Fundamentos de sistemática filogenética Flashcards
Qual a diferença entre biologia geral e biologia comparada?
A biologia geral trata, em princípio, de processos internos. Conhecimento descritivo. Relata da maneira mais precisa possível um determinado processo em um sistema.
A biologia comparada analisa características de espécies diferentes, procurando claramente as semelhanças e diferenças entre grupos. A preocupação última da biologia comparada certamente é compreender a origem do padrão de semelhanças e diferenças e a teoria por trás dessa área é a teoria da evolução
Qual o tamanho da base de dados da biologia comparada?
Todo o conhecimento sobre a diversidade pode ser representado em uma matriz em que as linhas correspondem a caracteres e os taxons correspondem a colunas. Cada ponto da matriz mostra qual é a condição de um determinado caráter para um determinado taxon. Essa matéria teria, assim, em uma aproximação, algo como 10⁸x10⁹ de pontos.
Qual o escopo de atuação da sistemática?
O objeto geral da sistemática é a diversidade biológica. Sistemática expressa a ordem encontrada em um sistema de normas, as classificações biológicas.
Quais problemas a sistemática busca resolver?
A sistemática se preocupa com quatro problemas principais.
1) descrever a diversidade biológica
2) encontrar que tipo de ordem existe na diversidade biológica
3) compreender os processos que são responsáveis pela geração dessa diversidade
4) apresentar um sistema geral de referência sobre a diversidade biológica.
Descreva os sistemas gerais de referência.
Visão filogeneticista: defende que a estrutura das classificações deve refletir de maneira precisa e inequívoca o conhecimento disponível sobre as relações de parentesco entre os táxons incluídos na classificação.
Deve ser possível para qualquer leitor apenas utilizando a classificação, recuperar a informação sobre as relações de parentesco supostas entre os táxons. Embora não haja uma única maneira de criar classificações estritamente filogeneticas, o gato que as classificações devam representar inequívoca mente as relações de parentesco entre os táxons é uma questão fechada para os filogeneticistas.
A visão grafista entende que os táxons devem ser construídos para expressar etapas da evolução dos grupos.
Esses grados corresponderam, em uma explicação sumária, a condições alcançadas com o surgimento de características especiais que lhes teriam conferido a habilidade de explorar novos ambientes ou de alcançar uma zona adaptativa. As classificações, assim, refletiriam as etapas na evolução dos grupos.
Visão feneticista: o sistema de referência deveria resultar do levantamento do maior número possível de caracteres, tratados quantitativamente. O resultado é um diagrama ramificado em que as ligações de proximidade entre unidades terminais indicam uma maior semelhança média do conjunto dos caracteres selecionados.
Existe outra corrente, mais tradicional, que não se preocupa com as bases teóricas da atividade classificatória. As classificações seria. Criadas por taxonomia profissionais apenas como atividade de organização.
O que é filogenia?
é o conjunto da história de ancestralidade entre todas as espécies
O que é semaforonte?
é a forma particular de um indivíduo ao longo de determinadas etapas de sua vida
O que é homologia?
Quais são os métodos para inferir homologia entre os indivíduos?
são 3 métodos básicos:
- um considera homólogos estruturas de indivíduos diferentes que, em suas partes componentes e em seu conjunto, são notoriamente semelhantes, ou seja, que têm formas parecidas.
- outro considera homólogas estruturas de indivíduos diferentes que têm aproximadamente a mesma posição relativa a outras estruturas do corpo
- outro, de um ponto de vista ontogenético, estruturas homólogas de diferentes indivíduos formam-se a partir de células ou conjuntos celulares que ocupam posição similar em estágios embrionários iniciais de uma mesma sequência de modificações.
O que é analogia?
diz-se que são análogas as estruturas em indivíduos diferentes que tem a mesma função, tenham ou não correspondência de posição.
Qual a diferença entre estrutura e caráter?
Estrutura é qualquer parte do corpo, no sentido de qualquer expressão fenotípica ou porção do DNA. Já o caráter é um termo utilizado quando existem modificações envolvidas.
O que são homologias primeiras e secundárias?
Homologias primárias são as hipóteses de homologia feitas com base em critérios auxiliares (topológicos ou ontogenéticos). Corresponde a uma verificação da homologia das estruturas nas quais diferenças foram encontradas.
as homologias secundárias são as sinapomorfias que resultam de uma análise filogenética. Verifica a distributividade das diferenças, fazendo uma afirmação sobre origem única e origem múltipla dessas modificações.
O que é anagênese e cladogênese?
São dois processos evolutivos.
A anagênese é a alteração na forma (em um sentido amplo) de qualquer ramo filético. Nesse processo estão envolvidos mutação, recombinação, seleção, deriva genética e fixação de alelos.
A cladogênese é a fragmentação de um ramo filético em dois ou mais ramos isolados, que passam a evoluir independentemente. São fatores causais a vicariância e a dispersão.
O que é série de transformações?
é a sequência de modificações que uma determinada estrutura sofreu, tornando-se sucessivamente mais derivada.
O que é plesiomorfia e apomorfia?
plesiomorfia é uma condição antiga que foi alterada resultando em outra condição mais recente.
apomorfia é a condição mais recente em uma série de transformações, surgida pela modificação de uma condição mais antiga
O que é simplesiomorfia e sinapomorfia?
simplesiomorfia é o compartilhamento de estados de caracteres plesiomórficos.
sinapomorfia é o compartilhamento de estados de caracteres apomórficos.
O que é autapomorfia?
São caracteres apomórficos para um único ramo terminal em um cladograma. Esse ramo pode ou não conter várias espécies.
Em outras palavras, sinapomorfia que é compartilhada no cladograma por um único táxon terminal.