Filosofia Flashcards
Diferencie o pensamento mítico do pensamento filosófico.
Enquanto a filosofia se baseia na razão e na lógica para embasar os estudos e
reflexões sobre a existência humana, o conhecimento, os valores morais e
estéticos, o mito recorre a esclarecimentos apoiados em crenças e narrativas atreladas aos fenômenos da natureza para compreender a origem das coisas.
Relacione os seguintes conceitos filosóficos: intenção e clarificação.
As intenções filosóficas são os questionamentos, já a clarificação diz respeito à explicação em detalhes de uma alegação (que pode ser verdadeira ou falsa); a justificativa serve para compreender o quão verdadeiros são os argumentos de uma alegação.
Diferencie doxa de episteme.
Doxa: opinião.
Episteme: conhecimento.
Qual era o objeto de estudo dos filósofos pré-socráticos? Qual a metodologia usada por eles?
O objeto de estudo era a natureza. Metodologia: “O ato de observar a natureza, a fim de propor uma possível origem racional para tudo”.
Quem eram os Sofistas e qual o posicionamento deles em relação ao problema da verdade?
Os sofistas eram grandes oradores e mestres da retórica; defendiam que a verdade é subjetiva, ou seja, dependeria do ponto de vista “doxa” – relativistas.
Explique as etapas do método socrático e qual era o seu objetivo.
O método socrático consiste em chegar a uma síntese a partir de duas posições opostas – dialética.
Possui duas fases: ironia e maiêutica. A ironia era composta por perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade: precisava reconhecer a própria ignorância. Na maiêutica o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito. Sócrates compreendia que as ideias já estão dentro das pessoas e são conhecidas por sua alma eterna. Entretanto, a pergunta correta pode fazer com que a alma se recorde de seu conhecimento prévio.
Explique em que consiste a teoria das ideias de Platão.
Platão concebia a realidade de maneira dualista: realidades distintas de mundo das ideias e mundo sensível. Os objetos de sensação são materiais, mutáveis e imperfeitos, já as ideias têm características opostas às características dos objetos particulares, elas são imateriais, imutáveis e perfeitas. Para Platão o mundo de objetos que vemos a nossa volta é uma cópia de ideias que já existiam e sempre existiram.
Relacione felicidade e virtude no pensamento aristotélico.
A Eudaimonia é a finalidade da experiência humana (felicidade). Ela se consegue mediante às virtudes (equilíbrio) e através do hábito.
Coragem: justo-meio (virtude) entre o medo e a imprudência. Quanto mais equilibrada for a vida do indivíduo mais feliz ela vai ser.
Descreva o caminho para a ataraxia proposto por cada escola helenística.
Ataraxia: paz, sossego.
Epicurismo: prazeres moderados; Cinismo: desapego e vida simples; Ceticismo: epokhé – suspensão dos juízos; Estoicismo: aceitar o destino.
Qual é a relação entre fé e razão na filosofia cristã?
Na filosofia cristã existe um diálogo entre fé e razão, uma vez que a verdade revelada (Jesus) precisa ser justificada através da argumentação filosófica. Em caso de confronto, a fé é superior à razão.
Qual é a causa do mal, segundo Santo Agostinho?
O mal é a ausência do bem. Deus criou todas as coisas boas e a causa do mal é o livre arbítrio.
Como Santo Tomás de Aquino relaciona Deus com o primeiro motor aristotélico?
Aristóteles dizia que havia um primeiro motor imóvel que deu origem a todas as coisas, São Tomás de Aquino dizia ser Deus.
Causa causadora que não é causada
Diferencie racionalismo de empirismo.
Racionalismo: o conhecimento provém da razão e não dos sentidos. Empirismo: o conhecimento provém da experiência (sentidos).
Qual é a importância da dúvida no pensamento cartesiano? Quais as características dela?
A dúvida é o ponto de partida para o conhecimento, ela é metódica, submete-se ao método, e hiperbólica, atinge os sentidos e a razão.
Explique o seguinte pensamento cartesiano: Penso, logo existo.
A primeira certeza cartesiana evidente foi de sua própria existência, uma vez que ele podia pensar, ele existia.