fontes e princípios Flashcards

1
Q

Dentro do Princípio da Proteção, existe o princípio in dubio pro operário ou in dubio pro misero estipulando que havendo uma regra com diversas interpretações, deve ser adotada a mais vantajosa ao trabalhador

A

certo.
princípio da proteção também conhecido como Protetor, da favorabilidade, da tutela, tuitivo ou corretor de desigualdades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O in dubio pro operario é regra de aplicação da norma, visa proteger o empregado. Em caso de dúvida quanto a que norma aplicar, aplica-se a mais benéfica.

A

errado, o princípio se aplica quando são várias INTERPRETAÇÕES da mesma norma, não de várias normas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Juiz do Trabalho, após encerramento da instrução processual, se tiver dúvida quanto ao direito do trabalhador reclamante, deverá julgar favoravelmente ao obreiro, tendo em vista o princípio in dubio pro operario.

A

errado, o princípio não se aplica quando se trata de matéria probatória

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em regra, havendo diversas normas sobre o mesmo tema, deve-se aplicar aquela mais favorável ao trabalhador. Dentro desse contexto há três teorias para aplicação da norma mais favorável, quais são elas?

A

teoria da acumulação ou atomista, em que são coletadas as disposições mais vantajosas e somadas num super conjunto mais vantajoso para o trabalhador, como se criasse uma nova norma completamente diferente;
teoria do conglobamento em que é extremamente utilizada e aceita pelo tribunal do trabalho quando se fala em normas de mesma hierarquia, pois preserva o conjunto normativo e permite uma interpretação sistemática, ou seja, deve ser escolhida uma norma em seu conjunto
teoria do conglobamento mitigado ou por instituto, em que você pode pegar disposiçoes de ambas as normas mas observar a matéria, pois sobre um mesmo assunto deve ser escolhido apenas uma norma

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em normas de hierarquia distinta, se adota a teoria da acumulação, pensando nas regras mais vantajosas, já que o critério é flexível.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As condições estabelecidas em _____ de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em _____ de trabalho.

A

acordo coletivo
convenção coletiva

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Princípios da preservação da condição mais benéfica ou inalterabilidade contratual lesiva, o que é?

A

Estabelecida uma determinada vantagem ou condição na formação ou no curso do contrato de trabalho, as alterações posteriores apenas podem ocorrer validamente, como regra, se mais benéficas ao obreiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

As cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O salário não pode sofrer redução, excetuada a hipótese de _________, trata-se do princípio da ______.
Há ainda a possibilidade de redução caso se trate de salário condição como adicional de insalubridade

A

norma coletiva; irredutibilidade do salário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Princípio da indisponibilidade direitos trabalhistas tutela como regra a impossibilidade de renúncia e transação de direitos trabalhistas que prejudique o trabalhador

A

certo, mas não é direito absoluto, pode haver transação judicial ou extrajudicial desde que homologado pelo juiz

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro

A

certo, sumula tst

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Princípio da integridade ou intangibilidade salarial, o que é?

A

como regra, o empregado não pode sofrer descontos no seu salário, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

As nulidades relativas podem ser objeto de eliminação, para que se mantenha um vínculo de emprego.

A

certo, Princípio da continuidade da relação de emprego. As situações que envolvem as nulidades absolutas, não se pode suplementá-las para manter o vínculo empregatício

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Ante o princípio da primazia da realidade, a situação de fato que ocorre no plano prático deve prevalecer sobre as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O princípio do(a) ____________________________ consiste na utilização da norma e da condição mais favoráveis ao trabalhador, de forma a tentar compensar juridicamente a condição de hipossuficiente do empregado.

A

da proteção, lembrar que o princípio pró operario é espécie do principio da proteção e é específico de interpretações possíveis de uma regra, devendo considerar aquela que seja mais favorável ao trabalhador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO É SUBDIVIDO EM 3: In dubio pro operário (ou pro misero), no qual é afirmado que na dúvida sobre interpretações possíveis de uma regra, deve-se considerar a que for mais favorável ao trabalhador;
Norma mais favorável ao trabalhador, diz que diante da pluralidade de normas, deve-se aplicar a que seja mais favorável ao trabalhador;
preservação da condição mais benéfica (ou inalterabilidade contratual lesiva), em resumo, fala que caso haja alguma alteração contratual na formação ou no curso do contrato de trabalho, essas so podem ser validadas caso sejam mais benéficas ao obreiro.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

tal princípio protetivo tomou novos rumos, pois a partir da mesma se flexibilizou alguns direitos no pacto laboral, permitindo ajustes contratuais antes inconcebíveis. Dentre os quais: a possibilidade de empregado e empregador negociarem diretamente sobre compensação de jornada por meio do banco de horas, a luz art. 59, § 5º , da CLT; e a possibilidade de uma negociação coletiva prevalecer sobre a lei, conforme art. 8º, § 3º, da CLT; art. 611-A, caput e parágrafos, da CLT; art. 611-B, parágrafo único da CLT e art. 620 também da CLT. Qula é o princípio?

