Fonseca Bufo 4 Flashcards
o ajuizamento
Ação ou efeito de ajuizar ou ajuizar-se.
ajuizar (3)
- Julgar; fazer juízo. 2 Supor, conjeturar 3. Direito Levar a juízo, a processo, a julgamento.
temerário-a (3)
- Que pode conter risco; em que há perigo; arriscado ou perigoso: 2. Que demonstra excesso de ousadia: 3. Muito audacioso; imprudente.
a temeridade
Excesso de ousadia; em que há ou demonstra falta de prudência; imprudência.
ousado-a (4)
- Arrojado; que tem ousadia ou inovação 2[Por Extensão] Atrevido; que expressa audácia, atrevimento 3. Insolente; que não tem respeito por outras pessoas. 4. Valente; característica do que ou de quem é corajoso; que tem valentia.
vilipendiar (3)
- Destratar ou humilhar; tratar com desdém; fazer com que algo ou alguém se sinta desprezado ou desdenhado 2. Menosprezar; julgar algo ou alguém por baixo; não validar as qualidades de 3. Ofender através de palavras, gestos ou ações
ultrajante ultrajoso-a
Adj. Que tende a desrespeitar ou insultar que ofende ou desrespeita (2)
a laje (3)
- [Construção] Obra contínua de cimento armado que forma o piso de uma construção de dois ou mais pavimentos, composta por vigas intercaladas com tijolos. (slab) 2. Placa de mármore, de pedra, de vidro, de cimento etc., que serve para revestir o solo, as paredes dos edifícios, para cobrir os túmulos etc.; lousa. (flagstone) 3. Rocha extensa, de superfície mais ou menos plana
a cova (3)
- Abertura no terreno, escavação profunda, caverna. 2. Abertura feita para plantar árvore, lançar semente etc. 3. Abertura que se faz nos cemitérios para enterrar os mortos.
requebrar
Mover o corpo com meneios lânguidos. Saracotear, gingar. Sway-sashay
o meneio o meneamento (3)
- Ação de menear; meneamento; movimento do corpo ou de parte dele. wiggling movement, ostentacious walk, twisting moviement)
- Gesto, aceno. (swooping movent, twisting movement)
- [Figurado] Ardil, astúcia
manejar (3)
- Realizar algo usando as mãos; mover ou mexer com as mãos; manusear: 2. Ter conhecimento; praticar com facilidade; saber praticar 3. Figurado] Fazer a gestão de, administrar; Governar com eficiência e habilidade (uma empresa o um pais)
menear (2)
- Mover de um lado para outro; mover o corpo ou parte dele. 2. Manejar.
o quadril
Região do corpo que fica entre o tronco e a coxa, formando uma articulação que liga a extremidade do fêmur à pélvis que permite os movimentos dos membros inferiores, em todas as direções; anca.
a estante
Móvel com pés ou fixo em parede, formado de prateleiras superpostas, geralmente destinadas a livros, discos, peças de decoração.
safra (3)
- Produção agrícola durante o período de um ano; colheita. 2. Período propício para a pesca; piscatória.[Figurado] 3. Que é consequência de um trabalho; produção
o invólucro (2)
- O que tem capacidade ou é usado para cobrir e envolver algo; Envoltório.e. 2. [Botânica] Conjunto de brácteas, dos órgãos foliáceos que estão reunidos ao redor da base de uma flor ou de uma inflorescênci
o centeio
[Botânica] Cereal da família das gramíneas, geralmente cultivado nas regiões frias, em montanhas e nos terrenos pobres, e com o qual se faz um pão (ou uma cerveja) menos nutritivo do que o de trigo.
enfarpelar esfarpelar
Pop Vestir, pôr farpela em; vestir-se com trajos domingueiros. (2)
abobalhar abobar (2)
- Tornar bobo. 2.[Popular] Estarrecer, abismar. (2)
rosnar (2)
- Proferir em voz baixa e por entre dentes 2. Dizer algo em desabono de alguém.
o enxame (2)
- Grupo de abelhas, com uma rainha, centenas de machos e milhares de obreiras, que, na época própria, abandona uma colmeia superpovoada para estabelecer-se em uma nova. 2. [Figurado] Excesso de gente, de animais, de objetos ou coisas; multidão, ajuntamento
fuçar (2)
- [Brasil] Revolver a terra, esgravatar. 2. [Figurado] Remexer, revolver.
a/o riponga
adj./subst. Quem fez ou faz parte do movimento hippie, movimento que se opõe aos valores de consumo e defende a paz e o amor; hippie
o sovaco
[Anatomia] Cavidade inferior sob a junta do braço com o ombro; axila.
despejar (3)
- Desobstruir; desembaraçar, desocupar 2. Entornar, verter; vazar 3. Obrigar alguém a deixar a casa, o local de residência
coçar (2)
- Friccionar ou esfregar (a pele) utilizando as unhas ou outro objeto 2. Causar coceira
a coceira (2)
- Comichão intensa; vontade intensa e ininterrupta de coçar; prurido. 2. Irritação na pele causada pela ação contínua de coçar
a comichão (3)
- Sensação de ligeiras picadas 2. Coceira intensa; prurido 3. [Figurado] Desejo impaciente; vontade incontrolável de fazer algo; tentação.
cerceado-a
aguarentado, aparado, limitado, restringido, diminuído, renteado.
cercear (4)
- Cortar pela raiz; rentear 2. Retirar a ponta de; cortar o que está ao redor de; aparar. 3. [Figurado] Diminuir; fazer com que fique menor 4. [Figurado] Restringir; impor limites
açucar mascavo
Diz-se do açúcar não refinado.
empombar
[Popular] Zangar-se com alguém, altercar
a megera (2)
- Mulher má, cruel e raivosa, que se irrita com muita facilidade. 2. Mãe muito malvada e desnaturada.
o mangue (2)
- Árvore de longas raízes que se desenvolve nas regiões pantanosas, no litoral ou à margem dos rios, em climas quentes. (Sin.: rizófora.). 2. Terreno pantanoso à margem das lagoas ou nos desaguadouros dos rios, onde em geral vegeta o mangue.
arrombar (3)
- Fazer rombo, romper, pôr abaixo. 2. Abrir com gazua, chave falsa ou forçar portas por meios mecânicos. 3. [Figurado] Abater, humilhar, arruinar.
a gazua
Chave falsa, ferro curvo que serve para arrombar fechaduras.
o berloque (2)
- Bijuteria que se prende a uma pulseira ou a uma corrente de relógio. 2. Coisa de pouco ou nenhum valor; ninharia, bagatela.
a satiríase (2)
- [Medicina] Excitação sexual mórbida e exagerada, nos homens. 2. Priapismo.
enfunar
Encher, inflar, tornar bojudo, retesar (diz-se do vento em relação às velas do navio e, p. ext., ao que incha
o tegumento (2)
- [Anatomia] Aquilo que reveste o corpo do homem e dos animais (a pele, o pelo, o cabelo, as plumas, as escamas, as unhas, as glândulas). 2. [Botânica] Invólucro ou camada que envolve e protege um órgão vegetal parcial ou totalmente.
o estelionatário (2)
1[Jurídico] Indivíduo que obtém vantagens em proveito próprio por fraude ou logro; vigarista. 2. Quem vende a mesma coisa mais de uma vez, para compradores distintos.
o estelionato (3)
- Obtenção de vantagens em proveito próprio por fraude ou logro; burla: 2. Venda da mesma coisa a duas ou mais pessoas. 3. Hipoteca feita de um bem já hipotecado.