Estruturas de mercado Flashcards
Nesse tipo de mercado, o preço de um bem será igual ao custo marginal de sua produção. Que mercado é esse?
A concorrência perfeita.
Nesse tipo de mercado, o preço do bem é igual à receita média e à receita marginal da empresa. Que mercado é esse?
A concorrência perfeita.
Nesse tipo de mercado, a empresa busca maximização do lucro vendendo uma quantidade tal que a receita marginal seja igual ao custo marginal. Que mercado é esse?
A concorrência perfeita.
Numa concorrência perfeita, a curva de custo marginal da empresa é sua curva de oferta. Certo ou errado?
Certo.
Numa concorrência perfeita, os lucros são conduzidos para zero no curto ou no longo prazo?
No longo prazo.
Cite algumas características que definem um mercado em concorrência perfeita.
Incontáveis produtores, incontáveis consumidores, produto homogêneo e livre entrada/saída de empresas.
Numa concorrência perfeita onde o preço se encontra maior do que o custo médio, o que acontece com o número de produtores, a oferta e o preço?
+ produtores
+ oferta
queda no preço
Numa concorrência perfeita onde o preço se encontra menor do que o custo médio, o que acontece com o número de produtores, a oferta e o preço?
- produtores
- oferta
preço aumenta
Nesse tipo de mercado, o aumento da produção em uma unidade reduz o preço do seu produto, reduzindo consequentemente a receita do produtor. Que mercado é esse?
Monopólio.
Nesse tipo de mercado, o preço do bem é maior que a receita marginal e também maior que o custo marginal. Que mercado é esse?
Monopólio.
O nível de produção que maximiza o lucro de um monopolista é inferior ou superior ao nível que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor?
É inferior (produz menos do que o bem estar do mercado).
Num mercado monopolista, a discriminação de preços tende a diminuir o bem estar econômico do mercado. Certo ou errado?
Errado. Ela pode diminuir, mas também aumentar o bem-estar, ao fazer com que o bem chegue a alguns consumidores dispostos a comprá-lo.
Num mercado monopolista, qual a possível relação entre a prática de discriminação de preços e o peso morto?
A discriminação de preços (perfeita) pode acabar com o peso morto ao fazer com que todo o excedente do mercado vá para o produtor.
A curva de oferta de um bem num mercado monopolista equivale à curva do custo marginal desse bem. Certo ou errado?
Errado. Monopólio não tem curva de oferta.
Seja qual for a estrutura de mercado, a igualdade entre receita e custo marginais que determinará a quantidade que o produtor deverá produzir para maximizar o lucro. Certo ou errado?
Certo.
Numa concorrência perfeita, é cabível a diferenciação da qualidade entre bens mesmo que eles sejam homogêneos. Certo ou errado?
Errado. Se o produto, em mercados competitivos, é homogêneo, não é cabível diferenciação da qualidade do mesmo por meio de marcas.
Um dos aspectos determinantes para a formação de um cartel num mercado de oligopólio é a elasticidade-preço da demanda, que deve ser elástica ou inelástica?
Inelástica.
O fato de as passagens aéreas compradas com antecedência serem, em geral, mais baratas que as compradas de última hora é compatível com a suposição de que as companhias aéreas atuam como monopólios que praticam discriminação de preços. Certo ou errado?
Certo.
Se um funcionário não consegue trabalhar sem um computar (bens complementares), qual o formato gráfico das isoquantas para esses dois insumos?
Forma de “L” (retas paralelas).
[CESPE] Em um mercado em que há muitos produtores e muitos consumidores de tal modo que um produtor isoladamente não pode fixar o preço do seu produto, é a igualdade entre receita e custo marginais que determinará a quantidade que o produtor deverá produzir para maximizar o lucro.
Certo. Essa igualdade entre receita e custos marginais determinando a quantidade produzida é válida para qualquer estrutura de mercado.
[CESPE] Uma das características de um mercado competitivo ou de concorrência perfeita é a homogeneidade do produto, ainda que as marcas acentuem diferenças nas qualidades do produto; nesse caso, os consumidores irão preferir marcas de menor preço.
Errado. Se o produto é homogêneo, não cabe diferenciação da qualidade por meio de marcas.
