Empresário Flashcards
Qual o conceito de empresário no Brasil e quais os eus quatro elementos? O sócio é empresário?
.
.
.
Art. 966: empresário é a p___ f___ ou j___ que exerce p____ a e___ (a___ e___ o___ para a p___ ou a c___ de b___ ou de s___).
ELEMENTOS
- PR_____
- A___ E___ COM Int___ L____
- O___
- P___ e C___ de B___ ou S___
Sócio não é empresário. A empresa é o SBT, não o Silvio Santos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . sai do art. 966: empresário é a pessoa física ou jurídica que exerce profissionalmente a empresa (atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços).
ELEMENTOS
- PROFISSIONALISMO
- ATIVIDADE ECONÔMICA COM INTUITO LUCRATIVO
- ORGANIZAÇÃO
- PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE BENS OU SERVIÇOS
Sócio não é empresário. A empresa é o SBT, não o Silvio Santos.
Quais são os três tipos de empresário existentes no Brasil?
Empresário individual (pessoa física), sociedade empresária (exclui cooperativas e sociedades de advogados, portanto) e EIRELI (pessoas jurídicas)
O produtor rural é empresário?
Via de regra, não, ele tem natureza civil.
EXCEÇÃO: opção do produtor rural (art. 971 do CC)
Excepcionalmente diz o 971 do Código Civil: “senhor produtor rural, caso queira, é uma opção sua. Vá até a junta comercial e equipare-se a empresário. Eu tenho três roupas pra você. Você quer se vestir como, senhor produtor rural? Você pode ser empresário individual, sociedade empresária ou (por que não?), Eireli”.
Qual a relevância de conceituar empresário?
São inúmeras razões. Duas importantes dizem respeito à insolvência (falência, recuperação) e ao registro (mercantil ou civil de pessoas jurídicas?)
Quais os profissionais que, segundo o CC, não podem ser empresários (ATENÇÃO: NÃO CONFUNDIR COM OS CASOS DE IMPEDIMENTO)? Há exceção?
quem exerce profissão intelectual de natureza
- científica
- literária
- artística
ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores
EXCEÇÃO: salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa (PENSAR EM COMPLEXIDADE DA ATIVIDADE - MALABARES NO SEMÁFORO VERSUS CIRQUE DU SOLEIL)
O que é o “elemento de empresa” citado no artigo 966, p. único, do CC?
“Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. “
O mais importante é a atividade empresarial. A atividade intelectual se torna apenas um dos fatores de produção articulados pela empresa.
A cooperativa registra seus atos constitutivos na Junta Comercial?
Não deveria, pois não é empresário. Mas (talvez por lobby, pois tal atividade envolve muito dinheiro) o registro se dá na Junta Comercial.
A sociedade de advogados, se presente o elemento de empresa, é empresário?
Não. Talvez por lobby da OAB, não se aplica o mesmo raciocínio do p. único do art. 966. Mesmo com elemento de empresa, naõ é empresário e pronto.
O que caracteriza o profissionalismo?
A conjugação de três características: h____, p___ e m____ de inf____.
H____: reg___ e per____ de acordo com a d___ esp____ ou ex___ para aquela atividade
P____: O ex___ da at___ em nome do e___, o e____ é r___ pelos seus atos e/ou pelos atos praticados por seus p___, considerando que estes estão agindo em nome do e___.
M\_\_\_ DE I\_\_\_\_: O empresário não necessita ter o conhecimento técnico-científico da sua atividade. Por exemplo, o dono de hospital não precisa, obrigatoriamente, ser médico; dono de uma construtora não precisa ser engenheiro, pode ser advogado. Evidentemente, nesses casos, serão contratados responsáveis técnicos. Qual tipo de informação o empresário precisa deter? São as informações que ele passará ao seu consumidor através do manual de instruções, como, por exemplo, eventuais riscos à vida e à saúde que o produto oferece, as formas e condições de uso do produto etc. ., . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A conjugação de três características: habitualidade, pessoalidade e monopólio de informações.
HABITUALIDADE. regularidade e periodicidade de acordo com a demanda esperada ou exigida para aquela atividade
PESSOALIDADE. O exercício da atividade em nome do empresário. o empresário é responsável pelos seus atos e/ou pelos atos praticados por seus prepostos, considerando que estes estão agindo em nome do empresário.
MONOPÓLIO DE INFORMAÇÕES. O empresário não necessita ter o conhecimento técnico-científico da sua atividade. Por exemplo, o dono de hospital não precisa, obrigatoriamente, ser médico; dono de uma construtora não precisa ser engenheiro, pode ser advogado. Evidentemente, nesses casos, serão contratados responsáveis técnicos. Qual tipo de informação o empresário precisa deter? São as informações que ele passará ao seu consumidor através do manual de instruções, como, por exemplo, eventuais riscos à vida e à saúde que o produto oferece, as formas e condições de uso do produto etc.
O registro do empresário tem natureza declaratória ou constitutiva?
Para o produtor rural que opta por se registrar na Junta Comercial, constitutivo.
Para todos os demais, o registro apenas REGULARIZA o empresário, mas não o constitui. Tem, portanto, natureza declaratória.
Quais as principais vedações ao exercício da atividade empresarial?
- INCAPACIDADE
2. IMPEDIMENTO LEGAL
Em que hipóteses a empresa pode ser exercida por um civilmente incapaz?
Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, CONTINUAR a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
Necessária autorização judicial
Em que hipóteses o incapaz pode ser sócio de uma sociedade empresária?
só se admite a condição de sócio do empresário, se: a) o incapaz não exercer a administração da empresa; b) o capital social for totalmente integralizado; e c) o incapaz for assistido ou representado.
Quais são os seis impedimentos legais para o exercício da empresa?
- f____ p___ da U___, E___, D___ F___ e M____; mag___; m___ do M___ P___
- f____ não reabilitado
- co____
- lei____
- cô____, salvo os não r_____
- m____ da a____
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
. - funcionários públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios; magistrados; membros do Ministério Público
- falido não reabilitado
- corretores
- leiloeiros
- cônsules, salvo os não remunerados
- militares da ativa das Forças Armadas e da Polícia Militar.
Um servidor público pode constituir EIRELI?
Ainda, mais recentemente, a IN 38 do DREI foi novamente alterada, desta vez pela IN 69/19 (08/03/2019), acrescendo a possibilidade de EIRELI por servidor ou funcionário público, desde que a administração esteja a cargo de terceira pessoa não impedida, mas mantendo a referida alteração trazida pela IN 55/19, ou seja, permitindo a constituição de EIRELI por incapaz, desde que a administração caiba a terceira pessoa capaz e não impedidos os dois.
O empresário casado precisa da autorização do cônjuge para alienar imóveis?
Se forem imóveis que integrem o patrimônio da empresa, não. Todavia, a doutrina defende que deve ficar claro no Registro do Imóvel ou na Junta Comercial tal condição (quais os imóveis destinados à atividade empresarial), mormente quando se trata de empresário individual.