Ética Flashcards

Ética e moral, princípios e valores, função pública

1
Q

A finalidade precípua da administração pública é o bem comum, razão pela qual a moralidade administrativa no serviço público não se limita à distinção entre o bem e o mal.

A

Certo. Não basta cumprir com a lei, deve ser sempre acrescida que a finalidade do bem comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A conduta ética do servidor público não se restringe a seu comportamento conforme o que lhe é permitido, sendo essencial a orientação interna que ele dá às suas ações, como a motivação e o esmero no cumprimento de seus deveres.

A

Certo. A ética não depende de lei, mas de autonomia de escolha. Fazer o que a lei determina não é uma questão de ética. Aquele que é ético e age com autonomia atua previamente à lei. Não depende da lei para fazer o que é certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O reconhecimento da moralidade no desempenho das atividades do Estado limita-se à distinção entre o bem e o mal.

A

Errado. Não se limita, deve ser acrescida da ideia que finalidade é o bem comum, não desprezar o elemento ético da conduta, não escolher somente entre bem e mal, oportuno e inoportuno, legal e ilegal, mas também entre honesto e desonesto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A participação em programas de estudos relacionados ao desempenho da função pública constitui dever ético do servidor público.

A

Certo. É dever ético participar de atividades relacionadas ao desempenho e capacitação da função. É dever se manter atualizado, por exemplo. É vedado deixar de usar de avanços tecnológicos e científicos e conhecimentos (cumprimento de mister)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A publicidade dos atos administrativos é um dos elementos de aferição da ética e da conduta da administração pública

A

Correto. Publicidade é um princípio básico constitucional (eficácia e moralidade da ação). Exceções: investigações policiais, interesses superiores da administração, segurança nacional ou da sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No exercício do cargo ou da função pública, o servidor público deve nortear suas ações pela dignidade, pelo decoro, pelo zelo, pela eficácia e pela consciência dos princípios morais.

A

Certo. DDZEC - Dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais (primados maiores da CF, sem hierarquia)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No exercício da função pública, deve-se pautar pela promoção dos direitos fundamentais do cidadão e pela difusão das políticas públicas.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O servidor deve respeitar a hierarquia e não contrariar ordens de seu superior, ainda que estas estejam em desconformidade com os princípios norteadores da administração pública.

A

Errado. É dever respeitar a hierarquia, mas não se cumpre ordem ilegal (princípio da legalidade). Não cumprir ordens legais é negligência. Errar de maneira demasiada é imprudência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No exercício do direito de greve, o servidor público do Poder Executivo federal tem o dever ético de zelar pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Constitui dever ético do servidor tratar cuidadosamente o usuário do serviço público e aperfeiçoar o processo de comunicação e o contato com o público.

A

Certo. Alíneas e, f, e g da Sessão 2. Todas as pessoas deverão se tratadas com cortesia, atenção, disponibilidade e urbanidade (civilidade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Além do dever de observar atributos como a verdade, o sigilo, a disciplina e a moralidade, o agir ético no setor público abrange o zelo material ao patrimônio público.

A

Certíssimo. Deve zelar materialmente, de maneira concreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O agir ético de parte dos servidores públicos é suficiente para que o setor público seja considerado ético, desde que seja eficiente.

A

Errado. Não basta eficiência, depende de todos os níveis da instituição. Intenção de formar uma cultura de ética entre todos os servidores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É vedado ao servidor público exercer atividade incompatível com o interesse público, ainda que tal atividade seja lícita.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A embriaguez habitual do servidor público constitui falta ética, mesmo que fora do ambiente de trabalho.

A

Certo. Embriaguez pode ser pontual ou habitual. Fora do local de trabalho a embriaguez habitual é falta ética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

É vedado ao servidor público, em qualquer hipótese, retirar documento da repartição pública em que atua.

A

Errado. Pode retirar com autorização. Retirar sem autorização pode incorrer em peculato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Apesar de a função pública ser tida como exercício profissional, ela não se integra à vida particular do indivíduo e, portanto, os atos praticados em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu conceito na vida funcional.

A

Errado. Regra deontológica: atos e fatos na vida privada poderão acrescer ou diminuir seu conceito na vida funcional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O uso do cargo ou função pública para obter favorecimento, desde que não haja prejuízo a outrem, não constitui afronta à ética e à moral do serviço público.

A

Errado. Vedado buscar favorecimento para si ou para outrem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

A verdade não pode ser omitida ou falseada pelo servidor público, ainda que seja contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da administração pública, tendo em vista que toda pessoa tem direito à verdade.

A

Certo. Verdade difere de publicidade (casos sigilosos)

19
Q

O atraso na prestação do serviço público caracteriza atitude contra a ética, mas não representa grave dano moral.

A

Errado. É um ato de desumanidade e grave dano moral.

20
Q

Além de decidirem entre o legal e o ilegal, entre o justo e o injusto, entre o conveniente e o inconveniente, entre o oportuno e o inoportuno, os servidores públicos devem também decidir entre o honesto e o desonesto, tendo em vista a inadmissibilidade de desprezarem o elemento ético das suas condutas.

A

Certo. Moralidade pressupõe que além de cumprir com a lei, você tenha ética para atender o bem comum, o interesse coletivo.

21
Q

A probidade, a retidão, a lealdade e a justiça devem fundamentar as ações dos servidores públicos no trato da coisa pública.

A

Certo.

22
Q

No desempenho da atividade pública, a legalidade e a eficiência são valores suficientes para assegurar a moralidade e a retidão da conduta.

