Fibrose pulmonar Flashcards
Características Iniciais da Fibrose
periferia do lóbulo pulmonar secundário, resultando em espessamento irregular dos septos interlobulares e do interstício subpleural. O espessamento fibroso das estruturas intralobulares origina uma reticulação fina, frequentemente associada à distorção lobular.
Bronquiectasia ou Bronquiolectasia de Tração
dilatação irregular dos brônquios ou bronquíolos, secundária à fibrose pulmonar retrátil circundante.
PIU: mais periférica;
PINE: mais central devido à predominância peribroncovascular da fibrose
Favos de mel na TC de tórax
cistos subpleurais de tamanho uniforme em meio a cicatrizes densas; são caracterizados microscopicamente por espaços aéreos aumentados cercados por fibrose e revestidos por epitélio bronquiolar e alveolar hiperplásico.
Caracterização das opacidades em vidro fosco
A opacidade em vidro fosco é caracterizada por uma opacidade em imagens de TC que não apaga os feixes broncovasculares subjacentes.
A presença de vidro fosco em pacientes com doença intersticial pulmonar (DIP) pode representar inflamação reversível ou fibrose intersticial fina.
Também ocorre quando há exacerbação aguda, infecção ou edema sobreposto à fibrose preexistente
Padrão PIU
característica histopatológica e radiológica da FPI (Fibrose Pulmonar Idiopática). As características na TC do padrão PIU incluem favo de mel, com ou sem bronquiectasia ou bronquiolectasia de tração, predominando em locais subpleurais e basais, mas com uma distribuição frequentemente heterogênea ou difusa
PINE
vidro fosco + anormalidade reticular subjacente.
Bronquiectasia de tração com predominância peribroncovascular e relativa preservação subpleural.
Associação com doenças vasculares colagenosas, o sinal de borda reta com demarcação horizontal do parênquima pulmonar normal a partir do tecido pulmonar fibrótico no plano coronal também pode ser observado
PH fibrótica
PH (Pneumonite de Hipersensibilidade) fibrótica geralmente aparece como fibrose difusa ou fibrose predominante nos pulmões médios ou superiores, com Opacidade em Vidro Fosco, mosaicismo, reticulação fina ou grosseira irregular e bronquiectasia de tração.
PADRÃO DAS 3 DENSIDADES
Padrão de três densidades na TC inspiratória
altamente específico para o diagnóstico de PH fibrótica
Combinação fibrose enfisema
enfisema predominante nos lobos superiores e fibrose predominante nos lobos inferiores.
síndrome clínica associada a maior incidência de câncer de pulmão e hipertensão pulmonar