EXTERNALIDADE E BENS PÚBLICOS Flashcards

1
Q
  1. De acordo com o que vimos sobre externalidade, responda: quais fatores poderiam limitar o alcance do nível eficiente de emissões de poluentes?
A
  1. Quando falamos em externalidade, devemos lembrar que essa se refere a uma falha de mercado. Certos fatores podem limitar o alcance do nível eficiente de emissões de poluentes, como por exemplo regulações complexas para o setor, assim como altas taxas, as quais afetarão os custos das empresas para produzir, e essas terão dificuldades para maximizar seus lucros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. Sob quais circunstâncias o governo deve substituir as empresas como produtor de bens e serviços?2. Sob quais circunstâncias o governo deve substituir as empresas como produtor de bens e serviços?
A
  1. Aqui, entramos no conceito dos free riders, os caronas, que ocorrem na impossibilidade de exclusão da oferta de um determinado bem, ou seja, quando torna-se difícil ou até mesmo ineficiente que mercados ofereçam produtos de maneira eficiente. Um exemplo é um espetáculo pirotécnico, que pode ser visto por todas as pessoas, independente se estejam nos quintais de suas casas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. Nos nossos estudos, aprendemos que a existência de externalidades aponta para o surgimento das falhas de mercado. A partir disso, vimos que surgem soluções tanto públicas quanto privadas. Sobre essas soluções, verifique as alternativas verdadeiras e assinale a alternativa correta.

I. Soluções públicas são baseadas somente na aplicação de multas.

II. As permissões transferíveis para as emissões são uma forma de permissão de externalidade negativas baseadas em um sistema que aloca um nível máximo de tal externalidade para um determinado setor.

III. As soluções privadas podem ser verificadas a partir de fusões, sanções sociais e pelas negociações de ambas as partes envolvidas.

a) Apenas a alternativa I é verdadeira.
b) Apenas a alternativa II é verdadeira.
c) Apenas a alternativa III é verdadeira.
d) Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.

A
  1. E.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. Por que os bens públicos se constituem como uma externalidade positiva?
A
  1. O bem público permite que uma pessoa o utilize sem excluir a possibilidade de outra pessoa também utilizar. Exemplo: os parques da cidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. A partir da seguinte afirmativa: bens públicos são “bens não exclusivos e não rivais: o custo marginal de provê-los para um consumidor adicional é zero, e as pessoas não podem ser excluídas de seu consumo” (PINDYCK E RUBINFELD, 2013, p. 682), assinale a alternativa correta sobre bens não exclusivos.
    a) São aqueles que o custo marginal de produção é zero quando há um consumidor adicional.
    b) São exemplos de todos os bens privados, pois quando um consumidor adquire um bem, esse se torna indisponível para os demais.
    c) São aqueles que as pessoas não podem ser impedidas de consumi-lo, de forma que não é possível cobrar pela sua utilização.
    d) Somente poderão ser considerados não exclusivos quando também forem considerados não rivais.
    e) Não há possibilidade dos bens públicos serem considerados não exclusivos, pois toda oferta de um bem pelo governo deve dar direito a toda população de obtê-lo.
A
  1. C.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly