestão pública, estabelecidos pelo Modelo de Excelência da Gestão Pública
O que diz o fundamento da Gestão baseada em processos e informações?
Transformação das hierarquias burocráticas em redes de unidades de alto desempenho
Como é definida a etapa de Encenação?
Representa a “vida real” dos processos modelados, simulados e emulados. Única etapa que não se pode faltar durante a execução de um trabalho (ela ocorre, quer o processo tenha sido modelado/simulado/emulado ou não)
(Imagem) Quais as características básicas do processos finalísticos e de apoio?
Ver imagem
O que diz o fundamento da Excelência dirigida ao cidadão?
Atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários
O que é o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização?
Poderoso instrumento da cidadania, conduzindo cidadãos e agentes públicos ao exercício prático de uma administração pública ética, participativa, descentralizada, promotora do controle social e orientada para resultados
A participação nas atividades do Comitê Gestor é remunerada?
Não, é serviço público relevante, não remunerado.
(Imagem) Quais os Oito Fundamentos da Gestão para Excelência?
Ver Imagem
O que é o método de GUT?
É uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis. São três os critérios de análise: gravidade, urgência e tendência ao utilizar a matriz GUT
Como é definida a etapa de Simulação?
Incorpora dados estatísticos aos modelos de processos desenhados visando à minimização dos riscos de efeitos indesejáveis quando de sua implantação. São gerados cenários alternativos que devem ser avaliados e, quando necessário, induzirão alterações nos modelos para que sejam o mais próximo do resultado desejado
Quem a Carta de Serviços ao Cidadão pretende valorizar?
Os SERVIDORES!!! Reconhecendo-os como o principal ativo do órgão ou entidade
(Imagem) Existe uma hierarquia entre processos, subprocessos, etapas e atividades?
Ver imagem
O que objetivam os canais de ouvidoria e as pesquisas de satisfação?
Assegurar a efetiva participação dos usuários na avaliação e identificação de lacunas e deficiências
Qual etapa pode ser chamada de “simulação e emulação”?
A etapa de Gerenciamento de Desempenho, sendo responsável pela aferição e validação do processo, bem como pelo estudo de diversos cenários, possibilitando a análise de mudanças no processo. Aliada fundamental na redução de riscos quando da implementação.
O que diz o fundamento da Valorização das pessoas?
Autonomia para atingir metas, criar oportunidades de aprendizado, de desenvolvimento das potencialidades e de reconhecimento pelo bom desempenho.
O que o GESPÚBLICA objetiva?
Eliminar o déficit institucional, promover a governança, promover a eficiência, assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética
Processo de formulação e implementação de políticas públicas é horizontal ou vertical?
Há a necessidade de horizontalidade, vários órgãos trabalhando em redes, contribuindo com aquilo em que são bons, com o que fazem com qualidade, em interação com outros órgãos.
O que trata o Marco Legal: Decreto n. 5.378/2005?
Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e dá outras providências.
Ser eficiente é ser econômico?
Não! E sim utilizar bem os recursos.
Como aumentar a Confiança na Adm Pública?
Descentralização das decisões e de funções
Poderá o Guia “D” de Simplificação Administrativa ser aplicado sem qualquer treinamento?
Não. A aplicação de cada uma das etapas do Guia dependerá do conhecimento prévio, de cada equipe, a respeito do tema a ser tratado.
Quais diretrizes nas relações entre Poder Executivo federal e os usuários dos serviços públicos serão observadas?
I – presunção de boa-fé, II – compartilhamento de informações, III – atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade, IV – racionalização de métodos e procedimentos de controle, V – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido, VI – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos, VII – utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos, VIII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos
O que é convocação?
Assinatura por órgão ou entidade (direta, autárquica ou fundacional) de contrato de gestão ou desempenho, OU o engajamento no GESPÚBLICA, por solicitação do Ministro de Estado do PlOrGe sendo as competências vinculadas a programas prioritários, definidos pelo Presidente da República
Quem são os usuários diretos do GESPÚBLICA?
