Fisiologia Da Dor Flashcards
Como se dá o processo de transdução na fisiologia da dor?
Transdução: o impulso doloroso é percebido pelos nociceptores e transformado em potencial de ação (ou seja, em corrente elétrica)
Como se da o processo de condução do impulso da dor?
Condução: a condução pode ocorrer por meio de Fibra Aß (diâmetro grande, mielinizada, condução rápida), Fibras A (diâmetro intermediário, mielinizadas com condução intermediária) e Fibras C (diâmetro pequeno, não mielinizadas, com velocidade de condução lenta). Até o final da condução, a pessoa ainda não sente dor
Como se dá o processo de transmissão do impulso da dor?
Transmissão - o impulso é conduzido até a coluna posterior da medula espinal
Como se dá o processo de modulação do impulso da dor?
Modulação - ainda na coluna posterior, o impulso chega a ser modulado antes de atingir regiões superiores do SNC. Essa modulação possui um papel adaptativo importantíssimo! Por esse mecanismo, uma dor pode ser inibida em cenários de lesão, ameaça, em uma reação de luta ou de fuga. Motivações, crenças, espiritualidade, afetividade, vínculo, confiança e segurança também podem causar modulação da dor
Como se dá o processo de percepção do impulso da dor?
Percepção: o impulso integrado é percebido como dor
A dor neuropática é caracterizada por lesão ou doença de qual sistema? E como essa dor é descrita?
A dor neuropática, causada por lesão ou doença do sistema somatossensitivo, é descrita como queimação, formigamento ou semelhante a um choque elétrico, piorando com o frio e à noite (pode até prejudicar a qualidade do sono).
Quais as causas clássicas de dor neuropática?
Como causas clássicas, temos a dor pós-acidente vascular encefálico, invasão tumoral do plexo braquial e neuralgia herpética
Como se caracteriza a dor somática?
A dor somática superficial é aquela que começa por estimulação de nociceptores localizados em estruturas superficiais (como a pele). Trata-se de uma dor bem localizada e definida.
Como se classifica a dor da cefaleia migranea?
No caso da migrânea, a gênese da dor provavelmente se deve a uma disfunção dos sistemas de controle sensitivos monoaminérgicos localizados no tronco encefálico e no hipotálamo. Por não preencher critérios para dor neuropática, nem para dor somática ou visceral, muitos classificam a dor da enxaqueca e das outras cefaleias primárias como disfuncional ou desmodulatória, justamente por não haver indícios claros de lesão tecidual que expliquem o quadro.
Quais doenças entram na classe de dores disfuncionais?
Cefaleia migranea, síndrome do intestino irritável e fibromialgia
Em quais receptores a pregabalina e a gabapentina atual?
A gabapentina e a pregabalina são ligantes do canal de cálcio alfa 2-delta. E são atualmente os tratamentos de primeira linha para uma variedade de causas de dor.
Atuam, portanto, em canais de cálcio