Endocrinologia Flashcards
Como usar Insulina em BIC
Se glicemia > 140 em 2 ocasiões com diferença de 1h de medição
Qual a infusão de insulina em BIC?
151-215: 2 mL/h
216-280: 3 mL/h
> 281: 4 mL/h
Como diagnosticar DM (assintomatico e sintomatico)
Se paciente assintomático:
- Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL;
- TOTG 75 g maior ou igual a 200 mg/dl após 2 horas;
- Hemoglobina Glicosilada (HbA1c) maior ou igual a 6,5%;
Lembrando que o diagnóstico requer dois resultados de teste anormais da mesma amostra ou em duas amostras de teste separadas.
Se paciente com hiperglicemia sintomática (poliúria, polidipsia, perda de peso), a presença de glicemia ocasional maior ou igual a 200 mg/dL também fecharia o diagnóstico.
Quando deve ser feito o rastreio de DM2
todos os indivíduos com 45 anos ou mais, mesmo sem fatores de risco, e para indivíduos com sobrepeso/obesidade que tenham pelo menos um fator de risco adicional para DM2, como sobrepeso ou obesidade associada à história familiar da doença, história familiar de doença cardiovascular, hipertensão arterial, HDL < 35 mg/dL, triglicérides > 250 mg/dL, síndrome dos ovários policísticos, sedentarismo, presença de acantose nigricans, pré-diabetes (glicemia de jejum de 100 a 125mg/dl // hemoglobina A1C de 5,7% a 6,4%), história de DM gestacional, ou indivíduos com HIV
Quais os alvos glicemicos para população geriatrica?
Alvos glicêmicos na população geriátrica, os mesmos dependem muito das características de cada paciente. Por exemplo, naqueles hígidos, podemos ter alvos de HbA1c mais rigorosos, ou seja, < 7,5%; já naqueles com múltiplas comorbidades, portadores de déficit cognitivo leve ou demência inicial podemos ser um pouco mais tolerantes, com meta de HbA1c < 8%; já nos idosos institucionalizados, com demência avançada, doenças terminais, esse alvo já aumenta para < 8,5%.
Quando iniciar insulinoterapia no dm2
O primeiro conhecimento que precisamos aqui é: pacientes com glicemia acima de 300 e glicada acima de 9 já possuem indicação de insulinoterapia!
Como funciona a liberação da célula b pancreatica?
As células beta pancreáticas captam glicose para o interior da célula por meio dos receptores Glut 2. Uma vez no interior das células beta pancreáticas, a glicose é metabolizada, gerando ATP. Na membrana das células beta, existem canais de potássio que costumam se manter abertos, mantendo um fluxo contínuo de potássio do interior para o exterior da célula. Entretanto, o ATP gerado pela glicose recém entrada na célula de insulina induz o fechamento desse canal de potássio. Quando o canal de potássio é “fechado”, ocorre um acúmulo de potássio no interior das células beta e isso leva à despolarização celular. Essa despolarização ativa canais de cálcio sensíveis a voltagem, que são responsáveis por jogar cálcio para o interior da célula pancreática. Por fim, esse influxo de cálcio induz a extrusão de insulina para fora da célula beta pancreática.
Como diagnosticar o EHH?
EHH, por sua vez, a glicemia está MUITO aumentada, em geral acima de 600, e não há acidose (ou seja, pH>7,3 e bicarbonato > 18), havendo osmolaridade sérica >320.
Podemos calcular com base na fómula 2xNa+(glicose/18)+(ureia/6).
Conduta em CAD
CAD Conduta
1- Hidratação
2- K: se < 3,3»_space; administração de potassio
se > 3,3 iniciar IR IV 0,1 U/KG Bolus + Insulina em BIC 0,1 U/KG/H
3- Quando a glicose se aproximar de 200 mg/dL diminui a infusão da BIC para 0,02-0,05 U/KG/H e suspende-se qundo a glicemia estiver < 250 mg/dL + Ph > 7,3 + BIC > 15
4- Insulina SC de horário e esperar 1h para desligar a bomba
No que consiste o tratamento do hipertireoidismo ?
- DAT (Metimazol)
- Cx
- Radioterapia
Qual medicamento é usado para tratamento de hipertireoidismo em gestantes no primeiro trimestre
PTU
Qual efeito colateral do Metimazol?
Agranulocitose.
Normalmente ocorre nos primeiros meses de uso
pacientes orientados a procurar PA se febre e sinais de infecção.
Pedir um HMG.
Tratamento com cobertura para pseudomonas
São metas de controle glicêmico estabelecidos no BR
Glicemia pré prandial: < 100 mg/dL
Glicemia pos prandial: < 140 mg/dL
HbA1C < 6,5%
Qual a dose de iodo radioativo para doença de Graves ?
5-30mCi
Qual a dose de iodo radioativo para CA de tireoide ?
300 mCi