Estrutura Organizacional do BC Flashcards
C ou E
O Banco Central tem suas funções determinadas em lei e sua estrutura organizacional foi concebida, inicialmente, na departamentalização das funções, ou seja, a partir do conjunto de funções divide-se sua estrutura para que cada componente entregue resultados específicos
Certo
C ou E
A estrutura organizacional do BC é resultado da segmentação das competências regimentais entre as unidades organizacionais. Essas estruturas complementares são formadas por servidores e demais colaboradores que estão lotados, tipicamente, em diferentes componentes administrativos, de forma a promover a troca e o nivelamento de conhecimentos.
Certo
Componente organizacional é a forma hieráquica inferior à unidade organizacional
Quais os principais níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional do BC?
- Diretoria Colegiada
- Unidade
- Gerência, Subunidade e Coordenação
- Comitê
O mais alto nível da hierarquia do BCB, órgão de deliberação superior, é responsável pela formulação de políticas e diretrizes necessárias ao exercício das competências do Banco Central.
Diretoria Colegiada
Quantas diretorias existem?
Apenas uma, a Colegiada
Componente organizacional que gerencia os processos necessários para cumprir com suas competências regimentais e detém autoridade técnica sobre eles.
Unidade
C ou E
As unidades compõem o nível hierárquico imediatamente inferior ao presidente ou diretor. Cada unidade tem competências regimentais, recebe orçamento próprio para cumpri-las e deve prestar contas dos resultados alcançados. A criação e extinção de unidade depende de Voto do Presidente.
Falso. A criação e extinção depende de Voto da Diretoria Colegiada
São componentes que permitem departamentalizar um componente hierarquicamente superior, ou seja, permitem subdividir a condução dos processos de trabalho por diferentes responsáveis, a fim de facilitar a gestão
Gerência, subunidade e coordenação
Qual a sequência decrescente de hierarquia entre coordenação, gerência e subunidade?
- Gerência
- Subnidade
- Coordenação
É um órgão colegiado que, tipicamente, reúne representantes de diferentes unidades para compartilhar informações que envolvam temas corporativos ou supra departamentais. Pode ter caráter deliberativo ou consultivo, e ser permanente ou temporário.
Comitê
A criação de comitê depende de que?
Previsão no Regimento Interno, publicação de Voto ou portaria
A Diretoria Colegiada do BC é composta por quantos membros? Quais são eles?
9 membros, sendo um deles o Presidente do BC, todos eles nomeados pelo PR, após aprovavação pelo Senado Federal, entre brasileiros idôneos, de reputação ilibada e de notória capacidade em assuntos econômico-financeiros ou com comprovados conhecimentos que os qualifiquem para a função
Qual a duração do mandato do Presidente e dos Diretores do BC? Há possibilidade de recondução? Quem decide?
- Mandato de 4 anos
- Possibilidade de recondução única
- Decisão do PR
O Presidente e os Diretores do BC apenas poderão ser exonerados pelo Presidente da República nas seguintes situações:
a) A pedido
b) No caso de acometimento de enfermidade que incapacite o titular para o exercício do cargo
c) Quando sofrerem condenação, mediante decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, pela prática de ato de improbidade administrativa ou de crime, cuja pena acarrete, ainda que temporariamente, a proibição de acesso a cargos públicos;
d) Quando apresentarem comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do BC
C ou E
Cada membro da Diretoria Colegiada é responsável por uma área de atuação que tem, subordinada a ela, unidades
Certo
Quais as atribuições da Presi?
Presi = Presidência
O Presidente do BC é o dirigente máximo da instituição. A ele cabe, entre outras atribuições, representar o BC no Brasil e no exterior, e participar, com direito a voto, das reuniões do CMN.
Quais as atividades da Dirad?
Área responsável pelas atividades de gestão e suporte do BC, como orçamento e execução financeira, gestão patrimonial, gestão de pessoas, organização administrativa e segurança institucional. Além da gestão e suporte ao BC, a Dirad cuida do meio circulante, uma das infraestruturas do mercado financeiro, ao prover cédulas e moedas ao Sistema Financeiro Nacional.
Área do Diretor de Administração
Quais as atividades da Direx?
