Biologia evolutiva Flashcards
Como se deu a origem do pensamento evolutivo?
Embora a noção de um mundo dinâmico não fosse estranha aos antigos gregos, a explicação não estática, grandemente mitológica, das origens dos seres vivos de Empédocles e Anaximandro deu lugar à filosofia de Platão. Em
especial na filosofia platônica foi básico o conceito de eidos, a “forma” ou “idéia”, uma forma ideal e transcendental imitada imperfeitamente por seus representantes mundanos. A “idéia” é uma essência eterna, imutável.
Os triângulos ou cavalos que vemos no mundo físico são, de acordo com Platão, apenas cópias imperfeitas do Triângulo e do Cavalo perfeitos, verdadeiros, que existem no mundo transcendental das idéias.
a teologia cristã adotou a criação direta de todas as coisas efetivamente em sua forma atual), mas também incorporou o essencialismo platônico no conceito da plenitude. As essências eternas, imutáveis, de todas as coisas existem na mente de Deus, mas seria uma imperfeição divina negar a existência material a algo que Ele concebeu
esses pontos de vista tradicionais cederam lugar ante o desenvolvimento da ciência empírica.
Os geólogos reconheceram que as rochas sedimentares tinham sido depositadas em épocas diferentes e começaram a perceber que a Terra poderia ser muito mais velha.
No final do século XVIII foi aventada a possibilidade não somente de criações especiais sucessivas, mas a contínua origem de novas espécies por meios mais naturais. Somente Buffon, em 1766, expressou a possibilidade de que diferentes espécies tivessem surgido por
variação a partir de ancestrais comuns, mas ele, simultaneamente, apresentou evidência contraria a esta posição.
O primeiro defensor da evolução a não adotar soluções de compromisso foi Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829.
A teoria da seleção natural começou a emergir em 28 de setembro de 1838 quando, como Darwin rememora em sua
autobiografia: “aconteceu de eu ler, como entretenimento, o ensaio de Malthus sobre
população.
Darwin publicou então um “resumo” de seu grande livro
em 24 de novembro de 1859, sob o título de A Origern das Espécies por meio da Seleçõo Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na luta pela vida - um livro que esgotou sua primeira impressão em um dia e pôs em movimento uma controvérsia
que ainda não desapareceu inteiramente.
O que é o uniformitarismo?
princípio do uniformitarismo afirma que os mesmo processos são responsáveis por eventos passados e atuais.
Qual a contribuição de Lamarck para o estudo da evolução?
lamarck foi o primeiro defensor da evolução a não adotar soluções de compromisso. Lamarck afirmou que as formas de vida. as formas de vida inferiores surgem continuamente a partir da matéria inanimada por geração espontânea,
e progridem inevitavelmente em direção a uma maior complexidade e perfeição, através
de “poderesconferidos pelo supremo autor de todas as coisas”
as formas de vida
inferiores surgem continuamente a partir da matéria inanimada por geração espontânea,
e progridem inevitavelmente em direção a uma maior complexidade e perfeição, através
de “poderes conferidos pelo supremo autor de todas as coisas”
Quais elementos diferenciaram o trabalho de Alfred Russel Wallace e Charles Darwin?
Alfred Russel Wallace e Darwin chegaram de forma divergente à seleção natural. Entretanto, Wallace não apresentou uma síntese de amplo alcance, nem explorou as ramificações da evolução como fez Darwin.
Quais são as teses principais apresentadas em origem das espécies?
Qual foi o impacto imediato de A origem das espécies?
A Origem das Espécies apresenta duas teses separadas: que todos os organismos descenderam com modificação a partir de ancestrais comuns, e que o principal agente de modificação é a ação da seleção natural sobre a variação individual.
O impacto mais imediato de ‘Origem das Espécies’ foi fomecer uma estrutura conceitual para o estudo da morfologia comparada, embriologia descritiva, paleontologia e biogeografia, porque as “relações” entre organismos passaram a ser, então, compreendidas
como significando ancestralidade comum ao invés de afinidades no esquema da criação
O que é evolução biológica?
Quais são as mudanças consideradas evolutivas?
