Geral Flashcards
Quem são os herdeiros presuntivos?
São todas as pessoas com expectativa de receber a herança.
CPC - 144, VI
Quem são os herdeiros reponentes?
São aqueles que devem devolver o que receberam a mais do que o devido.
Quem são os herdeiros aparentes?
São aqueles que não herdeiros, mas, aparentam ser. Se alguém de boa-fé receber algo do herdeiro aparente, não necessitará devolver.
Quem representa o patrimônio do de cujus?
Administrador da herança, até ser aberto o inventário, e, após, o inventariante.
Quem são os herdeiros instituídos?
São os herdeiros que herdam por testamento.
Em quais hipóteses o cônjuge não herda (concorrendo com descendentes)?
- Casados em CUB
- Casados em SOB
- Casados em CPB sem bens pessoais
- Se no momento da morte estavam em separação extrajudicial ou judicial
- Se no momento da morte o casal estava separado de fato há mais de 02 anos por culpa do sobrevivente.
Em quais casos o cônjuge não herda (concorrendo com ascendentes)?
- Se no momento da morte estavam separados judicial ou extrajudicialmente.
- Se no momento da morte estavam separados de fato por mais de dois anos.
O que é a propriedade?
É a faculdade de usar, gozar, dispor ou reaver a coisa.
CC Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
O que é o testamento vital, também conhecido como diretivas antecipadas de vontade - DAV?
Nos termos do Código Civil o chamado testamento vital não é classicamente um testamento, embora tenha o nome de testamento, é aquele regulado pelo Conselho Federal de Medicina no qual a pessoa dispõe a forma de como gostaria de ser tratada e quais tratamento gostaria de ser submetida, se, por ventura, não tiver mais discernimento para decidir. Não há qualquer formalidade, podendo ser verbal. O limite quanto ao cumprimento é dado pelo Código de Ética Médica.
O testador pode indicar alguém (ou mais de uma pessoa) para decidir sobre os tratamentos a serem submetidos. Como o limite para cumprimento é em vida, não pode dispor sobre doação de órgãos e tecidos post mortem. Para tal situação, há lei específica. O médico deve anexar a DAV no seu prontuário.
A Resolução CFM 1.995/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece as diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 31 de agosto de 2012.
A resolução foi criada para disciplinar a conduta médica em relação às diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. Ela também considera a autonomia do paciente e a necessidade de respeitar os seus desejos.
O que é o testamento?
Exceto o testamento vital, o testamento contempla as disposições de última vontade de uma pessoa a serem cumpridas post mortem.
Quem pode receber algo por testamento?
- Pessoa física - que, no momento da morte esteja, ao menos, concebida. E a pessoa não precisa estar nascida com vida, porém, necessita nascer com vida para receber.
Exceção: prole eventual - que é aquele alguém que deverá ser concebido em até dois anos após a morte do testador.
- Pessoa jurídica - que, inclusive, pode ser criada por testamento, no caso da fundação.
Quem não pode receber algo por testamento?
Art. 1.801. Não podem ser nomeados herdeiros nem legatários:
I - a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento, nem o seu cônjuge ou companheiro, ou os seus ascendentes e irmãos;
II - as testemunhas do testamento;
III - o concubino do testador casado, salvo se este, sem culpa sua, estiver separado de fato do cônjuge há mais de CINCO anos;
IV - o tabelião, civil ou militar, ou o comandante ou escrivão, perante quem se fizer, assim como o que fizer ou aprovar o testamento.
Cite exemplos de disposições não patrimoniais que podem constar do testamento.
- Disposições acerca do funeral;
- Disposições acerca do túmulo;
- Perdão de ofensas.
Como é feita a revogação do testamento?
O testamento, via de regra, necessitará de outro testamento para sua revogação.
A regra encontra-se no testamento cerrado que será revogado com o simples rompimento do lacre.
CC
Art. 1.969. O testamento pode ser revogado pelo mesmo modo e forma como pode ser feito.
Art. 1.972. O testamento cerrado que o testador abrir ou dilacerar, ou for aberto ou dilacerado com seu consentimento, haver-se-á como revogado.
Existe alguma disposição testamentária irrevogável?
Sim. O reconhecimento de filho.
Ainda que o testamento seja declarado defeituoso, a cláusula do reconhecimento de filho permanece válida.
Qual prazo para impugnação de testamento?
CC
Art. 1.859. Extingue-se em CINCO anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.
Quais são os tipos de testamento existentes no ordenamento jurídico?
- Testamentos ordinários: público, particular e cerrado
- Testamento especiais: marítimo, aeronáutico e militar
PS: Codicilo possui previsão no Código Civil, porém não é considerado testamento. Já o testamento vital ou disposições de última vontade - DAV não possui previsão no CC, mas sim, em Resolução do CFM.
O que é o codicilo?
É um documento escrito, datado e assinado, que não precisa de testemunhas. É um “mini” testamento sobre o enterro, esmolas de poucas montas, bens moveis de pequenos valor, bens de uso pessoal de pequeno valor, roupas, e ainda, nomeação de testamenteiros ou sua substituição.
O codicilo pode revogar o testamento nessas disposições.
O codicilo pode ser aberto ou fechado. Se fechado, só pode ser aberto em juízo. Se for aberto, não precisa ser aberto em juízo, afinal, não é testamento.
Qual o único testamento acessível ao cego?
Testamento público, com consignação desta condição.
O surdo-mudo pode se valer o testamento cerrado (ou místico)?
Sim. Desde que saiba ler.
CC Art. 1.873. Pode fazer testamento cerrado o surdo-mudo, contanto que o escreva todo, e o assine de sua mão, e que, ao entregá-lo ao oficial público, ante as duas testemunhas, escreva, na face externa do papel ou do envoltório, que aquele é o seu testamento, cuja aprovação lhe pede.
Quantas testemunhas devem subscrever o testamento particular?
Pelo menos, três.
CC. Art. 1.876. O testamento particular pode ser escrito de próprio punho ou mediante processo mecânico.
§ 1 o Se escrito de próprio punho, são requisitos essenciais à sua validade seja lido e assinado por quem o escreveu, na presença de pelo menos três testemunhas, que o devem subscrever.
Porém, se por algum motivo ficar impossibilitado a presença de testemunhas, deverá o testador consignar em testamento e a critério do juízo serão cumpridas as disposições.
Art. 1.879. Em circunstâncias excepcionais declaradas na cédula, o testamento particular de próprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poderá ser confirmado, a critério do juiz.
No que consiste o juízo orfanológico?
É aquele responsável por abrir e cear cumprimento às disposições do testamento.
O juízo orfanológico é responsável por garantir o acesso à herança e a sua repartição entre os herdeiros. Para abrir um inventário, é necessário que o falecido tenha deixado bens, como imóveis, carros, ações ou jóias.
O juízo orfanológico é universal, ou seja, examina todas as questões de direito e de fato relacionadas ao caso. No entanto, questões que exijam uma investigação mais aprofundada ou dependam de outras provas são remetidas aos meios ordinários.
O testamento possui validade?
Em regra não.
A exceção se dá nos testamentos especiais - marítimos, militares e aeronáuticos.
CC Art. 1.891. Caducará o testamento marítimo, ou aeronáutico, se o testador não morrer na viagem, nem nos noventa dias subseqüentes ao seu desembarque em terra, onde possa fazer, na forma ordinária, outro testamento.
Art. 1.895. Caduca o testamento militar, desde que, depois dele, o testador esteja, noventa dias seguidos, em lugar onde possa testar na forma ordinária, salvo se esse testamento apresentar as solenidades prescritas no parágrafo único do artigo antecedente.
No que consiste o testamento nuncupativo militar?
O testamento nuncupativo militar é um testamento oral feito por um militar em situação de perigo de morte, como durante um combate.
O testamento nuncupativo militar é uma modalidade de testamento especial, previsto no Código Civil. É o único tipo de testamento que pode ser feito verbalmente.
É aquele previsto no art. 1896 do CC, no qual é permitido ao militar testar oralmente.
Art. 1.896. As pessoas designadas no art. 1.893, estando empenhadas em combate, ou feridas, podem testar oralmente, confiando a sua última vontade a duas testemunhas.