ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Flashcards
No que concerne aos tipos de estrutura organizacional, o cotejo entre uma estrutura tipicamente divisional e outra que se caracterize como matricial permite identificar: especificidades do modelo matricial em relação ao modelo divisional, eis que dele se diferencia por uma maior flexibilidade decorrente da existência de órgãos de duração temporária vinculados a projetos.
VERDADEIRO
ESTRUTURA DIVISIONAL: Esta estrutura é adequada para organizações que possuem várias unidades de negócios ou produtos distintos. Cada divisão opera como uma entidade semi-autônoma, com suas próprias funções como marketing, vendas e produção. Isso permite uma maior flexibilidade e foco em produtos ou mercados específicos, mas pode levar à duplicação de recursos e esforços. Exemplo: A FEMSA (Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V.) utiliza uma estrutura divisional. A empresa é organizada em várias divisões, cada uma focada em diferentes áreas de negócios, como bebidas (Coca-Cola FEMSA), comércio (OXXO) e saúde (Solistica). Cada divisão opera de forma semi-autônoma, com suas próprias funções de marketing, vendas e operações.
ESTRUTURA MATRICIAL: Esta estrutura combina elementos da estrutura funcional e divisional. Em uma estrutura matricial, os funcionários têm dois ou mais supervisores: um funcional (por exemplo, chefe de departamento) e um divisional (por exemplo, gerente de projeto). Isso permite uma maior flexibilidade e melhor utilização dos recursos, mas pode causar confusão e conflitos de autoridade. Exemplo: A Google organiza suas equipes de forma que os funcionários possam trabalhar em diferentes projetos simultaneamente, reportando-se a múltiplos gerentes, tanto funcionais quanto de projeto.
CARACTERÍSTICAS:
ESTRUTURA DO TIPO MATRICIAL - órgãos vinculados a projetos de natureza temporária e condicionada à duração do projeto correspondente.
ESTRUTURA DIVISIONAL - a existência de unidades que operam com relativa autonomia, organizadas por produto. área geográfica ou clientela, denominados centros de resultado.
Em uma estrutura funcional: o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.
VERDADEIRO
Estrutura funcional: É organizada a partir da especialização. Acima há o diretor e abaixo se tem o departamento com seu gerente de produto e o financeiro. Abaixo dos gerentes se tem as sessões, como o chefe da sessão de materiais, o chefe da sessão de produção, o chefe da sessão de vendas, etc. locado ao gerente financeiro se terá o chefe da contabilidade, o chefe da sessão de orçamento, etc. Aqui os chefes das sessões acabam recebendo determinações tanto do chefe de produto como do financeiro. Ela gera especialização dentro das instituições. Ela tem como desvantagem o ter dois superiores dando ordem aos subordinados.
Obs: A vantagem principal é a especialização que existe dentro da organização e a desvantagem é a falta de unidade de comando.
Percebendo que cada unidade de uma determinada instituição poderia contar com um responsável por TI descentralizado, ainda que mantivesse a usual subordinação hierárquica com a atual chefia, a diretoria pode implementar a estrutura conhecida como: divisional.
FALSO (2X)
Matricial.
Se a questão falar em uma estrutura que apresenta DUPLA subordinação , podem marcar sem medo estrutura matricial, vejam:
Questões FCC
1 -Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem AUTORIDADE DUAL. Trata-se da estrutura: matricial.
2 - Em relação à estrutura organizacional matricial: ela rompe o conceito de unidade de comando e os funcionários podem ter DOIS OU MAIS CHEFES.
Dentre a variedade de técnicas de intervenção, o modelo GRID engloba um conjunto de atividades dispostas em seis fases do processo de mudança que envolve toda a organização. Corresponde à primeira fase deste modelo as atividades de: aprimoramento das experiências individuais e habilidades de liderança dos gerentes.
VERDADEIRO
Um psicólogo organizacional desenvolveu um programa de Desenvolvimento Organizacional do tipo Grade Gerencial (Grid Gerencial) que foi elaborado respeitando seis fases:
1ª: seminários de laboratório (aprimoramento das experiências individuais e habilidades de liderança dos gerentes);
2ª: desenvolvimento de equipes;
3ª: reuniões de confrontação intergrupal;
4ª: estabelecimentos de objetivos organizacionais;
5ª: implementação através de equipes e
6ª: avaliação de resultados.
Em uma situação hipotética, a Secretaria de Administração de um Estado possui, atualmente, uma estrutura organizacional funcional. Em virtude de recentes metas de qualidade, o Secretário optou por um projeto estrutural baseado em equipes. Com essa decisão, pretende-se obter como principais vantagens: Redução das barreiras entre departamentos da Secretaria, resultando em decisões mais rápidas e melhor envolvimento dos funcionários.
VERDADEIRO
uma das vantagens da estrutura por equipes é justamente a redução de
barreiras entre os departamentos e maior aproximação entre as pessoas. As
decisões tendem a serem mais rápidas, dado que não é necessário a aprovação hierárquica.
As redes organizacionais possuem como característica, dentre outras: um modelo de gestão horizontal, com compartilhamento de conhecimentos.
VERDADEIRO
O que é gestão horizontal?
Também conhecida como flat organization ou flat management, a gestão horizontal é uma organização empresarial em que as decisões coletivas e consensuais têm mais importância e prioridade do que a relação de poder ou as divisões hierárquicas. Assim, o maior objetivo do modelo é envolver todas as pessoas nos processos de decisão e execução.
Redes organizacionais -> Sinônimo de cooperação, comunicação no mesmo nível!
O modelo de referência para estudo e análise de “governo eletrônico” considera que o relacionamento entre os atores e as etapas do processo reflete o grau de intervenção deles em seus diversos momentos de construção. Neste modelo, os principais atores são: “alta cúpula do governo”, “alta cúpula local” e “equipe técnica”. A “alta cúpula local” possui forte intensidade de relação nas etapas de: implantação de projetos e operação de projetos.
FALSO
ALTA CÚPULA - Elabora a Política, ou seja, define o que deve ser feito ou qual problema tratar. (Alta Direção)
ALTA CÚPULA LOCAL - Ajuda na Criação do Projeto, ou seja, usa sua influência, poder e participação para definir como será feito. (Gerentes de Projeto)
EQUIPE TÉCNICA - Implanta, Implementa e Operacionaliza. (Corpo técnico)
Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém: gerencial.
FALSO
Linear.
Há três tipos básicos de estrutura organizacional: LINEAR, FUNCIONAL e LINHA-STAFF.
LINEAR - é a mais simples e antiga, funcionando em ambiente estável e rotineiro ,quando quase nada muda, e tem como princípio a unidade. Apresenta as seguintes características:
1. Autoridade linear :é a decorrente da aplicação do princípio da unidade de comando, pelo qual o superior tem autoridade única e exclusiva sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.
2. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma.
3. Centralização das decisões: é feita pela autoridade linear que comanda a organização e está centralizada no topo do organograma.
4. Formato piramidal: a base é extensa, com muitas unidade e posições, enquanto a cúpula é única, lembrando uma verdadeira pirâmide.
FUNCIONAL - é pouco frequente nas empresas e aplica o princípio funcional ou da especialização das funções. Têm as seguintes características: 1. Autoridade funcional ou dividida: predomina a subordinação múltipla, onde cada subordinado se reporta simultaneamente a vários superiores especializados, no assunto que cabe a cada um deles, tendo estes autoridade apenas funcional, parcial, relativa e decorrente de sua especialidade. Nenhum superior tem autoridade total sobre seus subordinados.
2. Linhas diretas de comunicação: são efetuadas diretamente sem necessidade de intermediação hierárquica, buscando o contato direto e a maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis e áreas da organização.
3. Descentralizações das decisões: o processo decisório não depende da hierarquia de autoridade, mas da especialidade do conhecimento.
4. Ênfase na especialização: cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade para a organização.
LINHA-STAFF: é o resultado da combinação dos tipos de organização lienar e funcional, buscando-se incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens. É um tipo misto e híbrido de organização, predominando os aspectos lineares na organização. Na organização linha-staff convivem órgão de lina e órgão de staff. Os órgãos de linha são os responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da empresa e os órgãos de staff são responsáveis pelo apoio e suporte que assessoram os órgãos de linha em questão de serviços, consultoria e assessoria, monitorização e planejamento e controle. Vale destacar que, nem sempre, essas estruturas organizacionais estão presentes de maneira pura na realidade das empresas.
( Fonte: Idalberto Chiavenato)