ENARE 2021 Flashcards
Verdadeiro ou falso:
“A doença de trabalho também pode ser chamada de tecnopatia.”
Verdadeiro
Sobre a diretriz de atividade física e comportamento sedentário da OMS, marque V ou F:
I. Realizar semanalmente 150-300 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75-160 minutos de atividade vigorosa.
II. Musculação pelo menos 2 x por semana.
Todas estão corretas
Sobre a alimentação saudável, marque V ou F:
I. Existem evidências de que a absorção de certos nutrientes diminui com a idade. No entanto, ainda não existem evidências suficientes de que os valores recomendados de nutrientes devam ser diminuídos ou aumentados para idosos.
II. Os pontos de corte de IMC são diferentes para à população idosa, sendo IMC < 22 classificado como baixo peso, de 22 a 27 como eutrófico e > 27 como sobrepeso.
Todas estão corretas
O Modelo Transteórico ou Modelo de Estágios de Mudança de Comportamento apresenta 5 estágios a saber:
1. Pré-contemplação: a pessoa não tem intenção de mudar o comportamento. 2. Contemplação: a pessoa tem intenção de alterar um comportamento. 3. Preparação: pessoa com intenção e inicia a mudança de comportamento. 4. Ação: pessoa altera efetivamente seu comportamento, há menos de 6 meses. 5. Manutenção: novo hábito se mantém ao longo do tempo, há mais de 6 meses.
👍🏻
Sobre os programas de rastreamento, marque V ou F:
I. O sobrediagnóstico cursa com diagnósticos em excesso.
II. Um dos critérios para o programa de rastreamento é que a condição possua um estágio pré-clínico(assintomático) bem definido.
III. A melhor opção para validar a efetividade de programas de rastreamento é haver redução na taxa de mortalidade e/ou morbidade para doença rastreada.
IV. No viés de tempo de duração, há erro ao considerar como homogêneas evoluções heterogêneas na dita “história natural das doenças”.
V. O rastreamento do diabetes está destinado a pessoa com PA > 135 x 80 mmHg.
VI. Está indicado rastreamento de dislipidemia para os homens acima de 35 anos ou mulheres acima de 45, caso possuam risco elevado para doença coronariana.
Todas estão corretas
Referente à Saúde da Criança, marque V ou F:
I. A mortalidade infantil diminui muito nas últimas décadas, tendo maior queda a mortalidade pós-neonatal.
II. A obesidade infantil e a má qualidade da alimentação superaram a desnutrição como problema de saúde das crianças.
III. As crianças podem apresentar risco baixo, intermediário ou elevado. Mesmo as crianças com risco elevado devem receber visita domiciliar do ACS em até 48 h após a alta da maternidade, bem como o enfermeiro deve realizar a visita domiciliar com 15 dias.
Todas estão corretas
Qual é a principal causa de mortalidade entre 1 ano a 40,49 anos?
Causas externas
Quais itens correspondem a contraindicações à terapia de reposição hormonal?
I. Porfiria II. Doença coronariana III. Doença cerebrovascular IV. Câncer de mama V. Lesão precursora para câncer de mama VI. Câncer de endométrio VII. LES VIII. Meningeoma(apenas para progestágenos) IX. Doença tromboembólica venosa X. Sangramento vaginal de causa desconhecida
Todas estão corretas
No que se refere ao câncer de endométrio, marque V ou F:
I. O exame padrão-ouro para o diagnóstico é a biópsia através da histeroscopia.
II. Seus principais fatores de risco são:
idade de 50 a 70 anos terapia estrogênica exclusiva tumor secretor de estrógeno uso de tamoxifeno menarca precoce menopausa tardia(após os 55 anos) nuliparidade infertilidade anovulação crônica obesidade HAS DM síndrome de Lynch síndrome de Cowden história familiar de câncer de endométrio, ovário, mama ou cólon hiperplasia endometrial radioterapia pélvica prévia
III. As pacientes com síndrome de Lynch(câncer de colo hereditário não polipóide) têm risco muito alto de desenvolver o câncer de endométrio e devem ser submetidas ao rastreamento.
