Febre Sem Sinais Localizatórios Flashcards
Evitar o uso de expectorantes, pois são medicamentos que só fazem fluidificar o muco, e isso conseguimos hidratando o paciente. Qual a única situação em que podemos lançar mão de medicamentos que fluidifiquem? E qual o fármaco indicado?
Fibrose cística e o medicamento indicado é a Carbocisteína.
Regra de Hollidey-Segar?
Cálculo para reposição (de manutenção) volêmica na criança! * até 10kg, o fluido diário necessário é de 100 mL/kg. * 11 a 20kg, 1000 mL + 50 mL/kg para cada kg acima de 10. * >20kg, 1500 mL + 20 mL/kg para cada kg acima de 20, até um máximo de 2400 mL diário. Observe que este cálculo não se aplica a recém-nascidos (0 a 28 dias)
Febre isolada em bebês menores de 3 meses, conduta?
Internar para afastar causas graves, pois bebês de menos de 3 meses não têm tanto contato social para ter infecções, então precisamos afastar! Independente da intensidade da febre!
Febre sem sinais localizatórios? (definição)
Ocorrência de febre com menos de 7 dias de duração numa criança em cujo caso a história e o exame físico cuidadosos não revelam a causa da febre.
A maioria das crianças com FSSL tem qual diagnóstico? (2)
- Doença infecciosa aguda autolimitada
- Fase prodrômica de uma doença infecciosa benigna
Que condição deve ser afastada diante de uma criança com FSSL?
Infecção bacteriana grave.
Infecção bacteriana grave? (definição) Exemplos? (7)
Infecções que, caso ocorra atraso no diagnóstico, acarretam risco de morbidade ou mortalidade. 1. Bacteremia oculta 2. Pneumonia 3. Infecção urinária 4. Meningite bacteriana 5. Artrite séptica 6. Osteomielite 7. Celulite
Conduta diante de uma criança com FSSL?
Triar o risco para IBG de acordo com presença ou não de:
- Toxemia
- Idade
- Valor da temperatura
A avaliação quanto a presença ou não de toxemia deve ser feita com a criança afebril, pois a própria febre pode deixar o paciente com variados graus de prostração. (V ou F?)
Verdadeiro.
Critérios para diagnosticar uma criança com toxemia? (10)
Consideradas crianças toxêmicas aquelas que apresentem: 1. Algum grau de inabilidade de interagir com os pais ou responsáveis 2. Irritabilidade 3. Alteração do nível de consciência 4. Hipoatividade 5. Hipotonia 6. Letargia 7. Hiper ou hipoventilação 8. Hipotensão 9. Taquicardia 10. Sinais de má perfusão periférica ou cianose
Conduta diante de criança com FSSL e aparência toxêmica? (3)
- Triagem laboratorial - hemograma, hemocultura, sedimento urinário, urocultura, e, quando indicado, líquor (análise bioquímica, coloração de Gram e cultura), radiografia torácica e coprocultura.
- Introdução de ATB parenteral de amplo espectro
- Admissão hospitalar
Que critério usar para decidir como conduzir crianças com FSSL e sem aparência toxêmica?
Classificadas em três grupos etários distintos para efeitos de avaliação de FSSL: 1. Recém-nascidos (< 30 dias de vida) 2. Lactentes jovens (de 30 a 90 dias) 3. Crianças de 3 a 36 meses de idade
Como conduzir Recém-nascido com FSSL e sem aparência toxêmica?
Pelo maior risco de IBG: Interna para coleta da triagem laboratorial e introdução de antibiótico empírico (ampicilina e cefotaxima) até identificação do foco ou resultados finais das culturas.
Como conduzir Lactentes jovens com FSSL e sem aparência toxêmica?
Avaliar em relação ao risco de IBG através dos critérios de Rochester. Baixo Risco: Preencher todos os itens previstos por esses critérios! - Opção de observação domiciliar quando os pais ou responsáveis tinham condições socioculturais para tal: maturidade, termômetro e telefone em casa, carro disponível, moradia a uma distância do hospital percorrível em no máximo 30 minutos e possibilidade de retorno em até 24 horas. OU Ficar em observação por no mínimo 24 horas no serviço. - Ceftriaxone empírico intramuscular só foi considerado quando realizada, previamente, a coleta de líquor. Alto Risco: Não preenchimento de apenas um dos itens! - Internar com antibiótico empírico (ceftriaxone) até o resultado final das culturas ou a identificação, na evolução, do foco de infecção após coleta da triagem laboratorial.
Como conduzir crianças de 3 a 36 meses com FSSL e sem aparência toxêmica?
Conduzir de acordo com a temperatura axilar! ≤ 39ºC : Orientar, após avaliação clínica cuidadosa e levar em consideração as condições socioculturais da família, a retornarem diariamente para reavaliação clínica até resolução da febre ou identificação do foco infeccioso. > 39ºC: Coletar amostra de urina por cateterização vesical ou jato médio para realização de análise bioquímica (fita reagente, microscopia e coloração de Gram) e urocultura.