Governos e os órgãos e entidades públicos. (CIDADÃOS SÃO USUÁRIO INDIRETOS! POIS SÃO USUÁRIOS DIRETOS DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES)
Em quais categorias de processo a aplicação do Guia de Simplificação pode se dar?
Qualquer uma das categorias de processo (Finalísticos, de Apoio e gerenciais), a depender do escopo de atuação definido pelos responsáveis pelo trabalho.
Deve-se dar ampla comunicação externa da Carta de Serviços ao Cidadão?
Sim. Possibilitar o maior conhecimento e entendimento dos seus públicos-alvos e da sociedade em geral sobre o órgão ou entidade e os padrões. A Carta deve ser disponibilizada em diferentes meios de comunicação, que atendam às especificidades de acesso dos seus públicos: eletrônico (Internet), meio físico (cartilha)
Os usuários dos serviços públicos poderão apresentar Solicitação de Simplificação?
Sim. Por meio de formulário próprio denominado Simplifique!, aos órgãos e às entidades do Poder Executivo federal, quando a prestação de ser-viço público não observar o disposto no Decreto 9094/17. Usuário pode ser cidadão ou pessoa jurídica
O que são os fundamentos da gestão pública de excelência?
São valores essenciais que caracterizam e definem a gestão pública como gestão de excelência. Não são leis, normas ou técnicas, são valores
Como serão estabelecidos os critérios para avaliação da gestão?
Em consonância com o modelo de excelência em gestão pública.
Como é operacionalizado os assuntos abordados na Metodologia de Modelagem de Processos?
Nas ferramentas como o Oryx, que são utilizadas na gestão de processos para gerar os fluxogramas usados para acompanhar os processos.
Como atingir os pré-requisitos da Simplificação Administrativa?
Por meio da formação da Equipe “d”, da capacitação dessa equipe e da mobilização da organização.
Quem deve implantar carta de serviços ao cidadão?
É recomendável a todo e qualquer órgão/entidade público que exerçam atividades de prestação de serviços públicos. É INDISPENSÁVEL para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que prestam serviços diretamente ao cidadão
Pode o Guia “D” de Simplificação Administrativa ser entendido como como documento normativo de obrigatória observação?
Não. O Guia não deve ser entendido como um documento normativo ou obrigatório, pois existem outras metodologias que podem ser utilizadas para resolver o mesmo problema.
O que define o Nível 1 – Inicial do CBOK?
Processos são executados de maneira ad hoc, o gerenciamento não é consistente e é difícil prever os resultados
Qual o ciclo da política pública brasileira?
Inicia com a identificação do problema, elabora-se a agenda e faz-se a formulação da solução. Na sequência, implementam-se a política pública e a avaliação das ações. As organizações e os cidadãos identificam os problemas.
Segundo o MEG, como se define Informações e conhecimento?
Informações da organização e ao conhecimento organizacional
Qual a aspiração 2025 da FNQ?
Consolidar-se como centro de referência das melhores práticas de gestão para aumento da produtividade das organizações e da competitividade do Brasil.
Como é explorada a estrutura horizontal dos processos?
Abordagem orientada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não.
O que quer dizer ‘Focada em Resultados para o Cidadão’?
Sair do serviço à burocracia e colocar a gestão pública a serviço do resultado dirigido ao cidadão(grande desafio do GESPÚBLICA).
O que define o Nível 3 – Processos emulados na VISÃO DA SDPS?
Coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis
Em que está alicerçado o MEGP?
Em fundamentos próprios da natureza pública das organizações e em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.
Regras devem ser rígidas?
Não. Flexibilização das regras que regem a burocracia pública.
O que compete ao Comitê Gestor?
