Figura Jurídica do Empregado Flashcards
Considera-se empregador a ___________, ____________ ou ________, que, _________ __ _________ __ ________ _________, admite, ________ e dirige a prestação ___________ __ __________.
empresa; individual; coletiva; assumindo os riscos da atividade econômica; assalaria; pessoal de serviço.
Considera-se empregado toda ___________ que prestar serviços de natureza _____________ a empregador, sob a dependência deste e ___________________.
pessoa física;
não eventual;
mediante salário.
É indiferente para configuração do vínculo empregatício o tipo de trabalho realizado. Basta que estejam presentes os requisitos dos arts. 3º e 2º da CLT. Assim, não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição do trabalhador, exceto entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
ERRADO
Nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
É indiferente para a configuração do vínculo empregatício o local de prestação dos serviços. Por isso, é perfeitamente viável a figura do empregado em domicílio, bem como a do trabalhador a distância.
CORRETO
A exclusividade é requisito para caracterização da relação de emprego. Pode, inclusive, ser estipulada mediante cláusula contratual.
ERRADO
A exclusividade não é requisito para caracterização da relação de emprego. Pode, entretanto, ser estipulada mediante cláusula contratual.
O detentor de cargo ou função de confiança não perde, por este motivo, a qualidade de empregado. Entretanto, ao passo que há visível redução do âmbito de incidência da subordinação jurídica, seus direitos trabalhistas são mitigados, notadamente em relação aos seguintes aspectos: a) não incidência das normas relativas à jornada de trabalho; b) possibilidade de reversão ao cargo anteriormente ocupado; c) possibilidade de transferência unilateral.
CORRETO
Os bancários que exercem cargos ou funções de confiança fazem jus à jornada especial do bancário (6h), e recebem gratificação de, no mínimo, 1/3 do salário do cargo efetivo. Também se sujeitam à reversão e à transferência unilateral.
ERRADO
Os bancários que exercem cargos ou funções de confiança não fazem jus à jornada especial do bancário (6h), desde que recebam gratificação de, no mínimo, 1/3 do salário do cargo efetivo. Também se sujeitam à reversão e à transferência unilateral.
O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho interrompido, não se computando o tempo de serviço desse período, salvo se permanecer a subordinação jurídica inerente à relação de emprego.
ERRADO
O contrato de trabalho é suspenso, pois passa a ter retirada e não salário.
Não há, em princípio, qualquer incompatibilidade entre as figuras do sócio e do empregado, tendo em vista que a pessoa jurídica não se confunde com a pessoa física de seus sócios. Somente não poderá ser empregado o sócio detentor de intensa participação na sociedade, caracterizada pela affectio societatis (que traz consigo a ideia de autonomia).
CORRETO
Empregado doméstico é aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa física, jurídica ou à família no âmbito residencial destas.
ERRADO
Pessoa jurídica nunca poderá ter empregado doméstico em virtude da natureza essencialmente lucrativa desta entidade.
Uma instituição sem fins lucrativos, justamente por esta característica, poderá contratar um empregado doméstico?
Pessoa jurídica jamais poderá admitir empregado doméstico.
Além dos requisitos da pessoalidade, onerosidade e subordinação, são requisitos adicionais para configuração do vínculo de emprego doméstico a:
_______________________________;
_______________________________;
_______________________________.
continuidade (e não e mera não eventualidade);
a prestação de serviços sem finalidade lucrativa;
e o empregador ser pessoa física ou família.
Pessoa jurídica jamais poderá admitir empregado doméstico. Admite-se, contudo, a contratação de doméstico por grupo unitário de pessoas físicas (___________, por exemplo), desde que a atividade não tenha qualquer _________ _________. Os empregados de condomínios residenciais, embora ausente a finalidade lucrativa, não são considerados ______________.
república estudantil;
finalidade lucrativa;
domésticos.
A natureza do serviço prestado não importa para a caracterização do empregado doméstico. Existentes os requisitos adicionais (quais?), o empregado será doméstico. Também não importa o local da prestação dos serviços, desde que o trabalho se refira a interesse pessoal ou familiar.
CORRETO
Os requisitos adicionais são:
continuidade (e não e mera não eventualidade);
a prestação de serviços sem finalidade lucrativa;
e o empregador ser pessoa física ou família.
É vedado, em qualquer hipótese ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia.
ERRADO
Poderão ser descontadas as despesas com moradia quando esta se referir a local diverso da residência em que ocorrer a prestação de serviço, e desde que essa possibilidade tenha sido expressamente acordada entre as partes.
É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.
CORRETO
É empregado rural (ou rurícola) aquele empregado que presta serviços a empregador rural. O boia-fria é, em regra, empregado. Por sua vez, o “gato” é mero intermediário, preposto do real empregador.
CORRETO
Empregador rural é aquele que exerce ________ _____________, assim considerada a exploração de atividade rural com __________ ________, ou ainda a _______ ______ (atividade de cunho industrial desenvolvida em estabelecimento agrário).
atividade agroeconômica;
finalidade econômica;
indústria rural.
É considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no âmbito de empresa cuja atividade é preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, não enfrenta o trânsito das estradas e cidades.
CORRETO
O empregado que trabalha em empresa de reflorestamento, cuja atividade está diretamente ligada ao manuseio da terra e de matéria-prima, é rurícola e não industriário, nos termos do Decreto nº 73.626, de 12.02.1974, art. 1º, § 4º, pouco importando que o fruto de seu trabalho seja destinado à indústria.
ERRADO
Esta previsto no art. 2º, § 4º e não no art. 1º, § 4º. SACANAGEM
Considera-se rurícola empregado que, a despeito da atividade exercida, presta serviços a empregador agroindustrial (art. 3º, § 1º, da Lei nº 5.889, de 08.06.1973), visto que, nesse caso, é a atividade preponderante da empresa que determina o enquadramento.
CORRETO