Cerebelo Flashcards
quem forma o encefalo suprasegmentar?
cerebelo + cerebro;
estruturas na substancia branca do cerebelo?
corpo e centro medulares do cerebelo.
quais são os dois tipos de núcleo?
centrais e da base do cerebelo.
Descreva a camada das células de purkinje.
células piriformes enfileiradas com dendritos na camada molecular e axônios adentrando a camada granular até chegar aos núcleos centrais do cerebelo.
Camada molecular descreva.
Camada com fibras paralelas (tipo dio de poste, que são os prolongamentos dos axonios das células granulares) com 2 tipos principais de neurônios, células estreladas e em cesto.
camada granular descreva
camada composta pelas celulas granulares, menores do corpo e com citoplasma reduzido, axonio que forma fibras paralelas.
tambem há celulas de golgi.
Defina as conexões intrínsecas do cerebelo, relacionando fibras musgosas, trepadeiras, células granulares, celulas de purkinje, celulas de golgi, estreladas e em cesto, além de suas características.
Fibras trepadeiras vem só das fibras olivocerebelares, que vem do complexo olivar inferior.
As fibras musgosas são responáveis pelo restante das aferências do cerebelo ( medula, córtex, núcleos pontinos e vestibulares).
Ambas tem ação excitatória em relação aos núcleos centrais e as células de purkinje.
As fibras trepadeiras se conectam diretamente as células de purkinje e as musgosas fazem sinapse com as granulares, as quais excitam as celulas de purkinje.
As células de purkinje emitem fibras para inibir núcleos centrais, ou núcleo vestibular no caso do Lobo Floculonodular.
Células em cesto e estreladas além das de golgi também participam da regulação da conexão entre as células granulares e as de purkinje.
Cells gabaérgicas: Purkinje, estreladas, em cesto e de golgi.
Cells glutamatérgicas: trepadeiras, musgosas, granulares.
Granular = excitatoria; estreladas, em cesto e de golgi = inibitórias.
Núcleos centrais do cerebelo de medial para lateral.
Fastigial, globoso e emboliforme (interposito), denteado.
Oq forma a substância branca do cerebelo?
axonios das celulas de purkinje que ganham mielina após sair do córtex e fibras aferentes do cerebelo que perdem mielina ao chegar ao cortex.
obs: há muitas poucas fibras de associação no cerebelo em coparacao ao cerebro, sendo colaterais dos axonios das celulas de purkinje.
Divisão funcional do cerebelo qual é?
Células de Purkinje do Lobo Floculonodular: Núcleos Fastigiais ou diretamente para os núcleos vestibulares.
Zona Medial (verme): Núcleos Fastigiais e vestibulares laterais.
Zona Intermédia: Núcleos Interpósitos.
Zona Lateral: Núcleos denteados.
Com quais partes do SNC cada parte funcional do cerebelo se conecta?
Vestibulocerebelo: Lobo Floculonodular. - conexões com núcleo fastigial e núcleos vestibulares.
Espinocerebelo: Zona Intermédia + Verme. - conexões com a medula.
Cerebrocerebelo: Zona Lateral. - conexões com o córtex.
Lesão do cerebelo causa sintomatologia de que forma?
Do mesmo lado.
Explique as conexões aferentes e eferentes do vestibulocerebelo
af: fasciculo vestibulocerebelar sai dos núcleos vestibulares carreando infromação relacionadas ao esquilíbrio (posição da cabeça) que chegam no LFN.
ef: Células de Purkinje do cerebelo emitem fibras que chegam aos núcleos vestibulares medial e lateral, por meio dos laterais eles modulam os tratos vestibulospinais mediais e laterais (controlam contração dos músculos axiais e extensores dos membros para manter postura) e por meio dos mediais coordenam movimentos da cabeça e dos olhos, atraveés do fasciculo longitudinal medial.