I – propor ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão o planejamento estratégico do GESPÚBLICA; II – articular-se para a identificação de mecanismos que possibilitem a obtenção de recursos e demais meios para a execução das ações do GESPÚBLICA; III – constituir comissões setoriais e regionais, com a finalidade de descentralizar a gestão do GESPÚBLICA; IV – monitorar, avaliar e divulgar os resultados do GESPÚBLICA; V – certificar a validação dos resultados da autoavaliação dos órgãos e entidades participantes do GESPÚBLICA; VI – reconhecer e premiar os órgãos e entidades da administração pública, participantes do GESPÚBLICA, que demonstrem qualidade em gestão, medida pelos resultados institucionais obtidos
Como é composto cada uma das oito dimensões?
Requisitos de excelência relativos à adequação das práticas institucionais aos paradigmas da gestão pública democrática, voltada para resultados; ao grau de implantação e disseminação dentro do órgão ou entidade; e ao grau de maturidade – em termos de inovação e aprendizado – de cada uma das práticas.
A o quê está atrelada a avaliação de desempenho individual e de resultados organizacionais?
Indicadores de qualidade e produtividade
Qual o compromisso, na visão de Governo, os processos possuem?
Satisfazer as necessidades dos clientes/cidadãos, exigem sincronia, transformam elementos, seguem orientações e consomem recursos.
O que se entende por SISTEMA?
Conjunto de elementos inter-relacionados, com propriedades emergentes e representado no contexto de um paradigma (representação de um padrão a ser seguido)
Segundo o MEG, como se define Sociedade?
Responsabilidade socioambiental e ao desenvolvimento social
Qual verdadeira mudança de mindset dos gestores das organizações com o Diagrama do MEG?
Não é a organização que deve se adaptar ao Modelo, mas o MEG que serve de referência para o modelo de gestão da organização. O Tangram se adapta a qualquer tipo de empresa.
O que se entende por Do ou Realizar no Ciclo PDCL?
Envolve realização de atividades ou processos para geração de valor, seja nos negócios com clientes e mercados, nos relacionamentos com fornecedores, no retorno econômico-financeiro aos controladores,
O que diz o fundamento da Legalidade?
Estrita obediência à lei
O que diz o fundamento da Impessoalidade?
Não fazer acepção de pessoas.
Quais os Princípios Fundamentais do DECRETO N. 5.378/2005 (Carta de serviços)?
Participação e Comprometimento de todas as pessoas que integram a organização, Informação e Transparência, Aprendizagem e Participação do Cidadão
Qual a competência do Coordenador do Comitê Gestor?
I – cumprir e fazer cumprir este Decreto e as decisões do Colegiado, II – constituir grupos de trabalho temáticos temporários, III – convocar e coordenar as reuniões do Comitê e IV – exercer o voto de qualidade no caso de empate nas deliberações
A participação efetiva dos cidadãos na melhoria dos serviços oferecidos pelo setor público encontra-se diluída devido a quais fatores?
• A ausência de eficientes e eficazes instrumentos institucionais de controle direto por parte dos cidadãos sobre os administradores públicos. • A falta de informações adequadas que facilitem o acesso do cidadão aos serviços públicos. • O não reconhecimento do cidadão como o principal beneficiário das melhorias dos serviços públicos oferecidos.
A apresentação de documentos poderá ser feita por meio de cópia autenticada?
Sim. Dispensada nova conferência com o documento original.
Quem são os usuários dos serviços públicos?
Pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, diretamente atendidas por serviço público
O que é administração em redes?
Todo mundo junto, trabalhando em sinergia na qual todos os poderes e órgãos trabalhem em cooperação, com troca de experiências
Qual a Estratégia do GESPÚBLICA?
Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para a atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira.
Quais técnicas e metodologias a análise de processos incorpora?
Brainstorming, Grupo Focal, Entrevista, Cenários, Survey/Questionário e 5W1H. Identificação do contexto e diagnóstico da situação atual do negócio.
Quem indicará os membros, titulares e suplentes, do Comitê Gestor?
