FÍSICA|RADIOPROTEÇÃO Flashcards
Nome que se dá a propagação de energia através de ondas eletromagnéticas?
RADIAÇÃO
Nome que se dá a distância entre os picos da propagação de energia através de ondas eletromagnéticas?
COMPRIMENTO
Nome que se dá a repetição do número de oscilações por tempo (ciclos) de uma onda eletromagnética?
FREQUÊNCIA
Unidade usada para expressar a frequência?
A frequência é inversamente proporcional ao valor de qual grandeza?
HERTZ (Hz)
LAMBDA (comprimento da onda eletromagnética)
Na física ondulatória, a relação entre frequência (f) e comprimento de onda (λ) é definida por qual equação?
c = f × λ
c = velocidade da onda (constante para um meio específico)
f = frequência
λ (Lambda) = comprimento de onda
Cite 4 exemplos de radiações não ionizantes?
ONDAS DE RÁDIO
MICROONDAS
RADIAÇÃO INFRAVERMELHO
LUZ VISÍVEL
Cite 4 exemplos de radiações ionizantes?
RAIOS X
RAIOS GAMA
PARTÍCULAS ALFA
PARTÍCULAS BETA
As radiações de alta frequência e as de baixa frequência são chamadas, respectivamente, de?
RADIAÇÕES IONIZANTES E RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES
Quando há interação entre elétrons e um alvo ou quando há instabilidade nuclear são produzidos, respectivamente?
FÓTONS DE RAIOS X E RAIOS GAMA
A radiação eletromagnética é quantizada. Isto significa que existem quantidades discretas de energia, na qual chamamos de?
FÓTONS
A diferença entre a radiação ionizante para a radiação não ionizante é que a primeira tem a capacidade de remover?
ELÉTRONS DOS TECIDOS
Energia é a capacidade de algo realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico, em que a unidade de medida é representada por joule (J). Porém, em radiologia utilizamos a unidade de energia expressa em?
ELÉTRON-VOLT
Para a produção de raios X é necessário que seja aplicada uma __________ entre um filamento, chamado de __________, e um alvo, chamado de __________. Estes componentes estão inseridos em um tubo a vácuo. Uma corrente de __________ é emitida de forma termiônica pelo filamento e direcionada a um alvo rotatório ou fixo. A desaceleração desta corrente pelo alvo produzirá os __________.
DIFERENÇA DE POTENCIAL (kVp)
CATODO
ANODO
ELETRONS (mA)
FÓTONS DE RAIOS X
No alvo (polo positivo) ocorre a desaceleração da corrente elétrica emitida pelo filamento (polo negativo). Qual é o nome que se dá ao alvo e ao filamento, respectivamente?
ANODO E CATODO
Qual é o nome da radiação representada na imagem?
RADIAÇÃO DE FREAMENTO ou RADIAÇÃO DE BREMSSTRAHLUNG
Os elétrons da corrente de filamento são desacelerados pelo campo magnético do núcleo do alvo. Quando os elétrons passam perto do núcleo são desviados e produzirão fótons com energia máxima. Quanto mais distante for do núcleo, menor a energia produzida. A esta radiação de freamento foi dado o nome como bremsstrahlung
A energia máxima dos fótons de raios x é determinada pelo valor da __________ aplicada ao tubo. Com o aumento do __________ do alvo, a produção de raios x torna-se maior.
TENSÃO DE PICO (kVp)
NÚMERO ATÔMICO (Z)
Quando a corrente elétrica emitida pelo filamento (polo negativo) interage com o alvo (polo positivo), ela pode remover o elétron da camada mais interna, a partir daí ocorre a emissão de qual tipo de radiação?
RADIAÇÃO CARACTERÍSTICA
Qual é o nome da radiação representada na imagem?
RADIAÇÃO CARACTERÍSTICA
Radiação Característica: Ocorre quando os elétrons em movimento chocam-se com os elétrons da camada mais interna (camada K) dos átomos do alvo (ex: tungstênio) no tubo de raios X e o desloca provocando a sua ejeção para fora do átomo. Ou seja, quando há passagem da corrente de elétrons pode ocorrer a remoção de elétron da camada mais interna do anodo. Essa remoção libera fótons de raios x e o elétron da camada mais externa desce um nível energético para ocupar o lugar daquele elétron ejetado da camada mais interna!
O incremento da energia da radiação via alvos com maior valor de __________ permite maior __________, sem a necessidade de incremento no kVp.
NÚMERO ATÔMICO (Z)
PENETRAÇÃO DA RADIAÇÃO
Quando os fótons emitidos pelo tubo de raios X interagem com os elétrons das camadas mais internas dos átomos do paciente, prevalecendo então a absorção, é chamado de?
EFEITO FOTOELÉTRICO
O fóton produzido pelo feixe incidente, no tubo de raios x, é totalmente absorvido pelo elétron da camada k do tecido. Este efeito depende da energia da radiação e do número atômico do meio absorvedor.
Quanto menor o valor de __________, menor é a energia média dos fótons e __________ será a probabilidade de ocorrer o efeito fotoelétrico.
KV
MAIOR
Quando fótons de alta energia (pelo incremento do kV) transferem parte de sua energia para camadas mais periféricas até os tecidos, há espalhamento dos fótons e dos elétrons do tecido. O nome desse efeito é?
EFEITO COMPTON
Qual o nome do efeito que faz parte do sinal (informação diagnóstica radiológica relevante) e degrada a qualidade da imagem radiográfica?
EFEITO COMPTON
Qual, das imagens a seguir, foi realizado com maior kVp?
IMAGEM B
A imagem A foi realizada com 80 kVp.
A imagem B foi realizada com 102 kVp.
O Bário e o Iodo são utilizados como meio de contraste. Sabendo que o número atômico (Z) do Bário é de 56 e o do Iodo é de 53, qual deles possuirá maior radiação característica?
O BÁRIO
O bário possui elevado número atômico (Z = 56). A emissão de radiação característica do pico k é de 37 keV, valor muito próximo da energia utilizada em fluoroscopia. No caso do iodo (Z = 53) a emissão de energia tem um pico k =33 keV.
Qual é o nome dado a espessura de tecido que reduz a intensidade do feixe à metade de seu valor inicial?
CAMADA SEMIRREDUTORA
Qual é o nome dado a espessura de tecido que reduz a intensidade do feixe à décima parte de seu valor inicial?
CAMADA DECIMORREDUTORA
Sabendo-se que para um determinado feixe de raio X diagnóstico o valor da CSR (camada semirredutora) é de 0,2 mm, em quantas vezes a exposição final do paciente será reduzida ao utilizar uma saia plumbífera de 1,0 mm de espessura equivalente?
32 VEZES
A camada semirredutora (CSR) inicial é de 0,2 mm. A saia plumbífera tem 1,0 mm de espessura. Calcularemos quantas vezes a exposição será reduzida:
Para cada CSR, a radiação é reduzida pela metade. Logo: 1,0 mm ÷ 0,2 mm = 5 CSR’s. Como o conceito da camada semirredutora é reduzir o feixe incidente pela metade, conclui-se que:
1 CSR = 1/2 do feixe incidente;
2 CSR’s = 1/2 x 1/2 = 1/(2^2) = 1/4 do feixe incidente;
3 CSR’s = 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/(2^3) = 1/8 do feixe incidente;
n CSR’s = 1/(2^n) do feixe incidente.
Portanto, como n = 5, a redução será: de 2^5 = 32 vezes
No espectro também estão presentes fótons de baixa energia, que não contribuem para a formação da imagem. Portanto, na saída do tubo é inserido um __________ (alumínio e/ou cobre) para a remoção destes fótons, que apenas irradiariam o paciente. Isto resulta em um aumento da energia média da radiação, tornando o feixe mais penetrante.
FILTRO
Nome da variável responsável por aumentar o poder de penetração dos fótons de raios x e por aumentar a quantidade de fótons de raios x produzidos?
kVp e mAs
O kVp influenciará a capacidade de penetração da radiação, bem como a quantidade dos fótons emitidos. Por exemplo, alterando uma técnica de exames de 70 para 80 kVp a radiação terá maior penetração e serão emitidos 26% a mais de fótons.
Nome da variável responsável por aumentar linearmente a quantidade de fótons produzidos, porém mantendo a energia (penetração) da radiação?
mAs
Qual variável na radiologia é responsável pela densidade da imagem?
mAs
Qual das três imagens possui menor kVp?
IMAGEM A
Se você precisar produzir uma imagem óssea com bastante detalhe e qualidade, deve-se colocar um valor __________ de mAs e __________ de kVp.
MAIOR E MENOR
A densidade da imagem (ajustada pelo mAs) é responsável pela eliminação de partes moles. Portanto, se você precisar produzir uma imagem óssea com bastante detalhe e qualidade, deve-se colocar um valor maior de mAs e menor de kVp.
Quais são os FATORES da radioproteção?
TEMPO, DISTÂNCIA E BLINDAGEM
Mnemônico: “T”udo “D”e “B”om.
Quais são os PRINCÍPIOS da radioproteção?
JUSTIFICAÇÃO, OTIMIZAÇÃO, LIMITAÇÃO DE DOSE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Acrônimo: “JOLP”.
O conceito da camada semirredutora (CSR) está relacionada a qual fator/princípio da radioproteção?
