ET4 Flashcards
Camada orgânica e superficial do solo, composta por material vegetal e animal em decomposição, como folhas caídas. Camada fina que ajuda a proteger o solo da chuva, reduzindo a erosão e ajuda na conservação da umidade, ao reduzir a taxa de evaporação.
Horizonte O
Camada superior do solo, é onde a maioria das raízes das plantas se encontra, caracterizados pelo elevado teor de matéria orgânica que os horizontes subjacentes, contém a maior parte dos nutrientes necessários.
Horizonte A
Identificado como subsolo, caracteriza-se pelo acúmulo de minerais como ferro e argila, que são transportados para baixo a partir da camada superior.
Horizonte B
Conhecido como horizonte de eluviação, é marcado pela translocação de materiais como argila e matéria orgânica para camadas inferiores, resultando em uma textura mais arenosa e cores mais claras devido à remoção de minerais e orgânicos.
Horizonte E
Constituído por material menos alterado, este horizonte é composto por pedaços grandes de rocha e sedimentos que estão em processo de transformação em solo.
Horizonte C
Conhecido como rocha mãe, é a base do perfil do solo. Esta camada consiste na rocha sólida que dá origem a todas as outras camadas acima dela, por meio dos processos de intemperismo e erosão.
Horizonte R
Quais são as principais classes de solos encontradas no Brasil? São 3.
Latossolos, Argissolos e Neossolos.
O Código Florestal estabelece a obrigatoriedade de manutenção de uma área com cobertura de vegetação nativa dentro de uma propriedade rural, variando conforme o bioma:
Se localizados na Amazônia Legal, a área deve ser de ____% no imóvel situado em área de floresta, de ____% em área de cerrado e de ___% em área de campos gerais.
E localizados nas demais regiões do país: ____%.
O Código Florestal estabelece a obrigatoriedade de manutenção de uma área com cobertura de vegetação nativa dentro de uma propriedade rural, variando conforme o bioma:
Se localizados na Amazônia Legal, a área deve ser de 80% no imóvel situado em área de floresta, de 35% em área de cerrado e de 20% em área de campos gerais.
E localizados nas demais regiões do país: 20%.
Significado de SiBCS
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
O que significa pedogênese?
Pedogênese é o nome do processo de formação dos solos.
São solos constituídos por material mineral, com horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer um dos tipos de horizonte diagnóstico superficial, exceto hístico. Devido a intensa intemperização, são solos profundos, de boa drenagem (porosos), em sua grande maioria de baixa fertilidade natural (devido à intensa lixiviação de nutrientes). São, em geral, solos fortemente ácidos, com baixa saturação por bases, distróficos ou alumínicos (altos teores de Fe e Al). Típico de clima tropical úmido, frequentemente apresentam cores vermelhas ou amarelas, devido à presença de óxidos de ferro e alumínio. A fração argila desse solo é composta principalmente por caulinita, óxidos de ferro (goethina e hematita) e óxidos de alumínio (gibbsita).
Latossolo
Solos que se caracterizam pela presença de um horizonte subsuperficial de acúmulo de argila, classificado como B textural, em sua grande maioria com baixa capacidade de troca catiônica e baixa fertilidade natural. Normalmente apresentam reduzida capacidade de reter nutrientes para as plantas, e maior risco de erosão, devido ao menor teor de argila no horizonte A. Nesses solos são encontrados, na fração argila, de forma predominante, caolinita e hidróxidos de ferro e alumínio.
Argissolos
São solos rasos em estádio inicial de evolução, apresentando mais comumente apenas horizonte A sobre o horizonte C ou sobre a rocha de origem (camada R), por serem solos tão jovens que não tem horizonte B.
Neossolos
São solos constituídos por material mineral, não hidromórfico, sendo definido pela presença de horizonte diagnóstico subsuperficial B nítico em sequência a qualquer tipo de horizonte A.
Nitossolos
São solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial (exceto hístico com 40cm ou mais de espessura) ou horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente apresentar argila de atividade alta e saturação por bases altas.
Cambissolos
Para que se tenha um padrão de identificação de cor do solo, utiliza-se ________, que considera as variações da cor em escalas de três componentes: ___, ___ e ___.
Para que se tenha um padrão de identificação de cor do solo, utiliza-se Carta de Cores de Munsell, que considera as variações da cor em escalas de três componentes: matiz, valor e croma.
A textura do solo é expressa pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo: ___, ___ e ___.
A textura do solo é expressa pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo: areia, silte e argila. (Areia ainda é separada em fina e grossa).
O Carbonato é detectado em campo pelo grau de efervescência da superfície do material quando em contato com um pequeno volume de _______ a ___%.
O Carbonato é detectado em campo pelo grau de efervescência da superfície do material quando em contato com um pequeno volume de ácido clorídrico a 10%.
O Manganês é detectado em campo pelo grau de efervescência da superfície do material quando em contato com um pequeno volume de ________ de ___ volumes.
O Manganês é detectado em campo pelo grau de efervescência da superfície do material quando em contato com um pequeno volume de peróxido de hidrogênio de 20 volumes.
Significado de PronaSolos
Programa Nacional de Solos do Brasil
A capacidade de uso do solo é classificada em:
Oito classes de capacidade de uso, indicadas pelos números romanos I a VIII.
Classes I a IV: indicam terras que podem ser usadas de forma intensiva para a produção agrícola. A classificação varia de I (mínimas limitações) a IV (limitações severas que requerem práticas de conservação rigorosas).
Classes V a VIII: são solos com limitações mais acentuadas. Limitam seu uso para cultivo convencional, mas podem ser adequadas para pastagem, florestamento ou preservação.
Qual a diferença chave entre os conceitos de capacidade de uso do solo e aptidão agrícola?
Enquanto a capacidade de uso do solo está preocupada com a conservação do solo e a prevenção de sua degradação, a aptidão agrícola do solo foca no potencial produtivo do solo para a agricultura.
Considerando seus conhecimentos sobre o uso sustentável da água, julgue o item abaixo:
A governança fragmentada e participativa dos recursos hídricos é essencial para uma gestão eficiente e sustentável.
GABARITO: ERRADA
Comentário: A gestão ineficaz e fragmentada dos recursos hídricos, caracterizada pela falta de coordenação entre diferentes níveis de governo e setores, dificulta a implementação de políticas hídricas integradas. A governança integrada e participativa dos recursos hídricos é essencial para uma gestão eficiente e sustentável.
De acordo com a Lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, avalie os seguintes itens:
Toda outorga estará condicionada às prioridades de uso estabelecidas nos Comitês de Bacia Hidrográfica e deverá respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado e a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso.
GABARITO: ERRADO
Comentário: Art. 13 Toda outorga estará condicionada às prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e deverá respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado e a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso.