esquistossomose Flashcards

1
Q

Qual o agente etiológico da esquistossomose?

A

Shistosoma mansoni

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os hospedeiros e o órgão de remissão da esquistossomose?

A

O ciclo assexuado acontece no hospedeito intermediário, caramujos aquáticos, e o sexuado ocorre no hospedeiro definitivo, mamíferos, principalmente humanos.
O órgão de eleição é o sistema porta-hepático.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a morfologia dos parasitos da esquistossomose?

A

O schistosoma mansoni é um verme achatado do grupo dos trematódeos; o corpo é de cor esbranquiçada e é recoberta por um tipo de cutícula (não possui divisões, epiderme ou cílios externos).

Macho: 1 cm, esbranquiçado, tegumento com projeções (tubérculos), coloração esbranquiçada.

Fêmea: 1,5 cm, tegumento liso, coloração castanho escuro, possui duas ventosas pequenas e o corpo escavado com poucos espinhos.

O corpo é composto por uma ventosa oral e uma ventosa ventral (acetábulo), além de um canal ginecóforo (fenda longitudinal no macho para albergar a fêmea e fecundá-la).

Ovo: oval e apresenta espículo, a presença do miracídio (parte de dentro) formado caracteriza o ovo adulto.

Miracídio (larva de schistosoma): cilíndrico, ciliado, possui na extremidade anterior uma papila apical (terebratorium) - glândulas de penetração, sacos digestivos e epísculos anteriores.

Cercária: 500 mcm, cauda bifurcada, duas ventosas que auxiliam a penetração na pele do hospedeiro.

Esquistossômulos: cercárias que perderam a cauda ao penetrarem o corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o ciclo biológico da esquistossomose?

A

1- Indivíduo contaminado libera fezes contaminadas com ovos embrionados → as fêmeas de S. mansoni põem os ovos na parede de pequenos vasos sanguíneos e eles permanecem nesse local por cerca de uma semana, até que as larvas, presentes no seu interior alcancem um determinado estágio de desenvolvimento, quando são liberados junto às fezes para contaminar o ambiente.
2- Os ovos sobrevivem até vários dias.
3- Os ovos são arrastados pelas águas superficiais para um corpo aquático → se as fezes forem deixadas perto ou dentro de um manancial de água doce, parada ou com pouca correnteza, elas irão contaminar a água com os ovos de S. mansoni.
4- Sobre luz e temperatura adequadas as larvas (miracídios) emergem e tem uma sobrevivência de 6 a 20 horas.
5- Os miracídios infectam o hospedeiro intermediário, o caramujo, que depois de 30 dias liberam na água cerca de 100 a 300 mil cercárias → ao penetrar nas partes moles do molusco o miracídio perde sua estrutura, e as células remanescentes se reorganizam e em 48 horas se transformam em esporocisto, que são transformados em cercárias.
6- Após 1 a 3 meses tornam-se cercárias que sobrevivem até 3 dias na água → só depois de passar pelo caramujo e se tornarem cercárias podem infectar os humanos.
7- Ocorre (re)contaminação pela pele e/ou mucosa do humano → a contaminação ocorre principalmente nos pés e pernas, ou pela boca caso o humano beba a água contaminada, porém vão para o estômago e serão destruídas pelo suco gástrico.
8- Depois de penetrar através da pele, os esquistossômulos migram pelo tecido até alcançar um vaso sanguíneo → desse modo são levadas até o coração e depois os pulmões, depois fígado (especificamente o sistema porta-hepático) onde as larvas se alimentam e transformam-se em adultos machos e fêmeas.
9- Algum tempo depois migram para as veias mesentéricas inferiores, próximas ao intestino e se acasalam, depois de se acasalar as fêmeas dão origem aos ovos que vão ser depositados na parede dos vasos que irrigam o intestino → os ovos podem se desenvolver e ir para o intestino através dos espinhos, que geram uma inflamação e perfuração liberando enzimas digestivas, e sair junto com as fezes ou retornar ao fígado e causar graves alterações.

-> o ciclo evolutivo do parasito se completa em torno de 80 dias, já o ciclo no homem é de cerca de 40 dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

como se da a transmissão da esquistossomose?

A

depende da presença do homem infectado, excretando ovos dos helmintos pelas fezes, e dos caramujos aquáticos que atuam como hospedeiros intermediários liberando larvas infectantes do verme na água, ou seja, quando as cercárias infectam as mucosas ou pele do humano que tem contato com a água infectada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se da a patogenia da esquistossomose?

A
  • Cercária: dermatite cercariana ou dermatite do nadador: é um processo inflamatório caracterizado por comichão (coceira), erupção urticáriforme, eritema (manchas vermelhas) e edema, provocada pela penetração das cercárias → sintomas epidérmicos.
  • Ovos: são os principais elementos da patogenia da esquistossomose, pois os antígenos excretados pelos ovos geram uma reação inflamatória granulomatosa que provoca uma fase necrótica exsudativa, fase produtiva, fase de cura ou fibrose que gera complicações digestivas e circulatórias.
  • Granuloma hepático: massa de tecido não tumoral, com características proliferativas, fibrosantes e degenerativas, que se desenvolve, muitas vezes, em diferentes inflamações crônicas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual a sintomatologia da esquistossomose?

A
  • Esquistossomose aguda:
  • Fase pré-postural: hepatite aguda decorrente da destruição dos esquistossômulos, no local da pele onde a cercária penetrou há infiltrado de neutrófilos e eosinófilos.
  • Fase aguda: tem duração média de 120 dias, ocorre disseminação dos ovos no intestino (enterocolite aguda) e fígado (formação de granulomas), lesões hepatoesplênicas decorrentes da hipersensibilidade do hospedeiro aos antígenos dos ovos.
  • Esquistossomose crônica:
  • Intestino: comumente diarréia muco sanguinolenta, dor abdominal e tenesmo (vontade de evacuar sem sensação de esvaziamento completo); em casos graves ocorre fibrose de alça retossigmóide, diminuição do peristaltismo e constipação.
  • Fígado: oviposição, gera granulomas que podem provocar aumento de volume e doloroso à palpação ou redução do volume e fibrose que gera hipertensão portal (engloba varizes, lesões a distância, esplenomegalia e ascites ou barriga d’água).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

como se da o diagnóstico de esquistossomose?

A
  • Clínico: na fase pré-postural, aguda ou crônica da doença através da anamnese, como origem do paciente, hábitos (pescaria, banhos, trabalhos, recreação, esportes) e hábitos higiênicos.
  • Parasitológico: encontrar os ovos nas fezes ou nos tecidos do paciente por exame de fezes, biópsia ou raspagem mucosa retal e ultrassonografia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

qual a epidemiologia da esquistossomose?

A
  • Uma das parasitoses mais antigas que acometem o homem.
  • No Brasil começou com a vida dos escravos africanos, primeiros focos no Nordeste e depois se espalhou devido aos movimentos migratórios econômicos.
  • Alguns fatores ligados à presença e expansão da esquistossomose são clima tropical, temperatura e luminosidade e a condição fundamental para o estabelecimento de um foco de transmissão é a contaminação das águas com fezes contendo os ovos viáveis.
  • Fatores ligados à população humana como atividades recreativas e profissionais de baixa higiene e relacionadas à pobreza também aumentam o risco.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

qual a profilaxia para esquistossomose?

A

tratamento da população, saneamento básico, educação sanitária e combate aos caramujos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly