EQUILÍBRIO GERAL E O LIVRE COMÉRCIO Flashcards
- De acordo com o que estudamos sobre o mercado em equilíbrio, explique o que você entende por equilíbrio parcial e por equilíbrio geral.
- A análise de equilíbrio parcial pressupõe que o mercado de interesse não afete outros mercados, enquanto isso a análise de equilíbrio geral examina todos os mercados simultaneamente.
- Quais seriam as implicações de política de uso da análise de equilíbrio parcial em detrimento da análise de equilíbrio geral?
- Somente com a análise do equilíbrio parcial poderíamos chegar a uma quantidade ou um preço de equilíbrio inferior ou superior ao real.
- A partir dos nossos estudos sobre alocação eficiente, verifique as afirmativas a seguir, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F), e assinale a alternativa correta.
I. Uma alocação é eficiente quando não é possível aumentar o bem-estar de nenhum consumidor por meio de trocas sem que o bem-estar de algum outro consumidor seja reduzido.
II. A Taxa Marginal de Substituição, TMS, indica a preferência de um único consumidor que terá o aumento do seu bem-estar.
III. O diagrama de Edgeworth permite analisar todas as possíveis alocações de duas mercadorias entre duas pessoas, ou entre dois insumos e dois processos de produção.
a) V, V, V.
b) V, F, F.
c) V, F, V.
d) F, F, V.
e) F, V, F.
- B.
- A partir dos estudos sobre o livre comércio e as vantagens comparativas, explique o que é a fronteira de possibilidade de produção.
- A fronteira de possibilidades de produção apresenta todas as alocações eficientes em termos dos níveis de produção, que podem ser obtidos a partir de determinada quantidade de insumos. Assim, o livre comércio permite a expansão da fronteira de possibilidades de produção dos países.
- Observamos, ao final da unidade, que o comércio entre os países permite que estes ajustem suas produções e se especializam naquelas que possuem vantagem comparativa. Para isso, um determinado setor diminuirá sua produção para aumentar em outra, ocasionando desemprego nesse setor. Assim, explique, a partir do âmbito industrial e social, os impactos do livre comércio.
- O livre comércio traz vantagens para as indústrias, as quais se especializam produzindo os bens que possuem vantagens comparativas, ou seja, seus custos são menores, e então haverá a maior exportação desses produtos, cabendo a importação daqueles em que a produção diminuiu.
Assim, embora os consumidores sejam beneficiados, os produtores e trabalhadores do setor que não tem vantagem comparativa poderão ser prejudicados, pelos menos temporariamente, pois poderão ter dificuldades para investir em uma nova produção assim como para os trabalhadores procurarem emprego.