Eletrofisiologia Cardíaca Flashcards
As células com maior capacidade de automatismo são as que conduzem o estímulo de forma mais … (lenta/rápida), e vice-versa.
Lenta.
A frequência de despolarização do modo AV é mais rápida ou mais lenta do que a do nodo SA? Qual o motivo?
Mais lenta. Em situações normais (em que o nodo SA está funcionando), ele não funciona como marca-passo. Ele está encarregado de “atrasar” a condução vinda do NSA para que haja tempo de haver a contração atrial antes da contração ventricular, possibilitando assim um esvaziamento adequado do átrio durante a diástole.
Qual a sequência dos eventos do potencial de ação nas células automáticas (que geram o impulso nervoso)? (4)
Fase 0 (despolarização lenta): entra Ca2+. Fase 2 (repolarização lenta): sai K+. Fase 3 (repolarização final): sai K+. Fase 4 (“repouso elétrico”): entram Ca2+ e Na+. Não permanecem nessa fase por muito tempo, uma vez que um novo estímulo já se segue quando o potencial interno fica “positivo” o suficiente por causa entrada dos últimos íons, causando, depois de certo ponto, o influxo mais rápido de Ca2+. OBS.: Não existe fase 1 nas células de resposta lenta.
Qual a sequência dos eventos do potencial de ação nas células de condução? (5)
Fase 0 (despolarização rápida): entra Na+ (pela influência elétrica das áreas adjacentes, onde foi gerado o estímulo elétrico - células de resposta lenta). Fase 1 (repolarização transitória): sai K+. Fase 2 (platô ou repolarização lenta): entra Ca2+ e sai K+. Fase 3 (repolarização final): sai K+. Fase 4 (repouso elétrico): sai Na+ e entra K+ (pela bomba).
Como agem as drogas bloqueadoras de canal de cálcio (ex. diltiazem, verapamil)? Como elas afetam as diferentes células do sistema elétrico cardíaco?
Elas bloqueiam o influxo de Ca. Nas células de resposta lenta, isso causa uma maior dificuldade de despolarização → diminui o automatismo cardíaco → bradicardia. Nas células de resposta rápida, haverá menos Ca para a contração dos miócitos ventriculares, reduzindo o efeito contrátil → efeito IN negativo.
Qual é a ação adrenérgica no sistema de condução? O que os 𝛽-bloqueadores fazem?
A ação adrenérgica em receptores do tipo 𝛽 aumenta o influxo de cálcio. Dessa forma, os 𝛽-bloqueadores reduzem a frequência cardíaca.
Quais são as duas melhores derivações para se analisar as caracteríticas da onda P?
DII e V1.
Qual derivação consegue avaliar os dois
átrios de forma separada?
V1.
O que é o intervalo PR?
Onda P + segmento PR.
Como são definidas as ondas do QRS?
- Q: 1ª onda negativa.
- R: 1ª onda positiva.
- S: onda negativa que sucede a R.
- R’: 2ª onda positiva.
- S’: onda negativa que sucede a onda R’.
Quais são os vetores da despolarização ventricular?
- Septo médio.
- Parece livre do VE.
- Parede basal.
Qual é o eixo médio do QRS?
O eixo médio do QRS é +60º (varia de -30º a +90º).
É sempre positivo em DI, DII e aVF, sempre negativo em aVR, e variável em DIII e aVL.
Qual a característica da onda Q patológica?
Ultrapassa 1/3 do valor da onda R.