Fisiologia Nervosa - Sistema Nervoso Central Flashcards
Que tipo de estruturas podemos encontrar neste sistema?
A principal diferença que observamos entre as estruturas da imagem é a sua cor:
- Substância cinzenta - pouca mielina: Corpos celulares
- Substância branca - com mielina (componente isolante dos axônios)
A que estruturas correspondem as meninges?
Correspondem a membranas que protegem o sistema nervoso central.
Temos 3 (de fora para dentro):
- Duramáter - rígida e está muito bem conectada com a face interna dos ossos da calote craniana ou com a face interna das apófises transversas e do corpo vertebral
- Arachnoid Mater (aracnoideia)- estrutura com trabéculas (linhas que fazem lembrar uma rede) que correspondem a prolongamentos de tecido entre o folheto externo da aracnoide e o folheto interno. Esta zona é bem vascularizada sendo que é local onde encontramos a maior parte dos vasos extracerebrais (artérias e veias)
- Piamáter - localiza-se internamente e aplicada contra estas fissuras e circunvoluções cerebrais.
Que tipos de células existem no sistema nervoso?
Neurónios - células principais mas não maioritárias
* Não sofrem proliferação celular sendo que qualquer neoplasia que o organismo sofra, não pode ser devido à “produção” de neurónios pois estes não se podem dividir
Célula da glia - mais numerosas que os neurónios
* Capacidade de divisão sendo que se existem alguma neoplasia intracraniana ou vem das células da glia ou das células que compõem as meninges
* Sofrem divisão e migração
* Encontramos célula da glia diferentes de acordo com a zona do sistema nervoso que estamos a estudar
Como podemos classificar morfologicamente os neurónios?
Unipolar: saída de 1 único prolongamento do corpo celular; o axónio que termina em várias dendrites que não se especializam em enviar informação, mas
Bipolar: saída de 2 prolongamentos do corpo celular; onde um termina com a função de enviar neurotransmissores e o outro com dendrites que recebem informação de outras células
Pseudo-unipolar: saída de 1 prolongamento do corpo celular que se bifurca sendo falsamente unipolar pois emite 1 polo, mas na verdade contém 2 polos (sensitivo e efetor onde um recebe informação e outro envia)
Multipolares: emitem múltiplos prolongamentos onde os axónios são mais espessos e compridos do que as dendrites
* Célula piramidal: neurónios específicos que encontramos em determinadas estruturas, estas células fazem lembrar uma pirâmide e são específicas no hipocampo (importante para a criação de memórias).
* Célula de Purkinje: grande densidade dendrítica e que é característica do cerebelo.
O que se entende por interneurónios?
Estruturas de articulação e comunicação entre as duas divisões que não são puramente sensitivas nem efetoras . Fazem a ponte entre neurónios sensitivos/divisão aferente e efetores/divisão eferente.
Quais são as funções dos astrócitos?
- Função trófica (nutrição neuronal) - os neurónios não são capazes de se nutrir pelo fluido intersticial diretamente. Como não têm reservas energéticas, os astrócitos são as células que captam os nutrientes (glucose) e passam para os neurónios. Basta interromper o fluxo de glucose e oxigénio aos neurónios por uns segundos que eles começam a perder funcionalidade.
- Regulação da transmissão sináptica - os astrócitos captam neurotransmissores nas fendas sinápticas participando na captação (1 dos 4 processos terminação da resposta sináptica)
- Regulação da migração neuronal - formam uma espécie de esqueleto que guia os neurónios de forma a que eles migrem de uma região para a outra
- Barreira hemato-encefálica
Como é constituída a barreira hemato-encefálica?
As camadas da barreira são:
- Células endoteliais - epitélio que reveste todos os vasos sanguíneos
- Pericito - célula de suporte das células endoteliais
- Prolongamentos dos astrócitos (amarelo)
É a barreira física e bioquímica que impede a passagem indiscriminada de substâncias do sangue para o cérebro, controlando estritamente o ambiente cerebral.
Qual a importância da existência de líquido cefalorraquidiano e qual é a sua função?
- Movimenta entre os diferentes ventrículos cerebrais e está a ser drenado por veias que chegam ao encéfalo e à medula espinhal, sendo reabsorvido por veias.
- Todas estas cavidades contém fluído, que é produzido pelas células ependimárias.
- Não tem a mesma concentração que o plasma, mas é produzido a partir de nutrientes que chegam às células ependimárias, a partir da circulação.
- Contém iões, glucose, proteínas e algumas células brancas em menor quantidade
Qual é a importância fisiológica do SN central?
A função primária no SNC, na fisiologia, corresponde à consciência, ou seja, estar alerta para o próprio e para o meio que o rodeia.
Tronco Cerebral
Em que porções está dividido?
É a região de junção da base do cérebro e a medula espinhal.
É dividida em 3 porções gerais:
- Mesencéfalo - porção superior em contacto com o cérebro
- Protuberância - peça intermédia mais dilatada
- Bulbo raquidiano
Tronco Cerebral
Qual é a importância fisiológica desta estrutura?
- Criação de consciência (grau) - é o local onde estão os neurónios que ligam todos os outros neurónios do encéfalo (é como a ligação de um botão de computador - estrutura com funções basais, mas não consegue fazer muita coisa sem a ativação dos neurónios de uma das 3 porções que enviam sinais excitatórios do cérebro para o organismo)
- Regulação da pressão arterial - nomeadamente no bulbo raquidiano, é aqui que encontramos um conjunto de neurónios que fazem parte da área vasomotora (centro integrador da pressão arterial).
- Controlo da ventilação - no mesmo local que os neurónios que controlam a pressão arterial. Como sabemos, respiramos involuntariamente, mas podemos fazê-lo de uma forma consciente e sempre que o fizermos, esses estímulos vêm do cérebro, mais especificamente do córtex motor. A maior parte é feita involuntariamente e os neurónios que controlam esta ventilação disparam os potenciais de ação automática chamados potenciais de ação marca-passo ou pacemaker por surgirem inconscientemente.
- É a origem aparente dos pares cranianos.
Tronco Cerebral
O que entendes pela formação reticular de ativação ascendente?
É o conjunto de neurónios que simboliza um “botão” de um computador que liga muitos sistemas no mesmo.
Na imagem abaixo, as estruturas representadas a vermelho na zona do tronco cerebral, estão a enviar múltiplos sinais através de axónios que vão terminar em múltiplos pontos do encéfalo, ou seja, têm a mesma origem interna e vão se difundindo para todo o encéfalo despertando todas as estruturas.
As estruturas mais externas devolvem a resposta que recebem reforçando a sua própria resposta, ou seja, a formação reticular excita/estimula neurónios corticais e estes em resposta, vão voltar a excitar a formação reticular fazendo com que o processo de perpetue enquanto o indivíduo estiver acordado e responsivo.
Tronco Cerebral
Como podemos avaliar os diversos graus de consciência?
Consciência é a propriedade que permite ao indivíduo estar ciente de si e do meio ambiente. É avaliada através de um eletroencefalografia (EEG) que regista os potenciais de ação de milhares-milhões de neurónios do SNC à superfície do couro cabeludo.
Ondas correspondentes aos diferentes estados de consciência:
- Ondas gama - indivíduo acordado e cognitivamente mais ativo/concentrado (ondas de maior frequência)
- Ondas beta - indivíduo acordado/vigil, mas não está concentrado (ondas um pouco menos frequentes
- Ondas alfa - indivíduo no limiar entre a vigília e a sonolência
- Ondas teta ou delta - diferentes estádios do sono
Tronco Cerebral
O que é o sono?
Corresponde a uma alteração ao estado de consciência sendo um estado de inconsciência relativa pois podemos ser despertados do mesmo.
Diencefálo
Quais são as 2 grandes divisões desta região?
- Tálamo - dividido ao meio pelo 3º ventrículo cerebral
- Hipotálamo - envolvido na geração de emoções e sensações de natureza básica