Energias Mecânicas - Armas Brancas Flashcards
Quais são as características da lesões incisas (instrumentos cortantes)?
1-Borda regular
2-Retilinea
3-Cauda de escoriação
4-Comprimento > profundidade
5- profundidade maior no meio
As lesões incisas são provocadas por que tipo de instrumento?
Instrumento cortante
Qual a diferença entre ferida e lesão?
A ferida obrigatoriamente tem solução de continuidade. Logo, toda ferida é uma lesão, mas nem toda lesão é uma ferida.
Quais as características das lesões punctórias?
1-profundidade > comprimento
2-circulares
As feridas punctórias são provocadas por que tipo de instrumento?
São provocadas por instrumentos perfurantes.
Cite as leis que regem a influência das linhas de tensão sobre as feridas punctórias provocadas por instrumentos perfurantes de médio calibre.
1° Lei de Filhos (semelhança)
2° Lei de Filhos (paralelismo)
Lei de Langer (polimorfismo)
Explique a 1° Lei de Filhos.
1° Primeira lei de Filhos-> feridas por objetos de médio calibre se assemelham a feridas provocadas por instrumentos perfurocortantes de 2 gumes (lesão em botoeira).
Explique a 2° Lei de Filhos.
A segunda Lei de Filhos (paralelismo) afirma que as feridas em uma mesma região com as mesmas linhas de tensão serão paralelas entre si.
Explique a Lei de Langer.
A Lei de Langer afirma que as feridas provocadas por instrumento perfurantes de médio calibre localizados em região de confluência de mais de um sentido de linhas de tensão diferentes vão adquirir conformação em ponta de seta, triangular ou mesmo de quadrilátero.
Explique de que forma o conhecimento da 2° Lei de Filhos pode auxiliar a diferenciar entre feridas múltiplas provocadas por instrumento perfurante de médio calibre de ferida provocada por instrumento perfurocortante de 2 gumes, quando localizadas em uma mesma região.
Se encontro feridas múltiplas com características que sejam comuns as provocadas por instrumentos perfurantes de médio calibre e de instrumentos perfurocortantes 2 gumes, devo fazer a diferenciação olhando para a orientação das lesões. Se são lesões paralelas posso afirmar se tratarem de feridas provocadas por instrumento perfurante de médio calibre. Porém, se a orientação dessas feridas, em uma mesma região, forem diferentes, posso afirmar se tratar de feridas provocadas por instrumento perfurocortante de 2 gumes.
Em feridas únicas consigo fazer essa diferenciação entre instrumentos perfurocortantes e perfurantes de médio calibre?
Se a ferida estiver com orientação em desacordo com as linhas de tensão no local, consigo inferir que foi provocada por instrumento perfurocortante. Porém, se a ferida estiver alinhada a ação das linhas de tensão no local, não consigo fazer essas distensão entre os dois tipos.
A lesão perfuroincisa é provocada por que tipo de instrumento?
Perfurocortante
Quais são as características das lesões perfurocortantes.
1-Profundidade > comprimento
2-Formato vai depender da quantidade de gumes:
1 gume-> 1 ângulo agudo
2 gumes-> 2 ângulos agudos
3 gumes-> 3 ângulos agudos
No caso de 2 lesões cortantes sobrepostas, temos como determinar qual foi feita primeiro? Se sim, explique.
Sem, através da observação do sinal de Chavigny que determina que quando duas lesões cortantes forem sobrepostas, ao coaptar suas bordas, a que foi realizada depois fica com um trajeto não retilíneo, enquanto a primeira fica com trajeto retilíneo.
No que se refere as lesões perfurocortantes, existe a possibilidade da profundidade da ferida ser maior que o comprimento do instrumento que a causou?
Sim, nas lesões em acordão de Lacassagne. Nesse tipo de lesão a profundidade da ferida pode ser maior do que o objeto que a causou devido a elasticidade da superfície que recebe o golpe, como no caso do abdome.