Geral: Analgésicos, Doença Pulmonar e Seu Tratamento, Fármacos Que Atuam Sobre o Rim. Flashcards
V ou F:
- A dor é uma experiência subjetiva, e seu componente
emocional pode ser afetado pela ação dos opioides.
- Fibras de grande diâmetro como as A𝛿𝛿, não
mielinizadas, e as C, mielinizadas, são responsáveis pela transmissão de
estímulos dolorosos.
V
F, pq são de pequeno diâmetro e as deltas ou A, são mielinizadas e as C são as não mielinizadas.
V ou F:
- É possível sentir dor sem que haja estímulo específico para tal.
- O noradrenalina, o GABA e o 5-HT (serotonina) são NTs responsáveis pelo controle da transmissão de estímulos dolorosos.
V, não preciso de estimulo, basta ter uma aberrção da
via fisiologica.
V
Qual dos receptores de opioides abaixo é o principal responsável
pelos efeitos adversos observados na prática?
a) 𝑢
b) 𝑘
c) 𝛿
a) ORL1
A (Efeito mais importante quanto analgésico como efeito adverso)
Não constitui uma ação esperada quando se administra um fármaco opioide: a) Analgesia b) Diarreia c) Constrição pupilar d) Depressão respiratória e) Inibição da tosse
B, Redução da motilidade intestinal, ou seja constipação intestinal.
Sobre os fármacos analgésicos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os analgésicos não constituem uma única classe, podendo
incluir fármacos antidepressivos e antiepilépticos, por
exemplo.
b) A codeína é um opioide metabolizado em morfina no SNC.
c) Normalmente, a dor neuropática não responde bem aos
analgésicos convencionais, como o paracetamol.
d) A naloxona é um potente analgésico derivado da morfina,
sendo reservado para situações de dor refratária.
A e C
B, errada pq é a diamorfina que é metabolizada no SNC.
D, errada pq naloxona é um antagonista de opioides.
V ou F:
- O controle da respiração é exclusivamente involuntário.
- Alterações da composição do sangue são responsáveis pela modulação da dinâmica respiratória.
F
V
- O SNA simpático é responsável pela vasoconstrição e broncoconstrição na árvore respiratória.
- A resistência das vias aéreas não possui relação com a secreção glandular.
F SNS> receptores beta 2 > broncodilatação, SNP> receptores M3> broncoconstrição
F
Sobre a Asma marque a alternativa incorreta:
a. Doença crônica mais comum em crianças de países desenvolvidos
b. Prevalência e gravidade tem aumentado
c. Doença inflamatória na qual há obstrução recorrente e irreversível das vias aéreas devido a estímulos irritativos
d. Remissões espontâneas são comuns
Letra C, porque é um processo reversível das vias áreas. É uma afecção caracterizada por crises de dispneia paroxística sibilante, acompanhadas de edema e hipersecreção das mucosas das vias aéreas, que ocorre em virtude de súbita contração dos músculos que comandam a abertura e o fechamento dos brônquios; asma brônquica. É a doença crônica mais comum em crianças em países desenvolvidos, tem aumentando a gravidade e a prevalência nos últimos anos, e com o tratamento adequado, pode ocorrer remissão espontânea.
Sobre o tratamento da asma assinale a ordem correta em que se deve ser tratado o paciente:
a. Passo 1. Broncodilatador de curta duração Passo 2. Broncodilatador de ação prolongada Passo 3. Corticosteroide inalatório regular Passo 4. Teofilina ou montelucaste Passo 5. Corticoide oral regular
b. Passo 1. Broncodilatador de curta duração Passo 2. Corticosteroide inalatório regular Passo 3. Broncodilatador de ação prolongada Passo 4. Teofilina ou montelucaste Passo 5. Corticoide oral regular
c. Passo 1. Broncodilatador de curta duração Passo 2. Corticosteroide inalatório regular Passo 3. Teofilina ou montelucaste Passo 4. Broncodilatador de ação prolongada Passo 5. Corticoide oral regular
d. Passo 1. Broncodilatador de curta duração Passo 2. Broncodilatador de ação prolongada Passo 3. Teofilina ou montelucaste Passo 4. Corticosteroide inalatório regular Passo 5. Corticoide oral regular
Letra B, porque a ordem correta de se tratar é: Passo 1. Broncodilatador de curta duração Passo 2. Corticosteroide inalatório regular Passo 3. Broncodilatador de ação prolongada Passo 4. Teofilina ou montelucaste Passo 5. Corticoide oral regular
Sobre os broncodilatadores marque a alternativa incorreta:
a. Agonistas beta-adrenérgicos e ação direta sobre receptores 𝜷𝜷2
b. Relaxamento da musculatura com aumento de mediadores e de muco
c. Via inalatória: aerossol, pó, solução nebulizada
d. Efeitos adversos: tremor, taquicardia, arritmias
Letra B, porque com a dilatação da musculatura ocorre um relaxamento com consequência redução de mediadores e de muco. As demais letras estão corretas, porque os broncodilatadores são as substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios. Os broncodilatadores são vastamente do tratamento sintomático das doenças pulmonares restritivas, como a asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar e o DPOC. A sua administração ocorre por via inalatoria, são agonistas beta adrenérgicos e tem como efeitos adversos tremores, taquicardia e arritmias, tornando as letras A,C e D corretas.