Todas estão corretas
Quais os princípios que orientam a ética médica?
Beneficência Não maleficência Autonomia Justiça
Sabendo-se que o Valor Predititivo Positivo(VPP)é a probabilidade que alguém que testou positivo realmente esteja doente, o que acontece com VPP se houver aumento da prevalência?
Aumenta. Por outro lado, o aumento da prevalência leva à diminuição do Valor Preditivo Negativo.
Segundo o INCA, qual é o tipo mais frequente de câncer na mulher brasileira, excluindo o câncer de pele não melanoma?
Câncer de mama 🤱
2º)cólon e reto
3º)colo do útero
Sobre o ciclo menstrual, marque V ou F:
I. A progesterona tem efeito antiproliferativo no endométrio, pois inibe os receptores de estrogênio responsáveis pela proliferação endometrial.
II. A ovulação ocorre após 10-12 h do pico de LH.
III. Na fase periovulatória temos níveis máximos de estrogênio.
IV. Após a ovulação há a formação do corpo lúteo ou corpo amarelo, que
produz diversos hormônios, como estrogênio, progesterona e inibina A, mas o principal é a progesterona, que tem pico na 2ª metade da 2ª fase do ciclo.
V. O corpo lúteo tem meia-vida de 10-14 dias. Caso não ocorra a fecundação, os níveis hormonais caem e a paciente irá menstruar. Ocorrendo a fecundação, o hCG mantém o corpo lúteo devido à produção de progesterona, até aproximadamente 8 semanas de gestação.
Todas estão corretas
Como se calcula a regra de Nagele?
DPP = somar 7 aos dias e subtrair 3 dos meses e ajustar o ano para o seguinte.
A ausculta do BCF é possível com quantas semanas através do sonar doppler?
10-12 semanas
Gestantes _________com coombs indireto__________ devem receber profilaxia com aloimunização materna com imunoglobulina anti-D, se forem expostas ou tiverem alto risco de exposição ao sangramento materno-fetal.
Rh negativas
Negativo
Assinale os itens que correspondem às indicações corretas de profilaxia com imunoglobulina anti-D:
I. Gestantes Rh negativo e coombs indireto negativo com 28 semanas de gestação. II. Gestantes Rh negativo e coombs indireto negativo com até 72 h pós-parto se o recém-nascido for Rh positivo. III. Após complicações na gravidez que possam levar a sangramento materno-fetal de gestantes Rh negativo com coombs indireto negativo: abortamento, gestação ectópica, mola hidatiforme, procedimentos invasivos intraútero, morte fetal, trauma abdominal, DPP.
Todos estão corretos
Nos casos de hemorragia pós parto, a medicação de 1ª linha no tratamento da atonia uterina é:
Ocitocina
Quais são as principais causas de hemorragia pós parto?
4 Ts
Atonia uterina Trombo - coagulopatias Tecidos - “restos placentários” Trauma - laceração, hematoma, rotura uterina
Sobre o manejo da atonia uterina, marque V ou F:
I. Frente a atonia uterina, deve-se iniciar a massagem uterina bimanual e ocitocina.
II. Caso não haja resposta à ocitocina, está indicado o uso de metilergometrina.
III. Se não houver resposta, o misoprostol deve ser usado.
IV. No caso de falha de uterotônicos, podemos fazer associação do traje antichoque não pneumático e balão de tamponamento intra-uterino.
V. Se não houver resposta, está indicada laparotomia com suturas compressivas ou ligaduras vasculares ou histerectomia ou cirurgia de controle de danos.
Todas estão corretas
No que tange à gestação gemelar, marque V ou F:
I. As complicações maternas possíveis são:
pré-eclâmpsia diabetes anemia complicações hemorrágicas edema pulmonar óbito
II. O principal risco para o feto é a prematuridade.
III. As complicações fetais possíveis são:
prematuridade RCIU anomalias fetais morte fetal
IV. As gestações monocoriônicas apresentam complicações específicas que não ocorrem nas gestações dicoriônicas, como síndrome de transfusão feto-fetal, sequência anemia-policitemia, gêmeo acárdico(sequência TRAP- perfusão arterial reversa gemelar), enovelamento de cordão e gêmeos conjugados.