A

Errado. Não são suficientes, existem mais princípios.

23
Q

Para ser considerada ética, a conduta do servidor público deve ser avaliada estritamente pela observância literal das regras, desconsiderando-se, para tanto, a escolha consciente do agente.

A

Errado. O agente tem autonomia na escolha, não basta observar a lei.

24
Q

O exercício da função pública se equipara integralmente à relação de emprego na iniciativa privada quanto a busca exclusiva da eficiência econômica.

A

Errado. Não é a eficiência econômica que se busca, mas o “lucro” social.

25
Q

É vedado ao servidor público ser conivente com erro ou infração ao citado código de ética ou ao código de ética da sua profissão, salvo se assim agir em razão do seu espírito de solidariedade.

A

Errado. É terminantemente vedado, é dever comunicar erros ou infrações e exigir providências cabíveis.

26
Q

O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém da natureza da função, ou seja, do caráter público e da relação do servidor com o público.

A

Certo. Competência basilar do servidor é atender à função pública.

27
Q

Tratar as pessoas de maneira igualitária no ambiente de trabalho em relação aos comportamentos éticos, justos e imparciais é um erro atitudinal que deve ser evitado.

A

Errado. Comportamentos éticos, justos e imparciais são virtudes.

28
Q

Raul é visto habitualmente embriagado fora de seu horário de expediente, sendo, inclusive, conhecido pelas pessoas mais próximas como pé inchado; porém, cumpre suas atividades com zelo durante o horário de trabalho, não se atrasa e tampouco falta ao serviço. Nesse caso, a conduta de Raul não fere a ética no serviço público.

A

Errado. O servidor público é representante da administração pública.

29
Q

Ciente de que seus atos, comportamentos e atitudes implicam a preservação da imagem da administração pública, o servidor público deve evitar ações que atrasem a prestação do serviço público.

A

Certo. [O que for ruim para o bem comum é contra o código de ética.]

30
Q

Servidor público federal em férias publicou mensagem em suas redes sociais sobre comportamento de outro colega de trabalho, de forma ofensiva e antipática. Nessa situação hipotética, embora a mensagem não tenha partido do local de trabalho e tenha sido feita fora do horário de serviço, a conduta do servido fere o código de ética.

A

Certo. A atitude fere o bem comum, ainda que esteja agindo fora do horário de trabalho.

31
Q

Servidor público que, no exercício da função pública, desviar outro servidor para atender a seu interesse particular, ou, movido pelo espírito de solidariedade, for conivente com prática como esta, poderá ser submetido à Comissão de Ética.

A

Certo.

32
Q

Servidor público que se apresenta habitualmente embriagado no serviço ou fora dele poderá ser submetido à Comissão de Ética, a qual poderá aplicar-lhe a pena de censura.

A

Certo. ATENÇÃO! A única pena que a Comissão de Ética pode aplicar é a CENSURA.

33
Q

O agente público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta, o que significa que ele deverá decidir somente entre o ilegal e o legal, uma vez que a função pública impede que ele deixe de cumprir os deveres impostos por lei.

A

Errado. Cuidado com SOMENTE; não terá que decidir somente entre o legal e ilegal, o justo e o injusto, conveniente e inconveniente, oportuno e inoportuno, mas, PRINCIPALMENTE entre o honesto e o desonesto.

34
Q

A tradição é um dos elementos que formam a moral de uma sociedade.

A

Certo. Ética é atemporal, universal; moral é temporal, tem a ver com costume de uma época. Moral pode mudar entre culturas, tradições diferentes.

35
Q

Os valores éticos possuem origem na natureza e são independentes da cultural social.

A

Errado. A origem é no comportamento humano, nos indivíduos e não da natureza, animais, etc. Valores éticos falam de moral e não de ética.

36
Q

Os valores éticos são imutáveis em relação ao tempo.

A

Errado. Valores éticos é MORAL - mutável em relação ao tempo.

37
Q

No desempenho da atividade pública, a legalidade e a
eficiência são valores suficientes para assegurar a moralidade
e a retidão da conduta.

A

Errado

38
Q

Na formação da democracia, o exercício da cidadania
exaure-se apenas com o exercício do voto.

A

Errado

39
Q

O modelo ideal burocrático de administração pública, que se fundamenta na compreensão da centralidade e da obediência às regras como principal valor, pode se aproximar da teoria ética de Kant fundada no imperativo categórico.

A

Certo

40
Q

Para os fins da Lei n.° 12.846/2013, constitui ato lesivo à administração pública nacional dificultar a atividade de
investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes
públicos.

A

Certo

41
Q

Na hipótese de incorporação societária, a obrigação da sociedade incorporadora em eventual recomposição de dano ao erário, decorrente de conduta da sociedade incorporada
prevista na Lei n.º 8.429/1992, fica limitada ao total do patrimônio transferido.

A

Certo

42
Q

O agente político está excluído do conceito de agente público
adotado pela Lei n.º 8.429/1992.

A

Errado

43
Q

A responsabilização administrativa de pessoa jurídica de
direito privado por violação de preceitos previstos na Lei
n.° 12.846/2013, com a consequente aplicação das sanções
correspondentes, deve ser precedida de manifestação jurídica
elaborada pela advocacia pública ou pelo órgão de
assistência jurídica, ou equivalente, do ente público.

A

Certo

44
Q

Constitui ato de improbidade administrativa, importando em
enriquecimento ilícito, usar, em proveito público, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial
da administração pública direta

A

Errado