São características da asma exceto:
a. Inflamação das vias aéreas
b. Hiperreatividade brônquica (variável)
c. Obstrução reversível das vias aéreas
d. Estridores
Letra D, porque os estridores são um som resultante do fluxo turbulento de ar na via aérea superior sendo comum em infecções laríngeas, por exemplo. No caso da asma, é comum o sibilo que consiste em um ruído respiratório anormal que indica uma constrição dos brônquios. As demais letras A,B,C são características comum de um paciente com asma.
Sobre os broncodilatadores marque a alternativa incorreta:
a. Salbutamol e terbutalina →alívio sintomático pontual
b. Salmeterol e formoterol são agentes de curta duração (3-5 horas). Salbutamol e terbutalina →terapia complementar regular
c. Salbutamol e terbutalina tem pico de efeito em 30 min
d. Salmeterol e formoterol →terapia complementar regular
Letra B, porque o Salbutamol e terbutalina são agentes de curta duração (3-5 horas) enquanto o Salmeterol e formoterol são agentes de longa duração. O salbutamol ou albuterol é um agonista dos receptores adrenérgicos β2 de curta duração utilizado para o alívio do broncoespasmo em condições como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Já o salmeterol é um agonista beta-2 adrenérgico de longa ação utilizada no tratamento da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica.
Categoria: ANALGÉSICOS
O opioide mais indicado para tratar a depressão respiratório é:
a. Codeína
b. Naloxona
c. Naltrexona
d. Metadona
Letra B. As letras A, C,D estão erradas pois, a codeína é indicada para o tratamento de dor leve e tosse. A metadona é indicado para o tratamento de heroína. A naltrexona é indicada para redução do consumo de álcool em alcoólatras.
A letra B é correta, o Cloridrato de Naloxona é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central. São indicadas doses de 0,1 a 0,2 mg, via intravenosa, cada 2 a 3 minutos até que se obtenha ventilação adequada e estado de vigília sem dor significativa. A dose pode ser repetida, se necessário, com intervalos de 1 a 2 horas.
Categoria: ANALGÉSICOS
Sobre os opioides marque a alternativa incorreta:
a. Morfina é agonista parcial
b. Codeína e dextropropoxifeno são agonistas fortes.
c. Acoplados à proteína G
d. Distribuição heterogênea no SNC
Letra B. Os opioides agem por intermédio de ligações a receptores específicos (receptores dos opioides), que se encontram principalmente no sistema nervoso central (SNC), no sistema nervoso periférico (SNP) e no trato gastrointestinal. Essas substâncias, interagindo com o receptor especifico, agem prevalentemente como moduladores das sensações dolorosas, mas também como fatores de transcrição, por intermédio de receptores nucleares específicos de forma heterogenia no SNC tornando a letra D correta. A letra A está correta, porque a morfina é um opioide puro e um dos principais agonistas parciais. A letra C está correta, porque os receptores opióides são ligados às proteínas G inibitórias. A ativação dessa proteína desencadeia uma cascata de eventos: fechamento de canais de cálcio voltagem dependente redução na produção de monofosfato de adenosina cíclico (AMPs) e estímulo ao fluxo de potássio resultando em hiperpolarização celular. Assim, o efeito final é a redução da excitabilidade neuronal, resultando em redução da neurotransmissão de impulsos nociceptivos.
A letra B está incorreta, porque codeína e dextropropoxifeno são agonistas fracos, pois seus efeitos máximos, analgésicos e adversos, são menores que os da morfina.
São efeitos dos opioides exceto:
a. Constipação intestinal
b. Euforia
c. Hipertensão
d. Náuseas e vômitos
Letra C. As letras A e D estão corretas, porque a ativação de receptores opioides localizados na zona quimiorreceptora de gatilho do vômito pode desencadear náuseas e vômitos. Além disso, aumento do tônus da musculatura lisa e redução da motilidade, resultando em retardo na absorção, aumento da pressão no sistema biliar (espasmo do esfíncter de Oddi) gerando constipação. A letra B está correta, porque a morfina e os demais opióides geram uma sensação de bem estar (euforia). Caso não haja dor, a morfina pode causar agitação e inquietação (disforia).
A letra C está errada, porque a vasodilatação periférica causada pela liberação de histamina e redução do tônus simpático pode levar à hipotensão, principalmente em caso de hipovolemia associada.