Farmacocinética Flashcards
Quais são as fases gerais da farmacocinética?
1 ►Administração
2 ►Absorção: alcançar a corrente sanguínea (compartimento central)
3 ►Metabolismo de 1a passagem.
4 ►Biodisponibilidade.
5 ►Distribuição: para o local de ação terapêutica; local de ação inesperada; e reservatórios residuais.
6 ► Eliminação.
Vias de administração de drogas
Quais são os fatores que influenciam a absorção de um fármaco?
► pH (pesquisar pq o Dayan cobrou isso na prova passada)
- A maioria dos fármacos é um ácido ou base FRACA!
► Fluxo de sangue no local de absorção
► Área de superfície disponível p/ absorção
► Tempo de contato c/ a superfície de absorção
► Expressão da glicoproteína P
- A glicoproteína P é uma proteína transportadora transmembrana para vários fármacos, sendo responsável pelo transporte de várias moléculas, incluindo fármacos, através da membrana celular. É expressa por todo o organismo e, nas áreas de expressão elevada, a glicoproteína-P diminui a absorção de fármacos. Além de transportar vários fármacos para fora das células, ela também está associada com a resistência a vários fármacos.
- No fígado:
- transportar fármacos p/ a bile visando à sua eliminação
- Nos rins:
- bombear fármacos para a urina visando à excreção.
- Na placenta:
- transportar fármacos de volta para o sangue materno, reduzindo, assim, a exposição do feto aos fármacos.
- No intestino:
- transportar fármacos para o lúmen intestinal e reduzir a absorção
- Nos capilares do cérebro:
- bombear os fármacos de volta ao sangue, limitando seu acesso ao cérebro.
- No fígado:
Fatores que influenciam na biodisponibilidade dos fármacos?
► Metabolismo de 1a passagem:
- Ver card sobre 1a passagem!
► Solubilidade do fármaco
- Um bom fármaco deve ser lipofílico, e msm assim apresentar alguma solubilidade em água, p/ que possa atravessar a MP (lipídica) e se dissolver no citoplasma. Essa é uma das razões pelas quais vários fármacos são ácidos fracos ou bases fracas (os quais, na maioria das vezes atendem esses quesitos).
► Instabilidade química do fármaco
► Natureza da formulação do fármaco.
Biodisponibilidade: explique o que é metabolismo de 1a passagem.
Quando um fármaco é absorvido a partir do TGI, primeiro ele entra na circulação portal antes de entrar na circulação sistêmica. Se o fármaco é rapidamente biotransformado no fígado ou na parede intestinal durante esta passagem inicial, a quantidade de fármaco inalterado que tem acesso à circulação sistêmica diminui. (Nota: a biotransformação na primeira passagem pelo intestino ou fígado limita a eficácia de vários fármacos quando usados por via oral. Por exemplo, mais de 90°/o da nitroglicerina é depurada em uma única passagem através do fígado, o que é a principal razão por que este fármaco é administrado por via sublingual.) Fármacos que sofrem biotransformação de primeira passagem elevada devem ser administrados em quantidade suficiente para assegurar que fármaco ativo suficiente alcance a concentração desejada.
REAÇÕES DE BIOTRANSFORMAÇÃO DE FÁRMACOS
Os rins não conseguem eliminar os fármacos lipofílicos de modo eficiente, pois eles facilmente atravessam as membranas celulares e são reabsorvidos nos túbulos contorcidos distais. Por isso, os fármacos lipossolúveis 1o devem ser biotransformados no fígado em substâncias mais polares (hidrofílicas) usando dois grupos gerais de reações, denominados Fase 1 e Fase 2: envolvem o acréscimo de grupos hidroxila ou a remoção de grupos bloqueadores das hidroxilas, carboxilas, ou grupo amina [FASE 1]; conjugação com sulfato, glicina ou ácido glicurônico p/ aumentar a polaridade do fármaco. Os conjugados são ionizados, e as moléculas carregadas não conseguem difundir para fora do lúmen renal [FASE 2].
► Reações de Fase I:
- As reações de Fase 1 convertem moléculas lipofílicas em moléculas mais polares, introduzindo ou desmascarando um grupo funcional polar, como -OH ou -NH2.
- Reação de Oxidação, Redução ou Hidrólise…
-
Usam o sist. citocromo P-450 → é uma superfamília de isozimas encontradas principalmente no fígado e no TGI.
- O sistema P450 é importante para a biotransformação de vários compostos endógenos (como esteroides, lipídeos, etc.) e para a biotransformação de substâncias exógenas (xenobióticos).
- OBS: Há variabilidade genética, entre indivíduos e grupos raciais, do sist. citocrômo P-450:
► Reações de Fase II:
- Essa fase consiste em reações de conjugação.
- Se o metabólito resultante da Fase 1 é suficientemente polar, ele pode ser excretado pelos rins. Contudo, vários metabólitos de Fase 1 ainda são lipofílicos e acabam retidos pelos túbulos renais. Uma reação subsequente de conjugação com um substrato endógeno - como ácido glicurônico, ácido sulfúrico, ácido acético ou aminoácido - produz um composto polar em geral mais hidrossolúvel e terapeuticamente inativo.
- Os neonatos são deficientes nesse mecanismo de conjugação:
- São particularmente vulneráveis a fármacos como o c/oranfenico/, inativado pelo acréscimo de ácido glicurônico, resultando na síndrome do bebê cinzento.
OBS MASTER!
Os fármacos que possuem um grupo -OH, -NH2 ou -COOH podem entrar diretamente na Fase 2 e ser conjugados sem uma reação de Fase 1 prévia.
Dose de ataque Vs Dose de manutenção