Estrutura do tronco encefálico Flashcards
qual a diferença entre a substancia cinzenta do tronco encefalico e medula?
fragmentação longitudinal e transversal da substância cinzenta no tronco encefálico formando os núcleos dos nervos cranianos.
quais os tipos de substancia cinzenta do tronco encefalico?
substancia cinzenta homologa a da medula e substancia cinzenta propria do tronco encefalico.
qual tipo de fragmentacao da colunas cinzentas ocorre no tronco encefalico e não é comum na medula?
transversal.
o que preenche o espaço entre os nucleos e tratos mais compactos?
formação reticular, tem estrutura intermediaria entre subs cinzenta e subs branca, mas ainda possui corpos axonios e neuroglia.
o tronco encefalico é modulador do comportamento?
sim, muitos comportamentos complexos, como alimentação em um bebe, são respostas motoras esteriotipadas programadas no tronco encefálico.
Porque é difícil diferenciar um recem-nascido com lesoes no prosencefalo e um normal?
Porque no inicio da vida a maioria dos comportamentos comuns do bebe sao coordenados pelo tronco encefalico, essa diferenca só sera percebida apos akguns meses, a medida que os centros superiores assumirem o controle motor.
Como é a progressão da mudanca da medula pro bulbo?
parte caudal = bem semelhante
ao avancar cranialmente diferencas vao avancando progressivamente.
ao nivel da oliva ja nao existe aparentemente nenhuma semelhanca.
diferencas entre bulbo e medula?
aparecimento de novos nucleos proprios do bulbo (nucleos gracil, cuneiforme e olivar inferior).
decussacao das piramides ou motora: trato corticoespinal, percorre piramides bulbares e a maioria decussa cruzando o plano mediano e atravessando a substancia cinzenta e ajudando a dividir a cabeca e a base do corno/coluna anterior, além de se tornar trato corticoespinal lateral.
decussação dos lemniscos ou decusação sensitiva. Nos niveis mais baixos do bulbo os nucleos gracil e cuneiforme originam as fibras arqueadas internas a partir do fasiculo gracil que mergulham ventralmente dividindo a coluna anterior, cruzam o plano mediano e infletem-se cranialmente para constituir o lemnisco medial. obs: o lemnisco transmite os impulsos sensitivos tanto dos fasciculos gracil quanto do cuneiforme da medula do lado oposto para o talamo, incluindo propriocepcao consciente, tato epicritico e sensibilidade vibratoria.
abertura do IV ventriculo: ao subir o nivel no bulbo as fibras do fasciculo gracil e cuneiforme vao diminuindo ate terminarem nos nucleos de mesmo nome, acima disso não há mais nenhuma estrutura no funiculo posterior, portanto, abre-se o canal central formando o IV ventriculo (assoalho formado por substancia cinzenta homologa a medula, ou seja nucleo dos nervos cranianos.
oq significa origem branquimerica?
estruturas que derivam dos acos branquiais ou faringeos. como os NC V VII IX e X.
Núcleo ambíguo descreva.
Nucleo branquimerico que saem fibras eferentes viscerais para NC IX, X e XI, destinados a musculatura da faringe e laringe. loc: profundamente no interior do bulbo.
Núcleo do Hipoglosso descreva.
Núcleo motor, saem fibras eferentes somáticas para língua. loc: trigono do hipoglosso, assoalho do IV ventrículo. fibras dirigem-se ventralemente para emergir no sulco lateral anterior do bulbo entre oliva e piramide.
Núcleo Dorsal do Vago descreva.
Núcleo motor parassimpatico, neuronios pre-ganglionares, cujos axonios formam o nervo vago. corresponde a coluna lateral da medula. loc: trigono do nervo vago, assoalho do IV ventrículo.
Núcleos Vestibulares descreva.
Núcleos sensitivos que recebem fibras que penetram pela porcao vestivular do VIII par. apenas nucleos vestibulares inferior e medial atingem o bulbo. loc: área vestibular do assoalho do IV ventrículo.
Núcleo do Trato solitário.
Núcleo sensitivo, recebe fibras aferentes viscerais gerais e especiais dos NC VII, IX e X. fibras com trajeto descendente no trato solitário (quase totalmente circundado pelo núcleo) antes de entrar no núcleo. fibras especiais relacionadas a gustacao. loc: praticamente ao redor do trato.
Núcleo do trato espinal do nervo trigêmio.
chegam fibras aferentes somáticas gerais (sensi de quase toda a cabeca) pelos NC V, VII, IX e X. VII, IX e X trazem sensi geral apenas do conduto auditivo externo. corresponde a substancia gelatinosa da medula, com a qual continua. loc: medial ao trato de mesmo nome na porção postero lateral do bulbo.
Núcleo salivatório inferior.
origina fibras pré-ganglionares que emergem pelo NC IX para inervar parótida.
analogia do sorvete.
nucleo do hipoglosso - lamber
nucleo do trato espinal do trigemio - temperatura
nucleo do trato solitario - gosto
nucleo salivar inferior - saliva
nucleo ambiguo - engolir
nucleo dorsal do vago - suco gastrico.
nucleo vestibular medial e inferior - equilibrio.
quais são os nucleos de substancia cinzenta homologa a medula espinal?
nucloes relacionados a nervos cranianos (nucleos do sorvete).
Núcleos grácil e cuneiforme
Dão origem as fibras arqueadas internas, que formam o lemnisco medial ao cruzar o plano transverso.
obs: núcleo cuneiforme acessório, lateral a parte cranial do homonimo, envia trato cuneocerebelar conectando-o com cerebelo. Em dada partede seu trajeto, constitui fibras arqueadas externas dorsais (sobe e vai de dorsal pra medial arqueando pela margem externa).
Núcleo olivar inferior
corresponde a oliva, bastante pregueado e encurvado sobre si mesmo, com abertura principal medialmente.
Recebe fibras do cortex, medula e nucleo rubro (mesencefalo)
Se liga ao cerebelo por fibras olivocerebelares, cruzam plano mediano e entram no pedunculo cerebelar inferior, ditribuem-se a todo o cortex cerebelar.
Oligocerebelares: reponsaveis pelo aprendizado motor, mais eficiencia e velocidade atraves de repeticão.
Núcleos olivares acessórios (Dorsal e Medial)
Praticamente mesma estrutura, conexão e função dos núcleo olivar inferior, constituindo com ele o complexo olivar inferior.
Fibras transversais: Fibras arqueadas internas x fibras arqueadas externas
Além da diferença no trajeto, as fibras arqueadas internas possuem 2 grupos principais de significações completamente diferentes, fibras constituidas pelos axonios dos nucleos cuneiforme e gracil em seu trajeto até o lemnisco medial e outro pelas fibras olivocerebelares.
já as fibras arqueadas externas originam-se do nucleo cuneiforme acessorio, que tem trajeto proximo a superficie do bulo ate o pedunculo cerebelar inferior.
Fibras longitudinais definição?
Formam as vias ascendentes, descendentes e de associação do bulbo.
Vias ascendetes definição
Vias constituidas por tratos e fasciculos que ascendem, a partir da medula e que terminam no bulbo ou passam por ele para alcancar cerebelo ou talamo. A eles ainda se acrescenta o lemnisco medial, originado no proprio bulbo.