Estudos Bíblicos Flashcards
Quem eram os “principais sacerdotes” no sinédrio?
Refere-se a classe sacerdotal mais poderosa. Isso incluia o sumo sacerdote, ex-sumos sacerdotes e outros membros das famílias privilegiadas das quais os sumos sacerdotes eram escolhidos.
Quem eram os escribas no sinédrio?
Os escribas eram estudiosos e especialistas na interpretação da lei judaica, especialmente a Torá. Eram responsáveis por escrever e copiar manuscritos religiosos, bem como por ensinar e interpretar a lei para a comunidade (grupo formado principalmente por fariseus).
Eles eram essenciais para a preservação e transmissão das Escrituras e da tradição religiosa.
Quem eram os edomitas?
Os descendentes de Esaú (irmão de Jacó e filho de Isaque)
Quem eram os anciãos no sinédrio?
Os anciãos eram os membros leigos do sinédrio, ou seja, não eram da classe sacerdotal, da hierarquia sacerdotal. Os anciãos eram líderes civis e representantes de tribos ou divisões tribais de Israel. Além de serem muito respeitados pela cumunidade judaica.
Quem era o chefe do sinédrio?
O sumo sacerdote
Qual o significado de “pagão”?
Que segue uma religião que crê em vários deuses, ou seja, que adota o politeísmo.
Qual o significado de “gentio”?
Que não é cristão, pagão.
Oque é a “aristocracia”?
A aristocracia é uma forma de organização social e política em que o poder é mantido por um grupo de pessoas privilegiadas, muitas vezes com base em fatores como riqueza, propriedade de terras, nascimento ou hereditariedade. Isso significa que, em uma aristocracia, a posição e o status são frequentemente passados de geração em geração, criando uma estrutura social em que as elites dominam o poder.
Quais eram as 3 principais categorias de pessoas que participavam do sinédrio?
Os principais sacerdotes, as anciãos e os escribas.
O Que Era o Sumo Sacerdote na Bíblia?
O sumo sacerdote é o lider religioso que chefia os sacerdotes, oferece sacrrifícios especiais para Deus pelos seus pecados e de todo o povo, além de ser intermediário entre Deus e o povo.
O que era o sinédrio?
O sinédrio era uma assembleia onde o povo judeu era julgado baseado na Lei de Moisés e nas tradições judaicas.
O Sinédrio também tinha autoridade para lidar com questões de heresia e blasfêmia, que eram consideradas ofensas graves dentro da religião judaica. Eles podiam julgar casos em que a fé ou a lei religiosa fossem violadas.
Além de questões judiciais, o Sinédrio desempenhava um papel legislativo e religioso na tomada de decisões importantes para a comunidade judaica. Eles emitiam decretos religiosos e diretrizes que afetavam a vida religiosa e social do povo judeu.
O que era a lepra antigamente?
Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra.
- Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de “declarar puro” um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de “torná-lo puro”, isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.
O que é o evangelho?
“O evangelho” é a proclamação do poder de Deus por meio de Jesus Cristo para salvar todos os que crêem (Romanos 1.16).
- Para Marcos, o início do evangelho foram os fatos históricos da vida, morte o ressurreição de Jesus. Mais tarde, os apóstolos o proclamaram, começando (por
exemplo, Atos 2.36) onde Marcos terminava.
Quem eram os herodianos?
- Apoiadores da dinastia de Herodes;
- Uma seita ou partido mencionado no Novo Testamento como tendo, por duas vezes, manifestado oposição a Jesus, primeiro na Galileia e depois em Jerusalém.
- Em todas estas ocasiões, os herodianos são citados juntamente com os fariseus.
O que é o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo?
A blasfêmia é um insulto a Deus, ou rejeitar Deus de forma consciente. Mas Jesus disse que até a blasfêmia poderia ser perdoada. Apenas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mateus 12:32 explica que a blasfêmia contra o Espírito Santo é falar contra o Espírito Santo. ‘Falar contra’ significa se opor, rejeitando ativamente.
Contra toda a evidência, os fariseus estavam rejeitando Jesus. Mas Jesus disse que até isso poderia ser perdoado. O verdadeiro perigo é rejeitar o Espírito Santo.
A função do Espírito Santo é convencer do pecado e levar ao arrependimento. Para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (João 16:7-8; Atos dos Apóstolos 3:19-20). Por isso, quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado porque rejeita a convicção do Espírito e o arrependimento. Rejeitar o arrependimento é blasfêmia porque insulta Deus, que deu tudo para trazer a salvação e a libertação do pecado.