Evolução biológica (ou evolução orgânica) é a mudança
nas propriedades das populações dos organismos que transcendem o período de vida de um único indivíduo. Organismos individuais não evoluem.
As mudanças das populações que são consideradas evolutivas são aquelas herdáveis via material genético, de uma geração para a outra.
O que é seleção natural?
É meramente a sobrevivência ou reprodução superior de algumas variantes genéticas em comparação com outras, sob quaisquer condições ambientais que estejam prevalecendo no momento.
Deste modo a seleção natural não pode equipar uma espécie para encarar novas contingências futuras e não tem propósito ou direção - nem mesmo a sobrevivência da espécie.
Quais informações contribuiram para o desenvolvimento da teoria neodarwinista?
Entre as informações que contribuíram para este desenvolvimento estavam:
- as demonstrações decisivas, feitas por geneticistas, de que as características adquiridas não
são herdáveis, e que
- a variação contínua tem precisamente a mesma base mendeliana que a variação descontínua, assegurando a segregação de numerosos genes particulados, cada um com um pequeno efeito fenotípico.
Quais são os princípios fundamentais da síntese evolutiva?
Os princípios fundamentais da síntese evolutiva eram que:
- as populações contém variação genética que surge através de mutação ao acaso (isto é, não dirigida adaptativamente) e recombinação;
- que as populações evoluem por mudanças nas frequências gênicas trazidas pela deriva genética aleatória, fluxo gênico e, especialmente, pela seleção
natural;
- que a maior parte das variantes genéticas adaptativas apresentam pequenos efeitos fenotípicos individuais, de tal modo que as mudanças fenotípicas são graduais (embora alguns alelos com efeitos discretos possam ser vantajosos, como em certos polimorfismos
cromáticos);
- que a diversificação vem através da especiação, a qual ordinariamente acarreta a evolução gradual do isolamento reprodutivo entre populações;
- que esses processos se continuados por tempo suficientemente longo, dão origem a mudanças de tal magnitude que facultam a designação de níveis taxonômicos superiores (gêneros, famílias, e assim por diante)
Quais elementos determinam as características reais e presentes dos organismos?
as características presentes são determinadas, em parte, pelos processos de desenvolvimento que traduzem genótipos em fenótipos e estes, por sua
vez, são os produtos da história evolutiva. O estudo dos mecanismos evolutivos não pode ser divorciado do estudo da biologia do desenvolvimento e da história, o tema básico da sistemática e da paleontologia.
Qual o papel dos modelos na biologiaevolutiva?
O papel dos modelos na biologia evolutiva é especificar as condições sob as quais eventos concebíveis têm maior ou menor probabilidade de ocorrer e, deste modo, fornecer uma gama restrita de explicações possíveis para as observações.
Qual o principal agente da mudança evolutiva, juntamente com a seleção natural?
Dados moleculares e outros, assim como uma expansão da teoria matemática, estabeleceram a deriva genética aleatória como o principal agente da mudança evolutiva, juntamente com a seleção natural. O próprio conceito de seleção natural foi expandido de modo a incluir não somente a sobrevivência e reprodução diferenciais dos organismos individuais mas também, ao menos em princípio, de genes, grupos de parentes, populações e espécie.
O que é nicho ecológico fundamental?
nicho ecológico fundamental, é o conjunto de ambientes possíveis no qual uma espécie pode subsistir. Devido a diferentes fenótipos poderem apresentar limites de tolerância diferentes para vários dos eixos do nicho, o nicho ecológico pode evoluir e, na realidade, irá frequentemente variar entre as diferentes populações geográficas de uma espécie.
Como a distribuição espacial afeta a evolução das espécies?
Muitas espécies, parctiularmente aquelas que possuem necessidades bem precisas, consistem de algumas a muitas populações pequenas que estão, com frequência, amplamente separadas. Populações pequans são mais susceptíveis à extinção, a existência de uma espécie num lugar depende de migração, muitas vezes.
Como o crescimento populacional afeta a evolução das espécies?
a densidade e permanência de uma espécie em qualquer local depende de sua capacidade de aumentar numericamente e dos fatores que limitam sua abundância.