A

Princípio da Indisponibilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O jus variandi é a prerrogativa do empregador de alterar unilateralmente certos aspectos do contrato de trabalho, desde que não resultem em prejuízos ao empregado e respeitem os limites legais.

A

certo

19
Q

O princípio da norma mais favorável dispõe que o operador do direito do trabalho deve optar pela regra mais favorável ao obreiro em três situações ou dimensões distintas: no instante de invocação da regra para aplicação no caso concreto; no contexto de confronto entre regras concorrentes; e no contexto de revogação das regras jurídicas.

A

errado, o certo seria no instante de elaboração da regra (princípio orientador da ação legislativa, portanto) ou no contexto de confronto entre regras concorrentes (princípio orientador do processo de hierarquização de normas trabalhistas) ou, por fim, no contexto de interpretação das regras jurídicas (principio orientador do processo derevelação do sentido da regra trabalhista)

20
Q

No que diz respeito ao processo de hierarquização de normas, poderá o operador jurídico permitir que o uso do princípio da norma mais favorável comprometa o caráter sistemático da ordem jurídica, mitigando o patamar de cientificidade a que se deve submeter todo processo de interpretação e aplicação do direito.

A

errado, No tocante ao processo de hierarquização de normas, NÃO poderá o operador jurídico permitir que o uso do princípio da norma mais favorável comprometa o caráter sistemático da ordem jurídica, elidindo-se o patamar de cientificidade a que se deve submeter todo processo de interpretação e aplicação do Direito.

21
Q

o que chamamos de norma dispositiva é aquela que pode ser prevista e modificada de acordo com a vontade dos contratantes, o que é exceção no Direito do Trabalho.

A

certo

22
Q

O princípio da imperatividade das normas trabalhistas informa que prevalece, no segmento juslaborativo, o domínio de regras jurídicas obrigatórias, em detrimento de regras apenas dispositivas.

A

certo

23
Q

O princípio da condição mais benéfica importa na garantia de preservação, ao longo do contrato, da cláusula contratual mais vantajosa ao empregador, que se reveste do caráter de direito adquirido.

A

errado, é empregado não empregador

24
Q

Uma presunção juris et de jure é uma presunção absoluta. Ou seja, ela é considerada verdadeira, até que se prove o contrário.

A

Uma presunção juris tantum é uma presunção relativa. Ou seja, ela pode ser afastada por prova que demonstre o contrário.

25
Q

O princípio da inalterabilidade contratual lesiva é especial do direito do trabalho, tendo sua origem na necessidade de proteção dos trabalhadores.

A

errado, sua origem é exterior ao ramo justrabalhista, inspirado no princípio geral do Direito Civil da inalterabilidade dos contratos, “Pacta sunt servada”, a alteração do contrato só será dada se houver mútuo consentimento e ausência de prejuízo. Suas exceções são: “jus variandi” (ato legal e lícito do empregador de alteraração de forma unilateral na forma da lei), norma coletiva de acordo precedendo convenção e a Lei, quando for cabível.

26
Q

De acordo com o princípio da intangibilidade contratual objetiva, o conteúdo do contrato empregatício não pode ser modificado, mesmo que ocorra efetiva mudança no plano do sujeito empresarial.

A

certo, a mudança subjetiva perpetrada (no sujeito- -empregador) não seria apta a produzir mudança no corpo do contrato (em seus direitos e obrigações, inclusive passados).
Trata-se da sucessão trabalhista, como se percebe (também conhecida como alteração subjetiva do contrato de trabalho).
O contrato de trabalho seria intangível, do ponto de vista objetivo, embora mutável do ponto de vista subjetivo, desde que a mudança envolvesse apenas o sujeito-empregador.

27
Q

No direito do trabalho, o domínio de regras jurídicas obrigatórias, em detrimento de regras apenas dispositivas, decorre do princípio da norma mais favorável.