Os dirigentes dos órgãos ou entidades representados e designados pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Que tipo de evidências GESPÚBLICA precisa apresentar?
Que os órgãos e entidades que dele participam têm melhor desempenho, traduzido em ganhos para a sociedade e para o cidadão.
Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal podem divulgar os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários?
DEVERÃO dar ampla divulgação aos resultados das pesquisas de satisfação.
Do que trata o terceiro Bloco de princípios do GESPÚBLICA?
É o bloco de controle, pois serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários, dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de forne-cedores e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/ produtos e dos processos organizacionais.
Todos os benefícios do MEG são aplicáveis a todas as empresas?
Empresa que adota o MEG pode ter todos os benefícios citados, mas nem todos são aplicáveis a todas as empresas.
Quem é responsável pela execução dos planos decorrentes da estratégia do GESPÚBLICA?
Gerência Executiva do GESPÚBLICA e os Núcleos Estaduais e Setoriais
Moralidade e Ética são a mesma coisa?
Moralidade não é ser ético. Moralidade é comportamento, a conduta. Comportamento aceito pela sociedade.
Qual o enquadramento de bens e serviços em Tecnologia da Informação?
Comuns, o que os torna passíveis de contratação pela modalidade Pregão.
Do que trata o primeiro Bloco de princípios do GESPÚBLICA?
É o bloco de planejamento. Por meio da liderança forte da alta administração, que foca as necessidades dos cidadãos destinatários da ação da organização, os serviços/produtos e os processos são planejados para melhor atender esse conjunto de necessidades, levando-se em conta os recursos disponíveis.
Desde quando as ações para simplificar a Administração Pública acontecem?
Desde a década de 1950 com o objetivo de gerar valor positivo para o cidadão, com maior competitividade entre órgão público e o serviço privado, melhorando o serviço público com a gestão sempre focada na sociedade. Nisso há a participação das organizações, da Administração Pública e das políticas públicas.
O que é feito na etapa de refinamento ou transformação?
Transformação dos processos, implementando o resultado da análise de desempenho. Trata de desafios associados à gestão de mudanças na organização, à melhoria contínua e à otimização de processo. É chamada de “encenação”, revendo o modelo de processo e implantando na prática as mudanças propostas após o estudo de variados cenários.
O que é feito no Planejamento de um Processo?
São vistas as necessidades de alinhamento estratégico dos processos. São analisadas as estratégias e metas da organização, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante e poderá ser remunerado?
Não remunerado.
(Imagem) Como está configurado o diagrama do clico de gestão do novo MEG?
PDCL dentro de PDCL
Quando teve início o Sub-Programa da Qualidade e Produtividade da Adminis-tração Pública?
1990, entes e órgãos mais eficientes na administração dos recursos públicos e mais voltados para o atendimento às demandas da sociedade
Segundo o MEG, como se define Pessoas?
Sistemas de trabalho, à capacitação e desenvolvimento e à qualidade de vida
O que dispõe o DECRETO N. 6.932, DE 11 DE AGOSTO DE 2009?
Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências
O que são processos de apoio?
Produzem resultados imperceptíveis ao usuário, mas são essenciais para a gestão efetiva da organização, garantindo o suporte adequado aos processos finalísticos. Relacionados à gestão dos recursos necessários ao desenvolvimento de todos os processos da instituição.
O que se entende por ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS?
Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e às partes interessadas. Temas: • informações organizacionais; • gestão por processos; • produto.
O que define o Nível 2 – Processos simulados na VISÃO DA SDPS?
Introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo/mínimo/médio etc.) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos
Quem designa os membros do Comitê Gestor?
Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão
Como está alicerçada a GESPÚBLICA?
Dimensão técnica, própria da administração, a dimensão social, até então restrita à dimensão política
Qual o conceito de planejamento estratégico?
Define-se a missão, a visão, os valores da instituição