Explique as conexões aferentes e eferentes do espinocerebelo.
af: chegam ao espinocerebelo os tratos espinocerebelares anterior e posterior que adentram pelos pedúnculos cerebelerares superior e inferior respectivamente. Além disso, recebe info da audição, visão, vestibulares e somatossensoriais. lesão na parte da visão: desregulação dos mov, passam do alvo. espinocerebelar post: info de propriocep inconsciente e um pouco de recept somaticos. O ant ja recebe mais da exictabilidade do trato corticoespinal na medula.
ef: axonios das celulas de purkinje da zona intermedia manda para o nucleo interposito que envia para o talamo e nucleo rubro do lado oposto, os quais dão origem aos tratos rubroespinal e corticospinal (via interpósito-talamo-cortical e interpostito-rubrospinal).
axonios das celula de purkinje da zona medial manda para núcleo fastigial que manda para núcleos reticulares e vestibulares que dão origem aos tratos rubroespinais e reticuloespinais, que se conectam a porção medial da coluna anterior da medula, ou seja cerebelo coordena equilibro e postura relacionados as musculos axiais e apendiculares proximais.
Explique as conexões aferentes e eferentes do cerebrocerebelo
af: núcleos pontinos entram pelo pedúnculo cerebelar médio, via cortico-pontocerebelar. Transmite info motora e não motora do córtex.
ef: as celulas de purkinje da zona lateral fazem sinapse no nucleo denteado, que emite fibras para o talamo e dai para o cortex cerebral (via dento-talamo-cortical), onde se origina o trato corticoespinal.
núcleo denteado age na musculatura distal, movimentos finos e e múltiplas art. Controla planejamento, inicio, velociadde e o tempo de movimento. disturbio = tremor de ação e dismetria.
Movimentos balísticos ativam qual parte do cerebelo?
cerebebrocerebelo.
Síndrome do vestibulocerebelo oq causa?
perda da coordenação dos movimentos durante marcha e postura em pé, além de perda do controle dos movimentos oculares durante a rotação da cabeça ou segmento de objetos.
Base alargada, ataxia, tanto com olhos abertos ou fechados, quedas.
Sem problema na propriocepção.
principais causas: tumores no teto do IV ventrículo (não há perda de tonus, coordenacao normal ao deitar)
tumores do VII nervo = unilateral e dificulta mov ocular para o lado da lesao.
Síndrome do espinocerebelo.
Erros na execução motora por falta de correções.
Delay na contração do agonista, parada após passar do alvo e contração passa a ser retroalimentada, no lugar de anteroalimentada, o movimento deve acabar para ser reajustado.
ataxia dos membros e tremor terminal (correção que resulta em novo erro que resulta em novo ajuste).
Lesão do núcleo interposito = redução de tonus e da precisão do moveimento (dismetria). Nas lesões mediais ocorrerá ataxia de marcha.
Lesões ainda podem causar nistagmo, movimentos sacádicos oculares hipermétricos e alterações de fala (controladas pelo verme)
Síndrome do Cerebrocerebelo.
Atraso no início do mov.
Decomposição do mov multiarticular.
Disdiadococinesia - dificuldade de fazer movimentos rápidos e alternados com precisãotemporal.
Rechaço - atraso na ação dos antagonistas para parar um mov. (TAPA NA CARA)
Tremor - ao final do mov.
Dismetria - execução defeituosa de movimento visando atingir um alvo.
Lesões do verme x Lesões dos hemisférios.
Verme = perda do equilíbrio, marcha atáxica e alterações da fala.
Hemisférios = perda ou diminuição da coordenação dos movimentos dos membros.
Lesões de cortéx de cerebelo, principalmente as graduais ou emcrianças são recuperaveis, pois outra parte assume a funcao da area lesada, não ocorre na lesão dos nucleos centrais.
Funções não motoras do cerebelo.
quebra-cabeça, associar adjetivos e verbos, aritmetica.
Estruturas limbicas e cognitivas
Regulação emocional e social, cognicao e linguagem.
verme = disturbio cognito-afetivo
direito - linguagem
esquerdo - disfunções visuoespaciais.
lesão = deficit cognitivo - maior quanto mais novo sofrer lesão, papel no neurodesenvolvimento.
Autismo e esquizofrenia relacionados ao cerebelo.
Autismo e deficiencia intelectual = - celulas de purkinje.