GATT 94 Flashcards
Quais MELHORAMENTOS os GATT 94 incorporou ao GATT 47?
Como dissemos, o GATT/1994 incorporou o GATT/1947 com todos os seus melhoramentos, tais como:
- a) os artigos do GATT/1947, anexo à Ata Final adotada ao fim do segundo período de sessões da Comissão Preparatória da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Emprego, retificadas, emendadas ou modificadas pelos termos dos instrumentos jurídicos que tenham entrado em vigor com anterioridade à data da entrada em vigor do Acordo da OMC;
- b) protocolos e certificações relativas às concessões tarifárias;
- c) protocolos de adesão;
- d) decisões sobre isenções outorgadas com base no artigo XXV do GATT/ 1947 ainda vigentes (waiver);
- e) demais decisões das PARTES CONTRATANTES do GATT/1947;
- f) Entendimentos de interpretação (ex. interpretação do § 1 (b) do art. II do GATT/1994; interpretação do artigo XVII do GATT/1994; sobre disposições do GATT/1994 em matéria de balanço de pagamentos; interpretação do artigo XXIV do GATT/1994; etc).
- g) Protocolo de Marraqueche anexo ao GATT/1994.
A cláusula da nação mais favorecida, um dos pilares da não discriminação trazidos pelo GATT/1947, é?
- CUIDA da Não discriminação entre produto importado frente ao similar nacional
- NMF INCONDICIONAL
- o uso da NMF sob uma base incondicional, surgindo assim a figura dos “caronas” nestas preferências (free rider).
- Sua definição encampada nos acordos da OMC consiste na ideia de que os membros dessa organização não podem, em regra, discriminar comercialmente seus pares
- “Qualquer vantagem, favor, imunidade ou privilégio concedido por uma Parte Contratante [membro da OMC] em relação a um produto originário de ou destinado aqualquer outro país, será imediata e incondicionalmente estendido ao produto similar, originário do território de cada uma das outras Partes Contratantes [membros da OMC] ou ao mesmo destinado.”
- não há necessidade de reciprocidade no funcionamento da NMF
- Visava de certa forma acabar com a discriminação promovida pelos acordos regionais.
- SIMILARIDADE
- é fundamental que o membro reclamante possua um bem similar que ao do país que gozou da preferência.
- caracterização da “similaridade” dos produtos em discussão (like product).
- Critérios:
- verificação de uso do produto a determinado mercado;
- o consideração em relação aos hábitos e gostos dos consumidores, com mudança de país para país (lembram da nossa aula 0?);
- o propriedades, natureza e qualidade do produto;
- o classificação fiscal do produto (ex. mesma posição até 4 dígitos do Sistema Harmonizado).
(ESAF/AFRF/2005) A adoção da cláusula da nação mais favorecida pelo modelo do Acordo Geral de Tarifas e Comércios (GATT) teve como indicativo e desdobramento a pressuposição da igualdade econômica de todos os participantes do GATT, bem como, no plano fático:
- a) a luta contra práticas protecionistas, a exemplo da abolição de acordos bilaterais de preferência.
- b) a manutenção de barreiras alfandegárias decorrentes de acordos pactuados entre blocos econômicos, a exemplo do trânsito comercial entre membros do MERCOSUL e da União Europeia, criando-se vias comerciais preferenciais frequentadas e protagonizadas por atores globais que transcendem o conceito de estado-nação.
- c) a liberação da prática de imposição de restrições quantitativas às importações, por parte dos estados signatários que, no entanto, podem manter políticas de restrições qualitativas.
- d) a liberalização do comércio internacional, mediante a vedação de quaisquer restrições diretas e indiretas, fulminando-se a tributação na exportação, proibida pelas regras do GATT, que especificamente vedam a incidência de quaisquer exações nos bens e serviços exportados, de acordo com tabela anualmente revista, e que complementa as regras do Acordo.
- e) o descontrole do comércio internacional, mediante a aceitação de barreiras tarifárias, permitindo-se a tributação interna, medida extrafiscal que redunda na exportação de tributos, instrumento de incentivo às indústrias internas e de manutenção de níveis ótimos de emprego, evidenciando-se as preocupações da Organização Mundial do Comércio em relação a mercados produtores e consumidores internos.
- A letra “A” está correta, pois a NMF, de fato, buscava acabar com as preferências tarifárias levadas a efeito pelos acordos bilaterais.
- A letra “B” está errada, pois a NMF não tem condão de manter qualquer barreira comercial. Pelo contrário, aquele que der vantagem comercial terá que estender a todos.
- A letra “C” está errada também, pois restrições quantitativas são barreiras ao comércio, não ajudando na sua liberalização, mas sim, na sua proteção.
- A letra “D” está errada, pois o GATT não proíbe tributação exportação. Percebam que a NMF se aplica à exportação também. Ela tão somente proíbe que haja discriminação dos parceiros comerciais na aplicação deste tributo na exportação.
- A letra “E” está errada. O enunciado é bastante confuso. Em primeiro lugar, a NMF não busca controlar o comércio internacional. Ela também não cuida da tributação interna, pois essa questão é tratada na regra de tratamento nacional. A tributação interna também não implica necessariamente em medida extrafiscal.
Qual a DEFINIÇÃO da CLÁUSULA DO TRATAMENTO NACIONAL?
- ou Cláusula da Paridade/Isonomia
- Sob a égide do princípio da não discriminação,
- 💢Qualquer EXCESSO É PROIBIDO => Não é só TRIBUTÁRIO
- Consiste na proibição de um membro da OMC favorecer produto doméstico em detrimento do importado originário dos membros da OMC uma vez que ele tenha entrado no seu mercado doméstico.
- Está RELACIONADO a todas as leis, regulamentos, transporte, e requerimentos que afetem sua venda interna, oferta para venda, pedido, distribuição ou uso => Não Abrange só aspectos fiscais
- Ela proíbe a discriminação de tributos internos entre bens importados e similares nacionais
- “Os produtos do território de qualquer Membro, importados por outro Membro, não estão sujeitos, direta ou indiretamente, a impostos ou outros tributos internos de qualquer espécie superiores aos que incidem, direta ou indiretamente, sobre produtos nacionais.”
Qual a DIFERENÇA entre a CLÁUSULA da NMF e o TRATAMENTO NACIONAL?
O princípio do Tratamento Nacional busca evitar uma discriminação de tratamento (fiscal ou de qualquer outro tipo) entre o produto nacional e o importado, ao passo que o princípio da nação mais favorecida evita a discriminação entre as vantagens concedidas a qualquer país, estendendo-as automaticamente aos demais membros da OMC.
Quais é o procedimento para
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Medidas Sanitárias ou Fitossanitárias (SPS)?
- Os países podem fixar seus próprios padrões de regulação, no entanto, eles devem ser baseados em evidências científicas.
- Estes padrões devem ser aplicados na extensão necessária para proteger a vida ou saúde humana, animal, vegetal
- ❌Não se pode constituir numa discriminação arbitrária e injustificável entre os países em que haja similares condições.
- Ademais, os países devemusar padrões e recomendações internacionais quando elas existirem.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT)?
- Segundo o TBT, regulamentos técnicos, normas e procedimentos de prova e certificação não podem criar obstáculos desnecessários ao comércio.
- Permite que os países usem normas internacionais quando apropriadas, mas não exige que modifiquem seu nível de proteção como consequência da normatização.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Medidas de Investimento Relacionadas ao Comércio (TRIMS) ?
- O TRIMS reconhece que algumas medidas em matéria de investimentos podem ter efeitos de restrição e distorção do comércio.
- Dispõe que ❌nenhum membro aplicará medidas em matéria de investimento que sejam incompatíveis com os arts. III (tratamento nacional) e XI (proibição de restrições quantitativas).
- Conta ainda com lista ilustrativa de medidas em matéria de investimentos relacionadas ao comércio (e.g. exigência de conteúdo nacional ou que limitem o volume do valor das importações que uma empresa pode comprar ou utilizar relacionado com a quantidade de produtos que exporte -“nivelamento de comércio”).
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Valoração Aduaneira (AVA)?
- A administração aduaneira pode pedir mais informações sobre a exatidão do valor declarado das mercadorias importadas.
- Caso não esteja convencida, poderá estabelecer valor aduaneiro com base em 5 métodos alternativos ao valor de transação declarado pelo contribuinte importador.
- São os métodos sucessivos contemplados no AVA:
Transação, Mercadorias Idênticas, Mercadorias Similares, Dedutivo, Computado, Razoável.
Lembrem-se da sigla! ❤️T.I.S.DE.CO.RA
- São os métodos sucessivos contemplados no AVA:
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Inspeção Pré-Embarque?
- O Acordo reconhece que os princípios e obrigações do GATT se aplicam para atividades de inspeção antes do embarque para as agências designadas pelos governos.
- As obrigações no escopo deste Acordo são as de garantir nesta inspeção a:
- não-discriminação,
- transparência,
- proteção de informações confidenciais de negócio,
- evitar atraso não razoável,
- usar específicas recomendações para conduzir análise de preço, e
- evitar conflitos de interesse entre agências de inspeção.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo sobre Regras de Origem (ARO)?
- TIPOS DE REGRAS DE ORIGEM
- A regra de origem preferencial se trata das regras contidas em acordos de preferência comercial, por exemplo, o Mercosul, NAFTA, ALADI. Cada acordo estabelecerá regras e critérios para se considerar a mercadoria originária de um país daquele bloco.
- Por sua vez, a regra de origem não preferencial (regulada pelo Acordo da OMC), é aquele que visa garantir a origem de um produto por uma questão que não seja preferência tarifária, mas sim, outro motivo, como por exemplo a origem de um produto para fins de aplicação de medidas de defesa comercial seletivas (por origem) como 💠antidumping e 💠medidas compensatórias.
-
PROGRAMA DE HARMONIZAÇÃO que, ao final, prevê que as partes contratantes
- guardem, na implementação das normas de origem, a transparência, imparcialidade, previsibilidade,
- não causem restrição, distorção ou perturbação ao comércio internacional,
- se administrem de modo coerente, uniforme e razoável, e
- sejam baseadas em critérios “positivos” (informe o que confere origem ao invés do que não confere).
-
SUPERVISÃO
- Comitê de Regras de Origem da OMCque, em caso de dúvida, deve se reportar ao chamado “Comitê Técnico”, este ligado à Organização Mundial de Aduanas (OMA).
- O Acordo ainda prevê um programa de trabalho para harmonização das regras de origem num período de 3 anos após seu início. Este trabalho será feito pelo Comitê de Regras de Origem.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Licenciamento de Importação (ALI)?
- Procedimento deve ser simples, transparente e simples
- Os governos devem publicar uma informação suficiente para os operadores de comércio saberem como e porque as licenças são conferidas
- Descreve como países devem notificar a OMC quando introduzem novos procedimentos de licença de importação ou modificam os procedimentos existentes
-
Licença Automática
- = Não pode ser restritiva ao comércio
-
Licença Não-Automática
-
= a carga administrativa para importadores e exportadores
deve limitar-se ao absolutamente necessário para administrar as medidas a que se apliquem
-
= a carga administrativa para importadores e exportadores
-
APRECIAÇÃO
- os órgãos anuentes devem normalmente em até 30 dias apreciarem o pedido,
- ou em 60 dias se todos os pedidos forem considerados ao mesmo tempo.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo sobre Facilitação do Comércio
-
Conferência Ministerial de Bali em 2013
- Este é o primeiro acordo multilateral negociado após a Rodada Uruguai.
- O Acordo é composto de 3 seções:
- Seção I – contêm provisões para expedito movimento, liberação e desembaraço de bens, incluindo bens em trânsito. Ele esclarece e melhora os relevantes artigos V, VIII e X do GATT/1994 e estabelece regras para cooperação aduaneira.
- Seção II – contêm regras de Tratamento Especial e Diferenciado (TED) que permitem Países em Desenvolvimento (PED) e Países de Menor Desenvolvimento Relativo (PMDR) determinarem quando eles vão implementar regras individuais do Acordo para identificar provisões que somente serão aptas a implementar sob assistência técnica e suporte para capacitação. Para se beneficiar do TED, o membro deve reconhecer cada provisão do acordo, além de notificar outros membros da OMC dessas categorias de acordo com prazos específicos. Categorias A, B e C
- Seção III - dispõe sobre a criação de um Comitê Permanente eEspecífico para Facilitação do Comércio na OMC, e requer aos membros que tenham um comitê nacional para facilitar coordenação doméstica e implementação das regras do Acordo.
Quais as CARACTERÍSTICAS do Acordo de Agricultura (AA)?
- objetivo: reformar o comércio no setor e tornar as políticas dos membros mais o_rientadas para o livre comércio,_ aumentando a segurança e previsibilidade para os operadores decomércio.
- As novas regras e compromissos se aplicam:
- Acesso a mercados — diversas restrições comerciais que confrontam as importações
- Apoio doméstico — subsídios e outros programas, incluindo aqueles que levantam ou garantem preços dos fazendeiros eseus lucros
- Subsídios à exportação e outros métodos que tornam exportações competitivas.
- MAIOR FLEXIBILIDADE
- O Acordo permite governos a dar ajuda para suas economias do campo, mas preferivelmente por meio de políticas que causem menos distorção ao comércio
- Os países em desenvolvimento não precisam cortar seus subsídios ou reduzir suas tarifas tanto quanto os países desenvolvidos, possuindo ainda prazo adicional para cumprir suas obrigações.
- Já os PMDR nem precisam cumprir estas obrigações.
-
TARIFAÇÃO = regra de acesso a mercados
- proteção se dê apenas por meio da tarifa.
- processo de “tarificação” foi levado a efeito na Rodada Uruguai:
- produtos agrícolas que eram contidos por cotas ou BNTs foram substituídos por tarifas equivalentes que garantissem (mais ou menos) níveis equivalentes de proteção.
- Assim, se a política anterior fizesse com que os preços domésticos 75% mais caro que os preços mundiais, então a tarifa deveria ser em torno de 75%.
- *