V. O método mais efetivo para avaliar amniocidade e corionicidade é a USG de 1º trimestre - entre 6 a 14 semanas.
VI. Na gestação monocoriônica e monoamniótica não há membrana entre os fetos.
VII. Na gestação monocoriônica e diamniótica a membrana entre os fetos é fina, formando o sinal do T.
VIII. Na gestação dicoriônica e diamniótica a membrana entre os fetos é espessa, formando o sinal do lambda.
IX. Após o 1º trimestre, torna-se difícil a identificação do sinal do lambda e do T, pois as placentas ficam fundidas o que dificulta a determinação da corionicidade.
X. As gestações dicoriônicas e diamnióticas podem ser monozigóticas ou dizigóticas.
Todas estão corretas
Sobre o perfil biofísico fetal, marque V ou F:
I. É um exame que avalia a vitalidade fetal por meio das atividades biofísicas do feto e do volume do líquido amniótico.
II. Ele avalia quatro marcadores agudos a saber:
• tônus
• movimentos corporais fetais
• movimentos respiratórios
• frequência cardíaca fetal e
um marcador crônico - volume do líquido amniótico.
III. As anormalidades das atividades biofísicas durante a hipóxia acontecem na ordem inversa do seu aparecimento durante o período embrionário, ou seja, o PRIMEIRO parâmetro a sofrer alterações da hipóxia é: a frequência cardíaca; seguidos dos movimentos respiratórios; movimentos corporais e, por último, o tônus.
IV. Os movimentos respiratórios, o tônus, os movimentos corporais fetais e o volume do líquido amniótico são avaliados pela USG, enquanto a frequência cardíaca fetal pela cardiotocografia.
V. Cada parâmetro recebe uma pontuação de 0 ou 2. A soma da pontuação > ou = 8 sugere bom prognóstico fetal e < 8 indica a necessidade de monitorização da vitalidade fetal ou resolução da gestação.
VI. A variabilidade dos batimentos cardíacos fetais, avaliada pela cardiotocografia é o primeiro parâmetro a se alterar diante da hipóxia fetal aguda.
Todas estão corretas
Sobre as indicações da antibioticoprofilaxia contra o estreptococo B, marque V ou F:
I. Se a cultura for positiva e a gestante estiver em trabalho de parto ou com rotura de membranas ovulares. II. Se a cultura for desconhecida e uma das situações abaixo: • trabalho de parto prematuro • febre intraparto • filho anterior com história de infecção por Streptococcus agalactiae. • rotura de membrana ovulares há mais de 18 h • urocultura positiva durante o pré-natal para Streptococcus agalactiae.
III. Não há indicação de antibioticoprofilaxia se a cultura for positiva e o parto cesáreo.
IV. Não há indicação de antibioticoprofilaxia se a cultura positiva para Streptococcus agalactiae em gestação anterior.
V. Não há indicação de antibioticoprofilaxia se houver rotura de membranas ovulares e a cultura for negativa.
Todas estão corretas
Sobre as parasitoses intestinais, marque V ou F:
I. A tricuríase está relacionada com prolapso retal.
II. A tricuríase é causada pelo nematelminto Trichuris trichiura, que habita o ceco e cólon ascendente de seres humanos. A maioria das pessoas abriga uma carga baixa de vermes e não apresenta sintomas. Quando manifesta, verifica-se disenteria crônica, prolapsos retal, anemia, retardo de crescimento, assim como déficits cognitivos e do desenvolvimento.
III. Segundo ENARE teníases estão relacionadas com tenesmo.
IV. Observa-se o tenesmo mais frequentemente na tricuríase, amebíase intestinal e na oxiuríase.
Todas estão corretas