A

errado, decorre do princípio da IMPERATIVIDADE DAS NORMAS TRABALHISTAS, não da norma mais favorável.

28
Q

O princípio da condição mais benéfica importa na garantia de preservação, ao longo do contrato, da lei trabalhista mais vantajosa para o trabalhador.

A

errado, O chamado Princípio da Condição Mais Benéfica consiste na garantia, ao longo de todo o contrato de trabalho, da preservação de CLAUSULAS CONTRATUAIS mais vantajosas ao empregado para evitar que ele sofra prejuízos.
A questão trouxe o conceito do princípio da norma mais favorável, em que a regra trazida pelo TST é a teoria do conglobamento, será aplicada a lei trabalhista mais vantajosa para o trabalhador.

29
Q

Princípio da primazia da realidade: “serão anuláveis os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.” (art. 9º, CLT).

A

errado, serão nulos

30
Q

A relevância do princípio em tela é evitar a dispensa arbitrária ou sem justa causa. Sua importância é tamanha que encontra amparo na Constituição Federal e na Convenção 158 da OIT, que se destina a proteger o trabalhador contra a dispensa que não seja econômica, social ou juridicamente justificável.
qual o princípio?

A

Princípio da proteção da relação de emprego.

31
Q

A inexistência de expressa indicação de contrapartidas recíprocas em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho não ensejará sua nulidade por não caracterizar um vício do negócio jurídico.

A

certo

32
Q

Fontes subsidiárias ou supletivas do direito do trabalho

A

pela jurisprudência, por analogia, por
eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, os usos e costumes, o direito comparado,

33
Q

No exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, a Justiça do Trabalho, além de analisar a conformidade dos elementos essenciais do negócio jurídico (agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ounão defesa em lei), poderá anular cláusulas coletivas com base em juízos de valor sobre o pactuado, balizando sua atuação pelo princípio da intervenção adequada na autonomia da vontade coletiva.

A

errado, incorreto, a reforma trabalhista positivou o princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva. Assim, a rigor, a Justiça do Trabalho não poderia anular cláusulas coletivas com base em juízos de valor sobre o pactuado, mas tão-somente com base nos elementos essenciais do negócio jurídico, conforme art. 104 do CC.

34
Q

Quando há conflito de fontes formais, se aplica a teoria do conglobamento, que orienta no sentido que, havendo conflito entre duas normas, aplica-se a mais vantajosa para o empregado, sem fracionamento.

A

certo

35
Q

Não é permitido o desconto no salário do empregado decorrente de adiantamentos feitos pelo empregador.

A

errado, é permitido

36
Q

Princípio da imodificabilidade das condições de trabalho estabelece que as condições de trabalho somente podem ser modificadas se houver mútuo consentimento entre empregado e empregador e, ainda assim, desde que não cause prejuízo ao trabalhador.

A

certo

37
Q

O regulamento de empresa é fonte formal autônoma do Direito do Trabalho?

A

A doutrina diverge sobre o regulamento ser considerado ou não fonte formal autônoma do Direito do Trabalho. Prevalece que será fonte formal se as regras forem de caráter geral e impessoal, atingindo a todos os trabalhadores na empresa.

38
Q

A DOUTRINA e as CLÁUSULAS CONTRATUAIS NÃO são fonte do direito do trabalho!

A

certo

39
Q

acordos ou convenções coletivas de trabalho que limitam ou suprimem direitos trabalhistas são válidas, desde que seja assegurado um patamar civilizatório mínimo ao trabalhador.

A

certo, STF

40
Q

A supressão total ou parcial, pelo empregador, de serviço suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor de 1 (um) mês das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço acima da jornada normal. O cálculo observará a média das horas suplementares nos últimos 12 (doze) meses anteriores à mudança, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supressão.

A

certo sumula tst

41
Q

Intangibilidade contratual objetiva = o contrato de trabalho seria intangível, do ponto de vista objetivo, embora mutável do ponto de vista subjetivo, desde que a mudança envolvesse apenas o sujeito empregador.

A

CERTO

42
Q

Existindo, ao mesmo tempo, gratificação por tempo de serviço outorgada pelo empregador e outra da mesma natureza prevista em acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa, o empregado tem direito a receber, exclusivamente, a que lhe seja mais benéfica.

A

CERTO

43
Q

A licença-prêmio, na vigência do contrato de trabalho, não pode ser convertida em pecúnia, sem excessão

A

errado, salvo se expressamente admitida a conversão no regulamento da empresa.