[CESPE] Alegar que as escolas públicas brasileiras, por serem muito pequenas, apresentam custos médios elevados é um raciocínio consistente com a existência de economias de escala na produção do ensino público.
Certo. Pelo conceito de economia de escala, o tamanho da firma afeta sua produtividade. As escolas sendo ampliadas, o custo médio de cada aluno será menor. Assim, escolas maiores promoveriam maior oferta de ensino com menos custos.
[CESPE] A cartelização de determinado mercado é facilitada quando as firmas que o compõem são do mesmo tamanho e se confrontam com demandas elásticas.
Errado. Pra formar cartel, a demanda tem que ser inelástica (gasolina, petróleo, passagens aéreas, etc.).
[CESPE] O fato de as passagens aéreas compradas com antecedência serem, em geral, mais baratas que as compradas de última hora, é compatível com a suposição de que as companhias aéreas atuam como monopólios que praticam discriminação de preços.
Certo. A discriminação de preços responde à lógica de diferentes tipos de consumidores, uns mais e outros menos sensíveis ao preço.
[CESPE] Nos mercados competitivos, a maximização dos lucros no curto prazo, que exige que o preço seja superior ao custo médio de produção, impede uma firma a operar com perdas.
Errado. O lucro máximo será atingido quando preço = custo marginal = receita marginal. A relação preço e custo médio diz respeito à permanência da empresa no mercado no longo prazo (ela só deixa o mercado e opera com perdas no curto prazo se o preço for menor que o custo médio).
[CESPE] A quantidade a ser produzida e vendida num mercado de monopólio natural é igual àquela determinada pelo cruzamento da curva D (curva de demanda, que corresponde ao preço de venda) e C (curva de custo marginal, que corresponde ao custo marginal).
Errado. A maximização do monopólio ocorre quando Rmg=Cmg. Porém, no monopólio, o preço é exorbitante. Ou seja, o monopolista irá cobrar o maior preço que a demanda pode suportar. Ou seja, a quantidade ofertada não é igual ao ponto em que Cmg=Demanda, mas sim Cmg = Rmg.
[CESPE] O preço de equilíbrio para a venda do monopolista é dado em função do custo marginal e da elasticidade-preço da demanda, sendo tanto maior quanto maior for o módulo da elasticidade-preço da demanda, para um dado custo marginal, no trecho em que a demanda for elástica.
Errado. O preço do monopolista será menor caso a elasticidade-preço da demanda seja alta, e maior quanto mais inelástica for.
[CESPE adaptada] A curva de oferta do monopólio será sempre inclinada para baixo.
Errado. Não existe curva de oferta no monopólio, mas sim um “ponto de oferta” para uma reserva de mercado que vai comprar seu bem.
[CESPE] A característica de um monopólio natural é a existência de custos marginais baixos e custos fixos muito altos, impedindo a entrada de concorrentes.
Certo.
[CESPE] Políticas de dumping adotadas por empresas que vendem seus produtos nos mercados internacionais a um preço inferior ao praticado no mercado doméstico podem ser consideradas ações próprias de monopolistas discriminadores de preço que visam à maximização dos lucros.
Certo. A discriminação de preços consiste em cobrar preços diferentes de grupos diferentes de consumidores, que variam suas elasticidade-preço.
[CESPE] Na condição de mercado monopolista, a receita marginal equivale ou custo marginal.
Certo. Isso vale para todas as estruturas de mercado.
[CESPE] Tanto no mercado de concorrência perfeita quanto num monopólio, os preços equivalem ao custo marginal.
Errado. No monopólio, o preço vai estar acima do custo marginal. A quantidade é igual ao cmg que é igual à rmg, mas o preço é escolhido pelo produtor.
Já na concorrência perfeita, o preço é sim igual ao cmg que é igual à rmg, sendo o lucro econômico igual
a zero.
[CESPE] Contrariamente ao que ocorre com empresas monopolistas, a curva de receita marginal de firmas que atuam em mercados competitivos situa-se abaixo da curva de receita média.
Errado. É na empresa monopolista, pelo fato de sua receita ser dada pela curva de demanda (que está sempre acima da curva de receita marginal), que detém a curva de receita marginal abaixo da receita média.