BLINDAGEM
Lembrando que blindagem é um fator da radioproteção!
Existe um conceito que é responsável pela distribuição de energia na radiação, sendo a representação gráfica da intensidade de fótons emitidos em função de sua energia (keV). Em outras palavras, trata-se de milhares de fótons por milímetro quadrado. Qual é o nome desse conceito?
ESPECTRO
Qual é o nome do dispositivo cuja função é servir como suporte estrutural para o pólo positivo (anodo) e negativo catodo), produzindo feixes de elétrons acelerados?
AMPOLA
Na produção dos raios X, aproximadamente 99% da energia cinética dos elétrons é dissipada na forma de?
CALOR
Por esse motivo, o ponto de fusão do material constituinte do alvo deve ser alto.
Qual tipo de ânodo deve ser utilizado nos tubos de raios x com a finalidade de dispersar o calor produzido durante uma exposição de uma área extensa?
ANODO GIRATÓRIO
Existe um diafragma de abertura, colocado entre o tubo de raios X e o paciente, que tem por finalidade limitar o feixe de raios X. Qual é o nome desse diafragma?
COLIMADOR
Quanto mais colimado é o feixe, melhor será a __________.
QUALIDADE DA IMAGEM
A __________ é uma estrutura responsável por remover a radiação secundária do feixe, proporcionando melhoria no contraste da imagem. Além disso, também retira até 40% da radiação primária e, para compensar a perda de informação, é necessário o aumento do __________.
GRADE
mAs
Qual das duas imagens teve a estrutura grade quebrada no raio-x?
IMAGEM B
Nome da estrutura cuja principal tarefa é fornecer uma voltagem extremamente alta para produzir os raios X com energia suficiente e quantidade adequada?
GERADOR
A precisão da visualização de uma estrutura individual do corpo na imagem, chamada de detalhe radiográfico, é conhecida como?
RESOLUÇÃO
A resolução da imagem depende do tamanho do ponto focal utilizado na aquisição da imagem. Desse modo, quanto __________ for a área emissora de interação no alvo, __________ será a visibilidade de pequenas estruturas em detalhes.
MENOR
MAIOR
Na radiologia, o ponto focal (local de colisão eletrônica no anodo) gera raios X. Quanto menor sua área, melhor resolução da imagem, pois reduz a dispersão e o espalhamento dos fótons de raio x. A área emissora determina a precisão na visualização de estruturas anatômicas, sendo fundamental para diagnósticos por imagem.
Considere os seguintes exames de imagem: TC, RNM, USG, Radiografia, Fluoroscopia e Câmera gama. Ordene-os, em ordem decrescente, em relação ao nível de resolução (detalhe) da imagem.
RADIOGRAFIA > FLUOROSCOPIA > TC > RNM > USG > CÂMERA GAMA
A habilidade do sistema de imagem em distinguir um objeto de sua vizinhança é conhecida como?
CONTRASTE
A variação randômica da densidade de fundo, nos exames de imagem, é conhecida como?
RUÍDO
Dentre as imagens a seguir, qual que possui menos ruído?
IMAGEM A
Na radiologia, as imagens são maiores que os objetos (estruturas atômicas) que elas representam, este fator é chamado de?
MAGNIFICAÇÃO
Dependendo da distância do detector em relação ao paciente, há introdução do fator de magnificação que gera uma distorção da imagem e, consequentemente, a má representação do objeto radiografado. Dessa forma, quanto maior a __________, menor serão o __________, a __________, a __________ e a __________.
DISTÂNCIA FOCO-FILME
BORRAMENTO
MAGNIFICAÇÃO
DISTORÇÃO DA IMAGEM
DOSE NO PACIENTE
O fator geométrico da radiologia que diz respeito à reprodução incorreta do tamanho ou da forma dos tecidos na imagem é conhecido como?
DISTORÇÃO
Em uma imagem com distorção, podemos observar que as estruturas não foram capturadas corretamente pelo receptor. Isso pode acontecer quando o __________ não incide exatamente no __________.
RAIO CENTRAL DO FEIXE PRIMÁRIO
CENTRO DO OBJETO
Apesar da distorção alterar o tamanho ou a forma dos tecidos da imagem, ela pode ser criada a partir de uma angulação deliberada do raio central e ser utilizada vantajosamente em diversos procedimentos radiográficos, por exemplo, como em exames de?
RAIOS X DE EXTREMIDADES, COMO EM EXAMES REALIZADOS NO CRÂNIO
É preciso controlar o nível de distorção para minimizar a perda de qualidade e gerar uma imagem válida para um possível diagnóstico.
I- Removem a radiação secundária do feixe e proporcionam melhoria no contraste da imagem?
II- São dispositivos que limitam o tamanho do campo de incidência dos raios X?
III- Regula o fornecimento de tensão de alta voltagem com corrente contínua?
IV- Refere-se a habilidade do sistema de imagem para distinguir um objeto de sua vizinhança?
I- GRADE;
II- COLIMADOR;
III- GERADOR;
IV- CONTRASTE.
Qual tipo de radiologia os raios X são capturados por uma placa de circuitos sensível à radiação, que gera uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos?
RADIOGRAFIA DIGITAL DIRETA
I- Refere-se à variação randômica da densidade de fundo?
II- Compreende um diafragma de abertura utilizado para restringir o feixe?
III- Diz respeito à reprodução incorreta do tamanho ou da forma dos tecidos na imagem?
I- RUÍDO;
II- COLIMADOR;
III- DISTORÇÃO.
Por meio do gerador é possível selecionar a energia, a quantidade de _________ de raios X e o tempo de exposição.
FÓTONS
Quando comparada com as demais radiografias, a imagem radiográfica da mama é a que requer o mais alto padrão técnico na sua execução. Isto se deve à própria estrutura dos tecidos que compõem o órgão (tecidos de densidades muito semelhantes) e à geometria bastante particular com que ele é radiografado, sendo dependente de?
COMPRESSÃO E POSICIONAMENTO RIGOROSO
O motivo da mamografia exigir o uso de equipamentos de raios X projetados especificamente para otimizar a detecção do câncer de mama se deve ao fato?
DAS DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS ENTRE TECIDOS FIBROGLANDULARES NORMAIS, TECIDOS CANCERÍGENOS E PRESENÇA DE MICROCALCIFICAÇÕES SEREM BASTANTE TÊNUES
Figura 3A: Atenuação dos tecidos mamários, adiposo, glandular e ductal e do carcinoma representados pelos coeficientes de linear em função da energia. A comparação dos três tecidos mostra uma diferença muito pequena entre o glandular e os tecidos cancerosos.
Figura 3B: Contraste percentual do carcinoma ductal em relação ao tecido glandular declina rapidamente com energia.
O tubo de raios X dedicado a mamografia tem semelhanças quando comparado ao tubo de raios X convencional, porém suas particularidades são fundamentais para a imagem mamográfica. Para uma melhor uniformidade das radiografias, o tubo de raios X segue a orientação do posicionamento do cátodo sobre a __________ da(o) paciente e o ânodo sobre a __________.
PAREDE TORÁCICA
PORÇÃO ANTERIOR (MAMILO)
Qual é o objetivo do anodo giratório?
DISSIPAR O CALOR GERADO DURANTE A PRODUÇÃO DE RAIOS X
O ponto focal da mamografia geralmente varia de 0,1 a 0,3 mm, que é o menor tamanho possível para detectar qual alteração?
MICROCALCIFICAÇÕES
Existe um fenômeno que pode ocorrer, durante a realização de uma mamografia, responsável por reduzir o contraste radiográfico da imagem da mama. Esse fenômeno é dependente da espessura da mama e da área de campo. Qual é o nome desse fenômeno?
DISPERSÃO
Qual estrutura do mamógrafo é responsável por transmitir cerca de 60% a 70% da radiação primária e absorver 75% a 85% da radiação espalhada,
GRADE ANTIDIFUSORA
Tem como objetivo reduzir o espalhamento da radiação que desvia sua trajetória e chega ao registro de imagens
Na mamografia digital, ao contrário da mamografia em tela-filme, o principal efeito adverso dos raios X dispersos não é a redução do contraste. O contraste pode ser melhorado por qualquer quantidade desejada por processamento pós-aquisição, como janelamento. O principal efeito adverso da dispersão na mamografia digital é?
OS FÓTONS ESPALHADOS ADICIONAREM RUÍDO ALEATÓRIO, DEGRADANDO A RELAÇÃO SINAL-RUÍDO (SNR)
Qual é a principal motivação para desistência ou resistência na realização da mamografia?
COMPRESSÃO DA MAMA
Quais são as 6 vantagens da realização da compressão, durante o exame da mamografia?
REDUZIR OS EFEITOS DE IMAGEM CAUSADOS PELA SOBREPOSIÇÃO DE TECIDO MAMÁRIO
REDUZIR O BORRAMENTO GEOMÉTRICO (estruturas mais próximas ao detector de imagem)
REDUZIR A DOSE DE RADIAÇÃO (menor espessura, menor tempo, menor probabilidade de movimentos)
REDUZIR A DEGRADAÇÃO DA IMAGEM PELO ESPALHAMENTO
PRODUZIR UMA ESPESSURA MAIS UNIFORME
Qual é o limite de compressão nacional pela RDC 330 In 54?
11 A 18 KGF