EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA, PESQUISA EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA, PESQUISA CLÍNICA E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDECLÍNICA E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE Flashcards
Em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado com o objetivo de avaliar a eficácia da naltrexona com intervenção breve em pacientes com dependência de álcool, foi utilizada uma amostra de 71 pacientes dependentes de álcool divididos randomicamente em dois grupos: um recebeu naltrexona e outro, placebo. Ambos os grupos de tratamento receberam intervenção breve. Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue os itens subsequentes, a respeito dos diversos aspectos a ele relacionados.
Conclui-se que os participantes da pesquisa foram designados aos diferentes braços do ensaio por processo totalmente aleatório.
Certo.
Em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado com o objetivo de avaliar a eficácia da naltrexona com intervenção breve em pacientes com dependência de álcool, foi utilizada uma amostra de 71 pacientes dependentes de álcool divididos randomicamente em dois grupos: um recebeu naltrexona e outro, placebo. Ambos os grupos de tratamento receberam intervenção breve.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue os itens subsequentes, a respeito dos diversos aspectos a ele relacionados.
Trata-se de um ensaio clínico de superioridade de fase III.
Errado.
Primeiro ponto que na fase III utiliza-se milhares de pacientes.
Segundo que os ensaios de superioridade comparam um novo medicamento com o de referêcia para determinado tratamento.
Em farmacoepidemiologia, diz-se que os estudos de fase IV acontecem após o registro do medicamento e são realizados como uma ferramenta de farmacovigilância.
Certo.
Trata-se de um estudo longitudinal retrospectivo com boa aplicabilidade para investigar eventos raros.
Estudo de caso controle.
Sempre retrospectivo pois parte do princípios de efeito causa.
Neste estudo os grupos que compartilham fatores comuns de exposição, como por exemplo, fumantes e não fumantes, são acompanhados ao longo do tempo
e periodicamente investigados por pesquisadores que vão coletando e agrupando prospectivamente vários dados sobre estes grupos de pessoas.
Estudo de coorte.
Atenção que o estudo de coorte pode ser retrospectivo, também. Parte do princípio de causa e efeito.
Um estudo clínico duplo-cego avaliou a biodisponibilidade plasmática e a segurança de um hidrogel vaginal contendo um microbicida para a possível prevenção do HIV em mulheres. No estudo, 36 voluntárias sadias foram randomizadas em três grupos (1:1:1), cada um dos quais recebeu uma formulação com uma concentração diferente do microbicida (20%, 5% e 1%).
Trata-se de um estudo clínico de fase I.
Verdadeiro.
Características da fase I: indivíduos sadios, teste de segurança e eficácia.
Uma pesquisa concluiu que uma substância nova isolada de uma planta apresentou promissora atividade antifúngica. A substância já fora testada in vitro em culturas de fungos e in vivo em modelo animal. A segurança e a dosagem dessa substância foram avaliadas em animais sadios, e sua efetividade, em modelo animal com infecção induzida.
Essa é uma característica de que tipo de ensaio?
Pré-clínico.
Tanto no estudo quantitativo quanto no qualitativo, as pessoas estudadas são chamadas de objetos de pesquisa ou indivíduos.
Errado.
No estudo quanti: sujeito.
No estudo quali: participante.