A Direx fomenta a inserção e o relacionamento internacional do BC em temas específicos. Destaque às ações de acompanhamento e análise da economia internacional, e do mercado de ativos no exterior para subsidiar processos de política monetária, e de gestão das reservas internacionais. Na seara de riscos, a área realiza desde a gestão dos riscos financeiros, como também dos riscos não financeiros do BC, assim como zela pela continuidade de negócios e pela política de conformidade do Banco. A área ainda traz um forte componente de relacionamento institucional com outros bancos centrais, com organismos e fóruns internacionais, e como gestora da dimensão de sustentabilidade da agenda estratégica do BC.
Área do Diretor de Assuntos Internac. e Gestão de Riscos Corporativos
“ex” = exterior = internacional
Quais as atividades da Difis?
A Difis engloba os assuntos que dizem respeito às funções legais de supervisão de instituições bancárias e não bancárias, autorizadas a funcionar pelo BC. A área responde pela fiscalização do SFN e negocia, elabora e executa convênios e acordos de cooperação com autoridades de supervisão do exterior. Ela tem por objetivo manter a saúde e o equilíbrio econômico-financeiro dessas instituições fiscalizadas, acompanhando a evolução do mercado financeiro, adequando sua estrutura ao ambiente dinâmico do ecossistema do SFN e alinhando-se às melhores práticas e recomendações internacionais.
O BC adota modelo de supervisão a fim de garantir que as instituições estejam cumprindo os requisitos estabelecidos pela regulação prudencial, com foco no gerenciamento de riscos e nos requerimentos mínimos de capital para fazer face aos riscos decorrentes de suas atividades, bem como nos limites operacionais
Área do Diretor de Fiscalização
Quais as atividades da Diorf?
A área é responsável pela autorização de instituições reguladas pelo BC, o que abrange não apenas a inicial, para funcionamento, mas também outros atos societários ao longo da vida da instituição. Trata-se do primeiro contato dos regulados com o BC. A Diorf também responde pelos processos administrativos sancionadores e pela resolução das instituições com problemas. É função do regulador desempenhar um robusto processo legal coercitivo e lidar com a quebra de uma instituição financeira, realizando processos ordenados de saída do sistema financeiro. Finalmente, a área também é responsável por liderar as políticas relacionadas a infraestruturas do mercado financeiro e a arranjos de pagamentos – incluindo a operação do Pix. O uso de inovação no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) permitiu derrubar barreiras à entrada e criar um importante vetor de competição e eficiência.
Área do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução
Quais as atividades da Dipec?
A área é responsável por coordenar estudos e desenvolver modelos necessários ao regime de metas para a inflação, avaliar a situação econômica geral do país e propor à DC diretrizes de política econômica, com vista à deliberação e ao estabelecimento de normas sobre a matéria. A Dipec também coordena a apresentação da situação macroeconômica do país e de sugestões sobre diretrizes de política monetária.
Área do Diretor de Política Econômica
Quais as atividades da Dipom?
A Dipom é responsável pela operacionalização das políticas monetária e cambial do país, além da administração das reservas internacionais. A área também é responsável pelos sistemas de transferência de fundos do BC, como o STR, que é o coração do SPB, onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil, e o SPI, onde se liquida as operações do Pix. A Dipom ainda administra o Selic, sistema onde os títulos públicos federais são depositados. Também é na Dipom que se executa o papel de emprestador de última instância do BC, por meio de fornecimento de liquidez para as instituições financeiras, quando necessário.
Área do Diretor de Política Monetária
Quais as atividades da Dinor?
A Dinor elabora normas voltadas ao SFN. Para isso, realiza estudos e está em permanente contato com o mercado financeiro, suas associações e instituições. Em síntese, a área (i) trata da regulamentação de assuntos financeiros relacionados à conduta, contabilidade, governança, produtos e serviços; (ii) cuida da regulamentação de assuntos financeiros ligados às recomendações do Comitê de Basileia, ao câmbio e ao mercado de capitais internacionais; (iii) elabora normas e supervisiona o mercado voltado ao crédito rural
Área do Diretor de Regulação
Quais as atividades da Direc?
A área é responsável pelas estratégias, diretrizes e coordenação das atividades de supervisão de conduta (proteção aos clientes e usuários de produtos e serviços financeiros, e prevenção à lavagem de dinheiro), de promoção da cidadania financeira da população brasileira (inclusão financeira, educação financeira e museu de valores), de comunicação institucional do Banco Central e de atendimento ao cidadão e aos Poderes Constituídos (reclamações contra instituições financeiras e demandas por informações). Além disso, a Direc é responsável por supervisionar a atuação da Assessoria Parlamentar e da Ouvidoria Interna, áreas vinculadas ao Presidente.
Área do Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta